close

Grana

Como economizar para casar? Confira 8 dicas para juntar dinheiro

fevereiro de 2019


timer
Tempo aproximado
de leitura:
5 min



Alguns momentos da vida exigem planejamento, economia e um ganho extra de dinheiro. O casamento é um deles. A maioria das pessoas sonha com um momento único e, com certeza, não quer que nada dê errado no grande dia. Com isso, é natural começar a pensar em como economizar para casar.

Será que existe algo no orçamento dos noivos que pode ser cortado? O sonho só pode se tornar realidade quando você já tem economias guardadas há vários anos? As perguntas em relação às finanças crescem todos os dias e você começa a ficar cada vez mais preocupado.

Calma! Respire fundo, tudo vai dar certo!

Vai casar? Confira 8 dicas para economizar

Os noivos precisam trabalhar em conjunto e descobrir como economizar para casar, assim, não correm o risco de lidar com uma enorme dívida no futuro.

Fonte da imagem: Giphy

Confira algumas dicas para economizar dinheiro e subir ao altar, sem medo de se afundar em dívidas depois de viver este momento tão especial:

1. Faça um planejamento

Planejamento é uma regra para quem precisa economizar. Determine quanto tempo você tem até o dia da cerimônia e o que precisa estar pronto — e pago — até lá. Vá separando os itens de acordo com a urgência.

Em relação ao resto das finanças, tente manter tudo organizado. Uma planilha de orçamentos pode ser sua grande aliada. Anote ali todos os gastos que você já tem (cartões de crédito, incluindo parcelamentos) e os que forem sendo feitos a cada mês.

2. Defina um teto de gastos

Cerimônias de casamento não possuem um custo padrão. Isso significa que, algumas delas, vão fazer você gastar muito, enquanto em outras é possível realizar algo legal e ainda investir pouco dinheiro.

Assim que os noivos decidem casar — e definem a data da cerimônia — o melhor é deixar claro o quanto podem gastar com isso, um limite máximo de gastos. E é importante que vocês o respeitem, para não se perderem no orçamento.

Essa definição também ajuda a determinar o que é importante e o que é dispensável na cerimônia. 

3. Comece aos poucos, mas tenha foco

Tenha em mente que não é preciso comprar tudo de uma vez. Se conversar com os profissionais que organizam casamentos, verá que o recomendado é fazer um pouquinho por mês. Considere um intervalo entre a data da cerimônia e o início dos preparativos. Em média, a maioria dos casais, prefere começar com um ano de antecedência.

Detalhe em cada mês o que você vai comprar, o que é urgente e o que pode ficar para mais perto do grande dia.

4. Defina um dia para poupar o dinheiro

Depois do pedido de noivado é natural que você ainda não tenha definido uma data para o casamento. Porém, se os noivos estão decididos a realizar a cerimônia em breve, não devem deixar no ar o dia escolhido. Quanto antes tiverem a data definida, melhor.

E por que fazer isso? Simples, assim é possível saber exatamente quanto você precisa economizar, para que tudo saia dentro do planejado e começa a organizar o que vai comprar a cada mês.

5. Trabalho a dois

Tenha em mente que um casamento não envolve apenas uma pessoa. Tanto o noivo quanto a noiva precisam aprender como economizar para casar, e, assim, contribuir para tonar a cerimônia realidade. Mas… Calma! Vocês não precisam determinar que cada um vai precisar poupar R$ 100 por mês, por exemplo.

Façam uma análise, de acordo com o quanto vocês ganham, e considerem todas as contas importantes que têm a pagar. Determinar que 10% do salário será dedicado ao casamento, proporcionará valores diferentes de contribuição para cada um, mas é uma forma prática de definir o quanto podem desembolsar.

6. Evite usar cartão de crédito e cheque

Cartão de crédito e cheque são grandes vilões, por mais tentadores que sejam. A princípio, parece mais prático pagar uma conta em 4x sem juros ou passar aqueles R$ 20 no crédito, mas acredite, você corre o risco de se envolver em uma dívida.

Procure reduzir ao máximo as compras feitas no crédito ou cheque e considere-os como itens de emergência.

7. Controle seus gastos

Você vai precisar aprender a controlar gastos, o que significa dizer que deve abrir mão de compras supérfluas, ainda assim, não esqueça de se dedicar a você. A reserva para o casamento é importante e por isso você vai cortar aquelas compras desnecessárias, feitas no mercado ou no shopping.

Quer ajuda extra para conseguir manter tudo controlado? Comece a guardar todos os comprovantes de compra, não importa se pagou em cartão ou dinheiro, e anote em uma planilha. Detalhe o que foi comprado, assim você vê se pode ou não cortar alguns gastos.

8. Pesquise e compare preços

Enxugou a lista de itens para a cerimônia o máximo que pode para que, ainda assim, continue do jeito que você imaginou? Agora, é hora de ir atrás do que você vai precisar para que o grande dia seja um sonho realizado.

Então, ao invés de fechar negócio com o primeiro fornecedor, pesquise bastante e compare os preços. Quando encontrar algo que esteja dentro do esperado, assine o contrato.

Você também pode pegar um empréstimo com a gente!

 

Economizou e ainda assim faltou dinheiro? Faça um empréstimo para realizar seu sonho!
Fonte da imagem: Freepik.

Apesar de, economizar ser a peça chave para que você consiga realizar seu casamento exatamente como sempre sonhou, há casos em que é preciso um pouco mais de dinheiro. E… Bom, deixar de fazer as coisas que você gosta ou de pagar contas importantes não é uma boa alternativa. Então, que tal fazer um empréstimo?

Para isso, você pode contar com a Rebel! Basta acessar o site e fazer uma simulação de quanto você deseja emprestar. Você terá uma ideia da taxa de juros e do tempo que terá para quitar a dívida.

Primeiro crie sua conta e conte um pouco sobre você, em seguida vamos enviar três propostas para serem analisadas. São feitas exclusivamente para você e têm valores, taxas e prazos diferenciados, de acordo com seu perfil. Em seguida, é só escolher uma das propostas, assinar o contrato e enviar seus extratos bancários, para que seja feita a análise de crédito.

Depois de aprovado, o dinheiro cai na sua conta e você poderá dar continuidade a tudo que precisa para realizar o casamento dos seus sonhos!

Gostou de saber mais sobre como economizar para casar? Comente aqui, o que mais você acha importante para esse momento tão especial!



Leia mais

Grana
timer 4 min

Empréstimo consignado: vantagens e desvantagens

agosto de 2017
Grana
timer 8 min

Rendimento de poupança: breve histórico e como calcular o seu retorno

janeiro de 2018
Grana
timer 4 min

Entenda como funciona, na prática, o limite do cartão de crédito

março de 2018