Carteira virtual: entenda como funciona e os cuidados necessários

By:

O que é a carteira virtual?

A carteira virtual consiste em uma forma de guardar moedas criptografadas, como seria o caso do Bitcoin e do Bitcoin Cash. Mas a carteira virtual ou wallet funciona não apenas para armazenar moedas virtuais, como também para efetuar transações de compra e venda, verificar saldo, etc.

A partir do registro de todas as transações por meio de uma cadeia de blocos denominada blockchain, garante-se a segurança financeira do usuário da carteira virtual.

Ao utilizar esse software, formam-se duas chaves de segurança. A primeira é a chave pública e aparente para os demais para quando esse usuário realizar alguma transação, ou seja, essa é responsável por identificar sua carteira perante os demais usuários.

Já a outra chave, que é a privada, funciona como uma espécie de assinatura para todas as movimentações feitas com a moeda digital. Por conterem as informações da conta, as chaves privadas devem ser guardadas em um local seguro, evitando sua perda, bem como o seu acesso não autorizado por terceiros.

Ocorre que, à medida que a carteira virtual se torna popular no comércio, alguns aplicativos surgem com o objetivo de fraudar e furtar criptomoedas ali armazenadas. Em razão disso que surge a necessidade de pesquisar qual o tipo de carteira virtual é confiável. E, ainda, taxas muito baixas devem soar como um alerta de perigo, devendo ser evitadas.

Embora atualmente exista uma série de tipos de carteiras virtuais, o seu surgimento ocorreu com as carteiras de computador ou desktop, que são utilizadas mediante o download de um aplicativo no seu computador.

Continue a leitura deste artigo e descubra os tipos de carteira existentes, bem como quais são as mais confiáveis e em que você estará menos sujeito a riscos.

Quais são os tipos de carteiras existentes?

Carteira móvel

São carteiras móveis obtidas por meio dos aplicativos que você instala no celular, também podendo ser chamadas de carteiras mobile.

Com o surgimento de uma infinita gama de aplicativos, é comum que eles disputem a atenção no mercado através da criação de promoções ou taxas muito baixas.

Além de realizar transações como pagar amigos, comprar produtos e ganhar descontos, com a carteira virtual você tem o controle do seu saldo.

Uma grande vantagem de optar por esse tipo de carteira digital é que elas são acessadas com muita praticidade e permitem que você faça diversas pequenas transações ao longo do dia. São ideais para armazenar pequenas quantias de dinheiro.

Lembrando que, muitas vezes, vale mais a pena buscar os aplicativos que já estão consagrados e, mais importante, aprovados no mercado. Procure entre a lista dos aplicativos mais baixados.

Também é interessante observar os comentários daqueles que já os utilizaram, assim você evita ser pego de surpresa e prejuízos nada agradáveis para o seu bolso.

Carteira de desktop (computador)

Como dito no começo deste artigo, a carteira virtual de desktop foi a primeira a surgir no mercado e, como o nome dá a entender, ele é utilizada por meio do computador, sendo necessário instalar um aplicativo no mesmo.

Na imagem acima, uma demonstração da carteira virtual que pode ser utilizada no seu computador. Créditos: https://www.btcsoul.com/tutoriais/como-criar-sua-carteira-de-bitcoins/

Nesse momento, o cuidado deve ser em dobro, para que você não baixe algum software pouco confiável que pode ser fraudulento e deseje roubar as suas criptomoedas.

Carteira de hardware

Esse tipo de carteira consiste em um pen-drive que armazena a bitcoin ou outro tipo de moeda criptografada.

Esses são pen-drives exclusivos para o armazenamento de criptomoedas, sendo bastantes seguros e sendo uma ótima opção.

Embora o seu custo não seja tão acessível, essa é uma das formas mais seguras que existe no mercado.

Carteira online

Já as carteiras online são como contas bancárias, com a vantagem de que não são cobradas taxas de adesão dos seus usuários.

Por meio desses sites que trabalham com contas online, é permitida a realização de transações financeiras, como compra e venda, pagamentos por serviços prestados, etc.

Carteira de papel

Representa a cópia da chave da sua carteira virtual, sendo literalmente um papel impresso. Essa carteira deve ser armazenada em um local seguro, podendo ser plastificada para prover maior durabilidade.

Existem sites especializados na criação dessas carteiras de papel. Na imagem acima, um dos tantos modelos que podem ser encontrados.

Esse é um documento que armazena as duas chaves de segurança, a pública e a privada, e que, por ser físico, não se encontra sujeito aos crimes cibernéticos, sendo essa uma das principais vantagens da sua utilização e o motivo pelo qual muitos usuários ainda a preferem quando comparada com outros tipos de carteira digital já citados.

Por outro lado, no caso de perda ou de a mesma estragar em algum acidente doméstico, você não terá mais acesso aos bitcoins enviados ao seu endereço.

Quais são os cuidados e riscos?

Como mencionamos, o uso sem cuidado das carteiras virtuais pode terminar gerando grandes prejuízos financeiros. Por isso, é importante utilizar a tecnologia a seu favor, observando algumas dicas que reduzem significativamente os riscos existentes.

Quando você utiliza aplicativos que já estão consagrados no mercado, é provável que fique menos sujeito a fraudes e que o serviço fornecido seja melhor. Então, o ideal é baixar aqueles que possuem comentários positivos de seus usuários e um grande número de downloads.

Alguns aplicativos costumam pedir permissão para obter uma série de informações desnecessárias. Verifique antes o conteúdo solicitado e a sua real necessidade de permissão.

Com essas dicas, você estará apto(a) a fazer um uso seguro da sua carteira virtual, aproveitando suas maiores vantagens e evitando cair em fraudes.

Ficou com alguma dúvida? Deixe aqui seu comentário que nós responderemos o mais breve possível!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *