close

Grana

9 dicas certeiras para não cair no golpe do empréstimo falso

janeiro de 2018


timer
Tempo aproximado
de leitura:
8 min



Com o aumento da procura por crédito, a quantidade de golpes do empréstimo subiu consideravelmente.

Esse crédito pode ser utilizado para vários fins, como para a compra de algum bem, a realização de algum investimento ou a quitação de dívidas, por exemplo.

Com isso, muitas empresas têm surgido, a fim de suprir esse aumento de demanda repentino. Porém, infelizmente, cada vez mais existem empresas oportunistas aproveitado a alta procura para aplicar golpes em alguns solicitantes.

Por isso, quem vai requerer um empréstimo precisa estar sempre atento à idoneidade da empresa em questão, a fim de não ser enganado e passado para trás.

Esses golpes de empréstimo são aplicados por quadrilhas que utilizam documentos falsos, a fim de se passar por instituições conhecidas e renomadas. Com isso, os solicitantes são enganados e perdem seu dinheiro com taxas inexistentes e ficam sem o empréstimo desejado.

Então, é preciso prestar muita atenção e pesquisar bastante antes de realizar qualquer tipo de empréstimo.

Qual é o golpe de empréstimo mais comum?

O golpe de empréstimo mais comum é o pagamento de taxas de forma adiantada.

É preciso estar sempre atento antes de contratar qualquer tipo de serviço, principalmente quando esse é um empréstimo rápido.

Algumas instituições seguras e éticas oferecem créditos de forma facilitada, mas exigem que um pequeno valor seja depositado, a fim de liberar o crédito solicitado. Além dessa prática não ser legalizada pelo Banco Central, sendo caracterizada como ilegal, ela também é um dos sinais de tentativa de golpe.

Infelizmente, muitas pessoas têm caído em golpes dessa natureza, perdendo o valor depositado e deixando de conseguir o empréstimo desejado, já que a empresa em questão não era segura.

Então, é preciso estar bastante atento e realizar uma larga pesquisa para não cair no golpe do empréstimo falso. A primeira coisa que o solicitante precisa fazer é verificar se a instituição financeira do correspondente bancário em questão está autorizada pelo Banco Central a realizar esse tipo de operação.

Essa informação pode ser facilmente encontrada pelo número 145 ou pelo atendimento ao consumidor no próprio site do Banco Central.

Com essa informação em mãos, fica mais fácil saber se a instituição financeira em questão é idônea ou não, aumentando a segurando do solicitante.

Confirme que o nome do site é exatamente o mesmo informado no site do Banco Central. Muitos fraudadores utilizam nomes parecidos com os registrados no Banco Central para tentar enganar o consumidor. Muita atenção na hora de checar os nomes!

Também é essencial que o requerente leia com bastante atenção todo o contrato antes de assiná-lo, para não cair no golpe do empréstimo falso.

É bom desconfiar de instituições que não consultam o SPC e o Serasa antes de liberar o crédito solicitado, pois, várias vezes, elas podem estar levando o consumidor para uma grande armadilha.

Pesquisar nunca é demais, principalmente quando a situação envolve dinheiro. Algumas empresas modificam o contrato assinado depois de o solicitante já tê-lo assinado, alterando o valor dos juros ou aumentando o número de parcelas restantes.

Com isso, é indispensável que o requerente faça uma larga pesquisa em sites que lutam pela defesa dos direitos do consumidor, a fim de conhecer as verdadeiras práticas da empresa em questão.

Essa análise pode ser feita em diversos sites e instituições, como é o caso do “Reclame aqui” e do PROCON. Estes relatam situações positivas e negativas que consumidores já tiveram com as mais diversas empresas.

Algumas empresas que aplicam golpes de empréstimo pedem que o solicitante forneça todos os seus documentos e dados de contas-correntes e cartões de crédito e solicitam um depósito prévio na conta de uma pessoa física.

Além disso, normalmente não passam muitas informações sobre si mesmas e costumam pressionar bastante o consumidor até que ele sucumba e aceite realizar tal depósito antecipado.

A realização de um empréstimo precisa acontecer apenas depois da confirmação das informações e da idoneidade da instituição financeira em questão.

Geralmente, propostas de empréstimos pelo Whatsapp devem ser tratadas com muito cuidado. Pode ser uma fraude. A maioria das instituições financeiras não utiliza o Whatsapp para contactar consumidores pela primeira vez, ainda mais oferecendo empréstimos.

Golpes de empréstimo também acontecem junto a promessas milagrosas de dinheiro rápido e fácil. Algumas propostas são tentadoras e quase irresistíveis, mas é preciso analisá-las com bastante cuidado para que não haja arrependimentos futuros.

Se por acaso o solicitante cair em um golpe de empréstimo, é essencial que ele procure uma delegacia próxima portando seus documentos pessoais, o contrato assinado, os nomes e os dados das contas-correntes das pessoas com que ele negociou, a fim de registrar um boletim de ocorrência.

9 dicas certeiras para não cair no golpe do empréstimo

Existem algumas dicas que auxiliam o solicitante a não cair no golpe do empréstimo.

É importante conhecer as práticas de empresas que aplicam o famoso golpe do empréstimo a fim de se proteger e fechar contrato apenas com correspondentes bancários e instituições financeiras éticas, seguras e confiáveis.

Por isso, abaixo estão listadas 9 dicas certeiras para que ninguém caia no golpe do empréstimo.

1. Pesquisar muito antes de contratar um empréstimo

O primeiro passo para não cair em um golpe de empréstimo é realizar uma profunda pesquisa sobre a instituição financeira que chamou a atenção do solicitante. Não buscar informações e referências é um erro gravíssimo que muitas pessoas cometem ao optar por uma empresa de crédito.

A maioria das instituições existentes está registrada e legalizada pelo Banco Central, porém, existe uma grande parcela que não está, e é aí que mora o perigo, pois empresas regulamentadas costumam ser seguras, diferentemente das que não são. Contudo, instituições que são correspondentes bancários de outras financeiras também podem operar de forma completamente segura e legal. 

Então, é necessário que o solicitante pesquise bastante sobre o histórico da instituição financeira, visite seu site, envie mensagens com dúvidas, veja sites de reclamação, verifique o seu histórico junto ao PROCON e confira a idoneidade do CNPJ e endereço em questão.

2. Desconfiar de empréstimos muito fáceis

Algumas coisas podem, sim, acontecer de forma simples e rápida, mas, quando o assunto é empréstimo, isso pode não ser verdade. Principalmente porque ninguém costuma realizar algum tipo de operação financeira sem que haja algum interesse envolvido, como a taxa de juros, por exemplo.

Instituições financeiras que facilitam muito a concessão de empréstimos ou não analisam os documentos e informações do solicitante devem deixar qualquer um em alerta.

Operações que não exigem juros ou que oferecem taxas de juros baixas e supostamente realizam a liberação do crédito em pouco tempo costumam ser de empresas não confiáveis.

Então, antes de se deixar levar por promessas boas demais, o consumidor precisa pesquisar sobre a instituição financeira em questão, a fim de confirmar que esta é confiável e não lhe trará dores de cabeça no futuro.

3. Conferir se a instituição financeira está autorizada a realizar empréstimos

Um empréstimo só pode ser disponibilizado por instituições financeiras autorizadas e registradas pelo Banco Central. Qualquer comunicação com o solicitante só pode ser feita pela própria empresa ou por seus correspondentes bancários.

O requerente pode entrar em contato com o Banco Central através do número 145 ou verificar através do seu site oficial quais são as empresas aptas a oferecer crédito à população.

Infelizmente, desconfiar é uma medida de segurança para quem quer realizar transações financeiras desse porte, já que a falta de conhecimento e atitudes precipitadas podem comprometer o planejamento financeiro do consumidor.

Então, é essencial que haja sempre a desconfiança durante a contratação de um empréstimo que não seja em bancos, financeiras ou representantes oficiais como correspondentes bancários.

4. Procurar o certificado de segurança

Sites confiáveis possuem certificado de segurança que garante a sua idoneidade. Sites que costumam aplicar o golpe do empréstimo não possuem tal certificado.

Este é fácil de ser encontrado, pois é um cadeado fechado verde que aparece antes do link do site na aba de qualquer navegador quando o site em questão é acessado.

Sites só são certificados após passarem por um completo processo de auditoria e certificação que mostra que esses são legais e confiáveis.

5. Buscar no Google

É fundamental que uma busca completa seja realizada sobre a empresa que está oferecendo algum tipo de empréstimo.

A pesquisa também pode ser feita em redes sociais, como no Facebook, Twitter, Instagram e blogs, por exemplo, e em sites de reclamação.

Não encontrar informações sobre a empresa em questão não quer dizer que não exista reclamações sobre ela. É mais provável que ela seja uma instituição ilegal, o que pode caracterizar uma empresa fraudulenta.

Quando existirem informações plausíveis ou reclamações, é importante que seja feita uma análise detalhada por parte do consumidor, a fim de verificar indícios de golpe de empréstimo e de descobrir a confiabilidade da empresa.

Porém, é importante saber diferenciar reclamações sobre a índole da empresa e sobre as suas operações.

Por exemplo, uma instituição financeira ou um correspondente bancário pode receber diversos tipos de reclamação, como atrasos na formalização do contrato, crédito não aprovado, taxas de juros, valores máximos de crédito, prazos para pagamento, entre outros.

Essas informações não caracterizam fraudes ou empresa não confiáveis, visto que são informações sobre processos da empresa.

6. Navegar pelo site

É de suma importância que o solicitante leia as abas “Termos de Uso”, “Quem Somos” e “Política de Privacidade”, já que estas costumam ser genéricas e escritas com vários erros de português em sites não confiáveis.

Além disso, imagens de baixa qualidade estão sempre presentes em quase todas as páginas de sites fraudulentos e não confiáveis.

7. Não-realização de depósitos antecipados

Existem algumas práticas que não são autorizadas pelo Banco Central, como é o caso da realização de depósitos antecipados.

Sites fraudulentos normalmente solicitam o depósito de um valor, que funcionaria como garantia em dinheiro, em uma conta corrente de pessoa física e nunca chegam a concluir o empréstimo solicitado.

Por ser uma prática ilegal, apenas empresas fraudulentas a realizam. Então, se for solicitado ao requerente qualquer tipo de depósito antecipado, independentemente do valor, é imprescindível que ele recuse imediatamente a contratação do serviço, pois provavelmente a empresa sumirá após o recebimento do depósito e não entrará mais em contato.

8. Recusar empréstimos provenientes de contas de pessoas físicas

Empresas que disponibilizam empréstimos através de contas-correntes de pessoas físicas normalmente são empresas que não estão cadastradas no Banco Central, pois esse tipo de operação é feito através de contas jurídicas que foram abertas com o CNPJ da instituição financeira.

Se uma empresa se oferecer para realizar um empréstimo através de uma conta pessoal, existe uma possibilidade bastante alta de que ela seja fraudulenta. Empresas confiáveis costumam utilizar suas contas jurídicas para tais operações.

9. Evitar intermediários

Existem muitas pessoas que agem como intermediários na contratação de empréstimos. O grande problema dessa prática é que, na maioria das vezes, o solicitante paga pelo serviço que teoricamente será prestado, mas, após o depósito, nunca mais tem notícias do intermediário.

Com isso, é fundamental que qualquer ajuda, por mais simples e facilitada que ela possa parecer, seja evitada e que o empréstimo seja feito diretamente com a instituição financeira.

Por que o Rebel é confiável?

A correspondente bancária Rebel realiza empréstimos confiáveis.

O Rebel é um site renomado de crédito online que funciona como correspondente bancário da Lecca Crédito, Financiamento e Investimentos S.A., que é cadastrada no Banco Central.

Os investimentos iniciais oferecidos pela plataforma são para pessoas físicas, sem a necessidade de apresentação de qualquer tipo de garantia.

Além disso, o Rebel oferece taxas de juros diferenciadas para o perfil específico de cada cliente, que sempre discorrem sobre o profissionalismo da empresa e seu serviço confiável.

Todas as informações de seus usuários são armazenadas de forma extremamente segura e em nenhuma hipótese são repassadas para terceiros, independentemente do motivo ou da ocasião.

Além disso, o Rebel oferece taxas bastante atrativas para o solicitante e disponibiliza o valor contratado em até 24h.

Você já conhecia as dicas para não cair no golpe do empréstimo? Tem alguma dúvida ou gostaria de saber mais sobre o assunto? Deixe seu comentário abaixo e continue acompanhando nossas publicações.



Leia mais

Grana
timer 4 min

Empréstimo consignado: vantagens e desvantagens

agosto de 2017
Grana
timer 8 min

Rendimento de poupança: breve histórico e como calcular o seu retorno

janeiro de 2018
Grana
timer 4 min

Entenda como funciona, na prática, o limite do cartão de crédito

março de 2018