close

Grana

Como escolher o título do Tesouro Direto para investir?

fevereiro de 2019


timer
Tempo aproximado
de leitura:
4 min



O Tesouro Direto é uma ótima opção para quem quer aumentar seus rendimentos e fugir de opções 0R$30 disponíveis, já poderá começar a aplicar seu dinheiro. Surge, então, a pergunta, como escolher o título do Tesouro Direto?

A verdade é que existem cinco tipos de títulos que você poderá optar para investir. Então, o melhor é conhecer suas opções, para depois determinar qual seria a melhor alternativa para você.

Entenda mais sobre o Tesouro Direto

O Tesouro Direto é uma opção interessante para quem quer obter retorno financeiro, mas busca algo mais seguro. Fonte da imagem: Freepik.O que seria o Tesouro Direto? Trata-se de um sistema que foi desenvolvido pelo Tesouro Nacional, com o intuito de vender títulos públicos e permitir que qualquer pessoa possa fazer pequenos investimentos. É quase como um empréstimo que você faz ao governo e, posteriormente, recebe o valor de volta com juros.

Títulos do Tesouro Direto

 No total existem cinco tipos de títulos que são vendidos, divididos em: pré-fixados, indexados pelo IPCA e pós-fixados. 

Tesouro prefixado

 O tesouro prefixado permite ao investidor saber exatamente, no momento em que aplica o dinheiro, qual será o retorno obtido. Sua renda está ligada a uma taxa pré-fixada. É tido como mais arriscado, pois, ao final, deve ser descontado o valor da inflação do período.

Caso haja aumento de juros ou a inflação seja muito alta, pode não obter o retorno esperado. O tesouro prefixado é benéfico para o governo, mas arriscado para quem investe.

Um bom momento para apostar nesse tipo de investimento é quando a economia está mais estável, pois as taxas de juros e a inflação tendem a ser manter mais baixas.

Tesouro prefixado com juros semestrais

 O título prefixado com juros semestrais segue a mesma ideia do tesouro prefixado. A diferença é que, em vez dos juros serem pagos apenas quando chega a data de vencimento, o investidor recebe um valor de rendimento a cada seis meses.

Basicamente, você recebe o rendimento do título de seis em seis meses, em vez de receber tudo de uma vez, como acontece nos títulos prefixados.

É indicado para quem busca um complemento de renda, mas, ainda assim, é preciso considerar como se encontra a economia no momento da compra — e a previsão até o vencimento da aplicação. Há o risco de perder dinheiro para a inflação futura e é preciso ter certeza de que a taxa pré-fixada estará mais alta que a taxa Selic no momento do resgate.

Tesouro IPCA+

O rendimento no tesouro IPCA+ é pós-fixado, determinado no momento do resgate do valor aplicado. O IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) está ligado à inflação e irá determinar quanto a mais o título rendeu.

Trata-se de um investimento que tem uma taxa de juros definida no momento em que é feita a aplicação, que será somada posteriormente com a variação do IPCA referente ao período de duração do investimento.

Para ficar mais claro: Esse título possui uma taxa de juros prefixada no momento da compra, que é somada com a variação da inflação. Por exemplo, se você decidir investir em um Tesouro IPCA+ 2026 de 4,35%, seu dinheiro estará rendendo 4,35% + a variação do IPCA. Seu vencimento é no ano de 2026.

Ideal para quem deseja fazer poupança mais rapidamente e quer se proteger da inflação.

Tesouro IPCA com juros semestrais

 O tesouro IPCA com juros semestrais funciona da mesma forma que o tesouro IPCA+. A diferença está no recebimento do retorno. No título IPCA+ você retira todo o valor no momento do resgate. Já no IPCA com juros semestrais você recebe o rendimento a cada seis meses.

Indicado para pessoas que buscam complemento de renda e, ao mesmo tempo, querem se proteger da inflação no futuro. 

Tesouro Selic

 O Tesouro Selic é um título que também possui taxa pós-fixada, assim como ocorre no tesouro IPCA+. A diferença é que, em vez de estar ligada aos índices de inflação, a taxa Selic é o indexador do valor final do título.

No momento da compra você sabe que o Tesouro Selic irá render uma taxa fixa mais o valor da taxa Selic. Por exemplo, se você realizou a compra do título Tesouro Selic 2022 0,33%, significa que o título escolhido rende 0,33% ao ano somado com o valor da taxa Selic. Seu vencimento é em 2022.

Ideal para quem acredita que a taxa Selic vai aumentar ou se manter estável por algum tempo, ainda assim, dentro de um valor rentável. 

Como escolher o melhor título?

O Tesouro Direto é uma opção interessante para quem quer obter retorno financeiro, mas busca algo mais seguro. Fonte da imagem: Freepik.

Para entender como escolher o título do Tesouro Direto, é preciso considerar que não existe um certo ou um errado. Tudo depende do seu perfil de investidor (gosta de riscos, cauteloso, um misto dos dois) e do que pretende fazer com o dinheiro que vai receber.

Se você busca algo de longo prazo, com a ideia de fazer uma poupança, o melhor é apostar no Tesouro IPCA+. Precisa de um investimento que pode ser resgatado a qualquer momento? Aposte no Tesouro Selic, pois não há o risco de perder dinheiro, mesmo que você faça o resgate antes da data de vencimento.

Para os mais cautelosos, que querem saber exatamente quanto irão receber, o ideal é o Tesouro Prefixado, mas preste atenção em como se encontra o cenário político-econômico do país.

Por último, quem precisa do dinheiro como uma renda extra, pode apostar nos modelos com juros semestrais, como o Prefixado com juros semestrais ou o IPCA+ com juros semestrais.

Depois de escolher, simule seu retorno!

Já escolheu o seu título? Veja se o retorno está dentro do que você espera. Para isso, é indicado fazer algumas simulações e considerar o imposto de renda, que é descontado do investimento. As alíquotas variam de acordo com o período em que é feito o resgate e, quanto mais tempo você deixa o título rendendo, menor a taxa:

  • Resgate em até 180 dias: IR de 22,5%;
  • Resgate entre 181 e 360 dias: IR de 20%;
  • Resgate entre 361 a 720 dias: IR de 17,5%;
  • Resgate feito acima de 720 dias: IR de 15%.

Feitos os cálculos, se o investimento compensar para você, é só ir atrás de uma instituição financeira e começar a aplicar o seu dinheiro.

Gostou de saber mais sobre como escolher o título do tesouro direto? Compartilhe esse artigo em suas redes sociais!



Leia mais

Grana
timer 5 min

Empréstimo sem comprovação de renda: como e onde fazer?

janeiro de 2018
Grana
timer 7 min

O que é e como calcular o rotativo do cartão de crédito?

janeiro de 2018
Grana
timer 7 min

Qual a importância da reserva de emergência e como formar a sua?

março de 2018