close

Carreira

11 coisas que qualquer empreendedor de sucesso deve saber

novembro de 2018


timer
Tempo aproximado
de leitura:
7 min



11 dicas para ser um empreendedor de sucesso

A vontade de ser dono do seu negócio tem levado grande parte da população a criar a própria empresa. Mas, embora muitas sejam as vantagens, para se tornar um empreendedor de sucesso é necessário ter persistência, foco e vontade de crescer. Caso contrário, seu negócio poderá ser facilmente derrubado pela concorrência.  

Veja a seguir importantes dicas para você se tornar um empreendedor de sucesso!

Busque oportunidades

A primeira dica para ser um empreendedor de sucesso é buscar oportunidades.

Todo negócio precisa de um ponto de partida e é por isso que você deve estar atento às oportunidades que surgirem e que, além de serem realmente interessantes, estejam de acordo com os seus objetivos e possibilidades.

Conversar com pessoas que possuem o seu próprio negócio pode fazer toda a diferença. Eles poderão esclarecer como está o setor em que você pretende investir e trabalhar. Dessa forma, você terá uma ideia, mesmo que superficial, do que esperar.

Você também poderá buscar por parcerias, pessoas que possuam o mesmo interesse e objetivos que você.

A união faz a força! Conte com a ajuda de pessoas que já passaram pela trajetória que você está iniciando hoje

Paixão

Outro importante passo para o seu crescimento profissional é trabalhar com paixão, acreditando no seu potencial de crescimento, bem como na qualidade do produto ou serviço que você está oferecendo.

Muitos negócios terminam não dando certo em razão da pouca paixão e autoconfiança neles colocadas, daí a importância de trabalhar com positividade, acreditando que pode e vai dar certo e que, no futuro, o árduo esforço do dia a dia será verdadeiramente recompensado.

Trabalhar com paixão e motivação é essencial para o sucesso de empreendimentos que dão seus primeiros passos

Ter paixão pelo que você faz também deverá ser o mote para o seu sucesso, por isso a necessidade de escolher um ramo que você não só domine, como também goste de trabalhar.

Assim, não vale a pena iniciar uma empresa apenas para “dar dinheiro”, pois, no momento de dificuldade, esse argumento poderá não ser forte o bastante para fazê-lo continuar.

Tenha um diferencial

Não há dúvidas de que a concorrência pode ser um grande problema, haja visto que, cada vez mais, surgem negócios que atuam no mesmo ramo e com ideias semelhantes.

Mas você também poderá ver seus concorrentes de outra forma. É muito importante estudar suas trajetórias, principais erros e conquistas. Assim, você poderá aprender com eles e tirar bom proveito disso.

Além do mais, é apenas conhecendo seus concorrentes que você poderá elaborar um diferencial, algo que chame a atenção para a sua empresa, e que permita o seu destaque perante os demais.  

Ter um diferencial é uma importante dica para ajudá-lo a se tornar um empreendedor de sucesso, permitindo que o seu negócio não seja apenas mais um na multidão.

Veja os exemplos de famosas startups, como a 99 Taxis, Loggi , Elo7 e Viva Real.

Mesmo com a saturação de seus respectivos ramos de atuação, elas conseguiram se destacar, por oferecerem algo diferente.

A Nubank, por exemplo, ofereceu uma forma facilitada de obter um cartão de crédito, aliada à ausência de cobrança de quaisquer taxas. Por outro lado, o site Buscapé oferece ao consumidor a possibilidade de comparar o preço de produtos e serviços antes da sua compra, garantindo a melhor e mais econômica escolha.

Encontrar o seu diferencial é um dos importantes passos para alcançar o seu sucesso!

Planeje

Planejar o funcionamento de sua empresa, bem como estudar o ramo em que ela atuará, também são importantes dicas de como se tornar um empreendedor de sucesso.

Antes de abrir um negócio, coloque suas ideias no papel, estude, discuta e pesquise por outros exemplos de sucesso!

Organize-se

Pensar e agir de forma organizada também são essenciais no momento de se destacar no mercado e alcançar o sucesso profissional.

Quando você organiza o seu local de trabalho, as soluções para os seus problemas terminam surgindo naturalmente, como se sempre estivessem ali.

Você pensa e enxerga os problemas de forma mais clara, tornando a sua resolução muito mais simples.

Um ambiente de trabalho desorganizado apenas dificulta o processo a ser executado pela sua empresa, colaborando para que importantes objetos desapareçam e soluções de problemas sigam a mesma sorte.

Infelizmente, o caos é uma realidade e, portanto, a organização é diária e constante, devendo ainda ser algo que toda a empresa atue em conjunto. Ou seja, tanto você, empreendedor, quanto os seus funcionários devem se esforçar para manter o ambiente o mais organizado possível.

Dessa forma, será muito mais fácil ter controle de como está o andamento do seu negócio, bem como verificação de prazos, estipulação de metas, etc.

Tecnologia

Hoje em dia, a tecnologia se torna uma companhia cada vez mais presente na vida de todos. Sejam crianças ou idosos, a maioria das pessoas possui interesse em navegar pela internet e aproveitar o melhor que ela pode oferecer.

Você, como bom empreendedor, também deverá se valer da tecnologia como forma de desenvolver e facilitar a vida do seu negócio.

A tecnologia poderá estar presente na sua empresa em diversos momentos e aqui você verá  dois importantes modos de utilizá-la.

Primeiro, utilizar um bom sistema na sua rede de computadores será de grande utilidade. Isso porque manter a sua empresa organizada é essencial para o controle de metas, vendas, prazos, etc.

Ou seja, a organização é essencial para o seu consequente sucesso no mercado.  

Com o auxílio de um sistema, você poderá agilizar o seu trabalho e alcançar a perfeição com mais facilidade, por meio do cadastro de produtos e fornecedores, o que terminará permitindo o melhor controle de estoque, das suas finanças, entre outros.

Além disso, você e seus funcionários ganharão tempo com esses procedimentos burocráticos e poderão focar na solução de outros problemas da empresa.

Outra forma de utilizar a tecnologia a seu favor é por meio do marketing.

Instagram, Facebook e outras redes sociais são interessantes veículos em que você poderá investir na divulgação do seu negócio, atingindo novos consumidores e expandindo seu negócio.

O marketing digital é um ramo que está em constante crescimento na atualidade, de modo que grande parte das empresas já o utiliza em prol da divulgação do seu negócio.

Cultura da empresa

Também é importante definir qual a cultura da sua empresa.

Todos devem atuar de modo a construir e zelar pela cultura de uma empresa, preocupando-se com valores significativos e assim corroborando para uma imagem sempre positiva.

É essencial a preocupação com os valores a serem alcançados, bem como com o comportamento de todos que dela passam a fazer parte, de modo a permitir uma atuação congruente e uma boa impressão a nível interno e externo.

Consumidor

Outra necessária chave para o crescimento do seu empreendimento é a satisfação do seu cliente.

Atualmente, a forma mais comum de se arriscar por novos serviços e produtos é por meio da opinião de outras pessoas que já os experimentaram e aprovaram. Daí vem a importância de cuidar do consumidor, um dos principais responsáveis pelo crescimento da sua empresa.

No mercado onde os preços são tão semelhantes, a satisfação do consumidor vem se tornando um grande diferencial para o crescimento do negócio.

Também é importante que os seus funcionários sejam treinados para fornecer o melhor e mais completo atendimento.

Esse atendimento de qualidade será decisivo no momento de uma crítica negativa ou positiva, bem como no retorno ou não do cliente à sua empresa.

Profissionais capacitados

Para oferecer um atendimento de qualidade ao seu cliente, nada mais importante do que o constante treinamento dos funcionários que trabalham com você.

Lembre-se que os funcionários representam a própria empresa e, se o atendimento por eles oferecido for insuficiente, inseguro ou despreparado, essa passará a ser a primeira impressão do seu negócio perante os seus clientes.

Veja a capacitação profissional não como um gasto extra, mas como um investimento para o sucesso, no futuro.

Especialize-se

Outro importante passo é o constante aprimoramento e especialização.

Especializar o seu negócio é uma das importantes dicas para sair na frente da concorrência.

Não fique apenas no superficial das ideias: vá fundo, estude, especialize-se e passe a entender, cada vez mais, como funciona o mercado em que você está tentando se destacar!

Execute

Uma das etapas mais importantes para o seu sucesso como empreendedor é a execução das suas ideias.

Embora o planejamento, no qual as ideias são colocadas no papel, seja essencial, é somente com a execução das mesmas que o seu negócio sairá para a realidade do mercado.

Após a definição de planejamentos e metas, é hora de colocar seus planos em prática. Pode não ser tão fácil, mas o importante é persistir e manter o foco!

Agora você já conhece as principais dicas para se tornar um empreendedor de sucesso.

Ficou com alguma dúvida ou deseja compartilhar a sua experiência conosco? Deixe aqui um comentário!



Leia mais

Carreira
timer 9 min

Entenda o que é e como funciona uma startup

outubro de 2018
Carreira
timer 2 min

Se destacar no mercado sem diploma é possível?

dezembro de 2019
Carreira
timer 4 min

Segurança tecnológica: saiba o motivo de ser essencial para sua empresa

outubro de 2018