close

Grana

O que é cadastro positivo e como ele vai afetar sua vida

junho de 2019


timer
Tempo aproximado
de leitura:
2 min



Se você já se sentiu injustiçado por não conseguir uma boa oferta de financiamento ou empréstimo, mesmo pagando todas as suas contas em dia, o Cadastro Positivo pode ser seu grande aliado 

Mas o que é cadastro positivo e por que estão falando tanto disso? Que diferença faz na sua vida? Elaboramos este post procurando responder a essas dúvidas. Vamos lá? 😉

O que é Cadastro Positivo?

Nada mais é do que um registro dos pagamentos em dia que você faz de qualquer conta ou serviço financeiro.

Em outras palavras, ele ajuda a construir sua reputação de “bom pagador.” É como se fosse seu currículo financeiro.

Para que serve o Cadastro Positivo?

Essas informações sobre seus pagamentos ficarão automaticamente armazenadas nos chamados birôs de crédito, como o Serasa ou o Boa Vista.

Então, as instituições financeiras ou qualquer outro provedor de produtos ou serviços financeiros poderão solicitar suas informações a esses banco de dados para incluírem em suas análises de crédito e perfil financeiro.

Desta forma, o sistema fica mais completo e acurado para precificar produtos e serviços.

Quais as vantagens do Cadastro Positivo?

Ao analisar melhor cada consumidor, com mais informações disponíveis e mais precisas, as instituições conseguem oferecer taxas menores e condições mais vantajosas aos bons pagadores e que, portanto, constituem menor risco de inadimplência.

Negativados também poderão se beneficiar do Cadastro Positivo caso as pendências antigas não sejam consideradas quando a prática entrar em vigor, em outubro de 2019.

Quem já estava inscrito no programa, porém, já tem seus dados puxados.

Em última instância, saber que pagar as contas em dia traz vantagens pode ser um incentivo a mais para manter os débitos em ordem, o que poderia afetar positivamente a taxa de inadimplência e, consequentemente, as taxas de juros do mercado em geral.

A projeção do Banco Mundial é que pode ocorrer uma redução superior a 40% na inadimplência no país.

O que mudou?

O Cadastro Positivo existe desde 2011 e entrou em vigor dois anos depois. Porém, a iniciativa teve pouca adesão nessa época.

Agora, com o novo projeto sancionado em abril pela Presidência da República e que valerá a partir de outubro, será automática a inclusão de todos os consumidores e empresas nos birôs de crédito.

Caso prefira, você poderá pedir para sair do sistema.

Isso não quer dizer que as instituições financeiras não consultem outras fontes de informação para obter mais dados sobre seu comportamento financeiro e, até mesmo, vejam essa saída dos birôs como suspeita.

Qual a diferença para o score?

O Cadastro Positivo é apenas um dos fatores que o score leva em conta para construir sua pontuação.

No caso da REBEL são analisados mais de 2 mil fatores, que incluem, por exemplo, além do histórico financeiro, o comprometimento da renda.

Mas tem MUITA informação envolvida, já que nosso modelo de análise de crédito é próprio e baseado em machine learning, ou seja, aprende constantemente com cada dado recebido e processado.

Veja como melhorar seu score de crédito

E aí, esse post te ajudou? Comente aqui e ajude a gente a espalhar a informação: compartilhe com quem está perdido sobre essa questão!

E, já que está aqui, que tal simular as ofertas de crédito que temos para você? Confira em www.rebel.com.br



Leia mais

Grana
timer 4 min

Empréstimo consignado: vantagens e desvantagens

agosto de 2017
Grana
timer 8 min

Rendimento de poupança: breve histórico e como calcular o seu retorno

janeiro de 2018
Grana
timer 4 min

Entenda como funciona, na prática, o limite do cartão de crédito

março de 2018