close

Grana

Cadastro Positivo: o passo a passo pra você participar

junho de 2020


timer
Tempo aproximado
de leitura:
3 min



Se você não sabe o que é Cadastro Positivo ou ainda tem dúvidas sobre o impacto que ele pode ter na sua vida financeira, tá na hora de esclarecer suas questões de uma vez por todas.

O que é Cadastro Positivo?

O cadastro positivo nada mais é que um registro dos seus pagamentos em dia. Em outras palavras, é um conjunto de dados que ajuda a construir sua reputação de “bom pagador”.

Os dados de cada conta e fatura que você paga em dia ficam automaticamente armazenados nos chamados birôs de crédito, como o Serasa e o Boa Vista. Empresas podem solicitar suas informações a esses bancos de dados para incluírem em suas análises de crédito e de perfil financeiro. Desta forma, a precificação de produtos e serviços fica mais completa e precisa.

Quais as vantagens do Cadastro Positivo?

Com mais informações disponíveis e dados mais precisos, as instituições conseguem oferecer taxas de juros menores e condições mais vantajosas aos bons pagadores.

Em última instância, o Cadastro Positivo serve como um incentivo para que as pessoas mantenham seus pagamentos em dia. Essa mudança no comportamento ao longo do tempo, se disseminada por toda a sociedade, poderia reduzir a taxa de inadimplência e, consequentemente, diminuir as taxas de juros do mercado no futuro.

Como faço para participar?

A inclusão no Cadastro Positivo é automática, mas, para consultar seu histórico e até corrigir informações erradas, é preciso fazer uma inscrição no site dos birôs de crédito, como Serasa e SPC.

Criar sua conta em uma dessas bases de dados é útil não apenas para você ter controle sobre os dados do seu Cadastro Positivo, mas também para descobrir se o seu nome está sujo na praça.

Se você ainda não conferiu, nesse post ensinamos como consultar a situação do seu CPF.

Como consultar meu Cadastro Positivo?

Acesse o site ou app do birô de crédito que deseja consultar — Boa Vista, Quod, Serasa Experian e SPC Brasil.

Nesse passo a passo, vamos usar app do Boa Vista. Caso queira realizar a consulta pelo seu navegador, acesse o site consumidorpositivo.com.br

O primeiro passo é digitar seu CPF.

Login no app Boa Vista

Caso ainda não tenha uma conta, cadastre-se usando seus dados pessoais.

Cadastro app Boa Vista

Depois de entrar na sua conta, você poderá conferir todas as informações do seu Cadastro Positivo, bem como a situação do seu CPF.

Acesso a conta Boa Vista

Sou obrigado a fazer parte do Cadastro Positivo?

O consumidor que não deseja fazer parte do Cadastro Positivo precisa solicitar que seja excluído desse cadastro junto às instituições financeiras com as quais tem relação.

Mas vale lembrar que a exclusão não impedirá que as instituições financeiras obtenham informações sobre atrasos de pagamentos. O “mau comportamento” continua sendo registrado junto ao Banco Central, independente da exclusão do consumidor do Cadastro Positivo.

Pagar em dia sempre vale a pena!

Todo mundo sabe que ter o nome sujo é sinônimo de problema, mas não é porque seu nome não está no Serasa ou SPC que você vai sempre ter crédito no mercado. E nem as menores taxas de juros.

Quem já se acostumou a pagar a conta de telefone cinco dias depois do vencimento, por exemplo, vai ter dificuldade de conseguir taxas mais baixas em bancos, fintechs ou em outras instituições financeiras.

Esse não é o tipo de dívida que suja o seu nome no Serasa, mas é um comportamento que interfere, e muito, no seu Cadastro Positivo.

Já explicamos direitinho qual o impacto de atrasar contas nesse post, mas gostamos sempre de reforçar a importância de pagar suas contas em dia. É o tipo de comportamento que faz toda a diferença na construção de uma vida mais próspera e tranquila.

Se as dívidas andam consumindo o seu orçamento e impedindo que você pague suas faturas na data certa, coloque tudo na ponta do lápis, veja o que é possível cortar para deixar sua conta no azul e, se for o caso, avalie a possibilidade de trocar uma dívida cara por outra mais barata.

Na Rebel, temos produtos de crédito com taxas de juros personalizadas de acordo com o seu perfil. Faça uma simulação no nosso site ou baixe o nosso app (disponível na App Store e na Google Play Store). Nele você pode conhecer seu Rebel Score — o termômetro da sua saúde financeira.

Chega de dúvidas. Chega de dívidas.

≠ Rebel



Leia mais

Grana
timer 4 min

Empréstimo consignado: vantagens e desvantagens

agosto de 2017
Grana
timer 7 min

O que é leasing de carros? Qual a melhor escolha: CDC ou leasing?

janeiro de 2018
Grana
timer 4 min

Entenda como funciona, na prática, o limite do cartão de crédito

março de 2018