close

Saúde & Sucesso

5 doenças causadas por problemas financeiros

fevereiro de 2021


create
Escrito por: Redação

timer
Tempo aproximado
de leitura:
3 min



Durante o mês de agosto de 2020, o endividamento das famílias brasileiras atingiu o patamar de 67,5%, segundo o levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Foi a maior inadimplência dos últimos 10 anos. Em dezembro, o percentual terminou em 66,3%. Isto significa que sete a cada dez pessoas do país estão com problemas financeiros.

As principais barreiras listadas foram com o cartão de crédito, cheque especial, prestações atrasadas e boletos pendentes. Fora os empréstimos de terceiros (amigos, conhecidos e familiares), veículos apreendidos por falta de pagamento e as tentativas incontáveis de tentar a sorte com a loteria.

Se você já cansou e sentiu fadiga só de ler, imagina fazer parte da estatística de brasileiros vítimas da falta de dinheiro. Haja ansiedade para controlar o saldo bancário.

Para ficar em alerta com a sua saúde, confira cinco doenças causadas por problemas financeiros:

Foto: Reprodução/Divulgação

Baixa autoestima

A baixa autoestima está ligada aos pensamentos negativos e ao sentimento de incapacidade. Ela não é propriamente uma doença, mas prejudica o bem-estar e a autoconfiança das pessoas. Uma vez que desenvolvida, a baixa autoestima financeira afasta a concentração e torna o dia a dia de qualquer um menos produtivo.

Além disso, a vontade de socializar desaparece e dá espaço a preocupações. Logo, mantenha a mente limpa de negatividade e não deixe a angústia chegar até você.

Ansiedade

Acúmulo de contas, perda de emprego, nascimento de um filho, mudança de casa, pandemia, imprevistos… Ufa! Diariamente precisamos lidar com diversos acontecimentos que geram expectativa, insegurança, inquietação e até medo. Essas sensações podem causar ansiedade com pitadas de atitudes impulsivas. Para evitá-las, é preciso cuidar de você para também cuidar de sua saúde financeira. E caso se sinta pressionado, procure ajude médica.

Estresse e irritação

Relaxar e controlar a respiração parece ser impossível quando nadamos em um mar de cobranças.

Segundo dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) de 2020, cerca de 58,3% dos entrevistados disseram sentir estresse e irritação quando estão inadimplentes. Por isso, é natural o impacto emocional em reflexo às finanças. Mas quando tudo parecer impossível, respire e dê crédito a si mesmo.

Insônia

Quem nunca perdeu o sono por causa de uma dívida que atire o primeiro travesseiro.

De acordo com o SPC e a CNDL, 40% dos 602 entrevistados também afirmaram sofrer de insônia por causa da falta de renda. Este distúrbio do sono é o mais comum entre os sintomas de problemas financeiros, principalmente, pelo ciclo vicioso de pensamentos negativos.

Então, faça uma forcinha e tente não deixar o estresse te dominar. Crie possibilidades de ganho extra, faça um brechó online, use seus dotes culinários ao seu favor, mas não deixe a preocupação ocupar a sua mente.

Depressão

Em estudos recentes, a Organização Mundial da Saúde (OMS) considerou a depressão como o mal do século XXI. Mudança de peso, tristeza profunda, imunidade baixa, problemas digestivos, dores musculares, ansiedade, angústia e fadiga são alguns dos sintomas mais comuns.

Além de questões físicas e emocionais, um dos possíveis causadores da doença está ligado à falta de dinheiro.

Infelizmente, é comum a depressão ser diagnosticada por causa de boletos e dívidas acumuladas. Quando isso acontece, o estado emocional do devedor fica tão abalado, que interfere no modo de lidar com as finanças. Ou seja, ter apoio da família, amigos e acompanhamento médico são indispensáveis.

Agora que você conhece alguns problemas de saúde de origem financeira, já pode aliviar um pouco a tensão e tentar ser amigo das suas finanças. Afinal, não há dinheiro que justifique a sua paz.



Leia mais

Saúde & Sucesso
timer 3 min

5 doenças causadas por problemas financeiros

fevereiro de 2021
Saúde & Sucesso
timer 2 min

Existem 3 tipos de vida. Qual a sua?

dezembro de 2019
Saúde & Sucesso
timer 3 min

Perrengue nunca mais: como escolher um plano de saúde?

março de 2021