close

Grana

Como fazer empréstimo online: entenda como funciona, o que é preciso e se é seguro

maio de 2019


timer
Tempo aproximado
de leitura:
3 min



Um empréstimo online pode ser a saída para dívidas, uma emergência financeira ou um sonho guardado há tempos na gaveta. Mas algumas dúvidas rondam a cabeça de quem cogita a solução: como é o processo? O que é necessário? Quem pode fazer? E, principalmente: é seguro?

Neste post vamos procurar responder a todas as perguntas sem puxar (muita) sardinha pra REBEL e explicar como fazer empréstimo online, ok? 😉

Vamos do começo…

Como funciona um empréstimo online?

A principal diferença com relação aos demais empréstimos é que você não precisa ir até uma agência bancária ou sede física.

Você pode fazer a simulação e a contratação de qualquer dispositivo conectado à internet. Isso simplifica e agiliza o processo como um todo.

O que é preciso para pedir um empréstimo online?

Na maioria dos empréstimos online você precisará escanear alguns documentos, como holerite, extrato bancário, comprovante de endereço, RG e CPF. O envio pode ser feito pela própria plataforma da empresa de crédito ou via e-mail.

Para sua sorte e comodidade já existem empresas mais modernas COMO A REBEL, TCHAN RAN que não pedem esses documentos.

No nosso caso, a tecnologia que desenvolvemos faz a leitura do seu extrato bancário ao conectar com sua conta, mediante sua autorização e sem armazenar sua senha.

Empréstimo online é seguro?

Nesse aspecto, só podemos falar com propriedade do nosso processo, que é 100% seguro e blindado contra fraudes (coisa que o envio por e-mail NÃO É), pois sua senha, além de não armazenada, também é acessada pelo nosso robozinho somente em modo leitura.

Ou seja, mesmo que a gente quisesse saber sua senha depois da leitura do extrato, não conseguiríamos. Portanto, não fazemos nenhuma operação em seu nome.

Algumas dicas são valiosas nessa hora: nenhuma instituição pede (ou não deveria pedir) seus dados pessoais ou bancários fora da sua plataforma (por exemplo, por telefone ou SMS) e também nenhum pagamento adiantado. Não tem essa de “depósito de segurança”, “sinal”, “seguro” ou “taxa sobre a análise”.

Como se assina o contrato em um empréstimo online?

Claro, como todo o processo é feito pela internet, o contrato também precisa ser.

Um jeito de fazer isso é via assinatura eletrônica (você precisa ter uma) ou, como fazemos aqui, enviando um código por SMS para o seu celular, código este que você deve acrescentar para habilitar a opção “assinar contrato”.

O fato de o contrato ser digital não diminui sua legalidade ou importância: uma vez assinado, ele possui a mesma validade de qualquer contrato físico.

Para aumentar a segurança do processo, a REBEL usa blockchain.

Em termos muito simples, isso quer dizer que as informações de ambas as partes, assim como dia, horário e cláusulas dos contratos são salvas em uma rede de computadores de modo sequencial, uma informação atrás da outra, como se fosse uma corrente (daí o nome).

Isso quer dizer que, para alterar uma mínima informação, seria preciso alterar todas as demais. Esse fato, somado à descentralização de registro dos dados, torna praticamente impossível qualquer fraude ou mudança.

Nosso CTO, Paulo Astério, fala mais sobre blockchain

Quem pode pedir um empréstimo online?

Qualquer pessoa maior de idade e com CPF válido pode solicitar um empréstimo online. O que varia muito são as condições oferecidas por cada instituição e os requisitos para aprovação do empréstimo.

Na REBEL, por exemplo, atualmente nós oferecemos crédito para pessoas que tenham renda mínima mensal comprovada de R$ 3 mil, além de exercer alguma das seguintes ocupações: empregado CLT, funcionário público, aposentado ou pensionista.

Estamos estudando a possibilidade de emprestar também para autônomos. E ah, importante: também não atendemos ainda quem está negativado por entender que, mesmo pequenas, as taxas do empréstimo poderiam impossibilitar a pessoa de quitá-lo e, assim, fazê-la se afundar mais em dívidas. Existem empresas que oferecem essa possibilidade.

Ficou curioso para ver as ofertas de crédito disponíveis para você? Faça uma simulação sem compromisso: www.rebel.com.br



Leia mais

Grana
timer 4 min

Após o fim do crédito rotativo, os juros do cartão aumentaram. E agora?

setembro de 2017
Grana
timer 8 min

O que é protesto e como limpar de vez o seu nome no cartório?

janeiro de 2018
Grana
timer 4 min

O que é amortização e como fazer o cálculo?

março de 2018