Grana, Sem categoria

Brasil x Corona: Quem é você nessa batalha?

19 de março

O coronavírus (COVID-19) apareceu no final de novembro de 2019, na China, e nos primeiros meses de 2020 foi se espalhando pelo mundo em ritmo acelerado.

O vírus, que começou como uma epidemia localizada, agora é classificado pela OMS como uma pandemia global e vem impactando não só a saúde, mas também o bolso de muita gente…

A situação é complexa e exige cuidados, mas não é motivo pra arrancar os cabelos!

Nesse momento, a primeira coisa que você tem que se preocupar é em fazer a sua parte para impedir a transmissão do coronavírus no Brasil: Temos que proteger os mais vulneráveis e evitar que a doença cause ainda mais estragos 😉

Como driblar o Corona Virus?

Depois, é importante olhar para a situação das suas finanças pessoais!

Diante da perspectiva de uma crise econômica, você precisa começar a pensar em imunizar também o seu bolso, por isso elaboramos um teste para você saber em que situação estaria se entrasse num hospital financeiro nesse momento?

Teste: Qual pulseira representa sua vida financeira?

O teste é bem simples e é baseado no processo de triagem nos hospitais. Assim que você chega a uma unidade de saúde, os enfermeiros te dão uma pulseirinha, que classifica o seu grau de risco.

Quem recebe a pulseira azul não costuma estar em situação grave!

Talvez a pessoa esteja só com um resfriado ou meio zonza por conta dessa confusão toda. São sintomas leves, que não exigem tantas preocupações. Traçando um paralelo com sua vida financeira, se você está em uma situação estável, não tem dívidas ou é contratado via CLT, por exemplo, você provavelmente está com a pulseira azul.

Mas não pense que você está completamente imune só porque seu estado não é grave!

Uma crise financeira atinge todo mundo, portanto sempre há espaço pra se proteger melhor. Aproveite o tempo para investir em aprendizado e na organização das suas finanças pessoais, assim o futuro promete ser mais tranquilo pra você.

A pulseira verde está reservada para aqueles em uma situação um pouco mais grave. São aqueles pacientes com uns sintomas meio chatos, incômodos, mas ainda sob controle.

Se você recebeu a pulseira verde no seu teste, provavelmente você é uma pessoa desligada com as finanças, que não sabe exatamente quanto ganha e nem quanto gasta. Então é preciso abrir os olhos para as suas finanças o quanto antes.

Baixe um aplicativo de gestão financeira ou então crie um grupo de Whatsapp privado só com você, e coloca lá tudo o que você gasta no dia a dia!

No fim da semana ou do mês, com o volume de gastos na sua frente, você vai ter uma noção melhor de quanto dinheiro sai do seu bolso. E não tem nem desculpa de que precisa baixar alguma planilha ou aplicativo. Todo mundo usa o Whatsapp, né?

Já quem recebe a pulseira amarela está em uma situação de moderada para urgente. É alguém que precisa de mais atenção, mais ferramentas, mas não tem um risco assim tão imediato.

Se você estiver nesse grupo, sua renda pode ter sofrido um baque ou alguns dos seus contratos podem ter sido cancelados, então é preciso começar a tomar providências. E pra ontem!

Enxugue os cartões de crédito, não entre no cheque especial e fique atento a todos os gastos! As dicas acima também valem pra você.

A pulseira laranja é dada àqueles em situação bem mais grave, com risco de vida. O atendimento tem que ser IMEDIATO.

Na vida financeira, quem recebe a pulseira laranja provavelmente já não tem condições de arcar mais com as dívidas atuais. Talvez sua renda tenha sido completamente cortada ou bastante afetada com o período de quarentena. Talvez você já tenha entrado no cheque especial ou no rotativo…

Então é preciso tomar uma atitude rápido, antes que seja tarde!

Períodos de crise são também períodos de aprendizado, então use esse momento para se organizar financeiramente, aprender uma nova profissão, arrumar uma nova fonte de renda e sair dessa situação. @sejarebel no Instagram e assista as nossas lives diárias, que vão trazer dicas sobre todos esses temas.

Agora, quem recebe a pulseira vermelha está em uma situação MUITO urgente. Nas finanças, se você está com a pulseirinha vermelha é porque provavelmente está superendividado.

Além de controlar os gastos, você precisa recorrer a um agente externo. Procure um assessor financeiro, jurídico ou até mesmo o Procon para obter ajuda para sair dessa situação.

Embora seja um caso grave, ainda tem jeito! Então a hora é essa de começar a revolucionar a sua vida pra melhor!

E agora, o que eu faço?

Se você ainda não fez o seu diagnóstico, faça o teste e descubra qual é o seu quadro de saúde financeira.

Só com informação e planejamento é que você pode começar a imunizar seu bolso contra a crise do coronavírus no Brasil.

Seja qual for o seu resultado, não se desespere. A gente tá aqui pra te ajudar!

Quer ler mais conteúdos sobre? Siga a Rebel nas Redes Sociais! Se precisar de uma ajudinha já sabe, né? Chama a Rebel!
www.rebel.com.br

Tags:, ,

Leia mais sobre Grana, Sem categoria

Grana, Sem categoria

Brasil x Corona: Quem é você nessa batalha?

março 19th, 2020
Grana

Cartão de crédito: o injustiçado

março 5th, 2020
Grana

O cheque especial mudou! E aí?

fevereiro 28th, 2020