Como financiar uma reforma?

By:

Muitas pessoas têm o sonho de reformar a casa, pois com o passar dos anos os gostos mudam, aparecem novos modelos mais confortáveis, há necessidade de aumentar os cômodos ou construir uma piscina e às vezes não é possível devido à falta de dinheiro. Mas esse processo pode ser facilitado com um empréstimo para reforma.

Não somente o desejo de mudar faz com que as pessoas busquem reformar a casa, mas também a necessidade de reparar desgastes que sofre ao longo do tempo, seja por fatores naturais ou até mesmo pela ação dos moradores.

Neste artigo você verá algumas soluções oferecidas por instituições financeiras para te ajudar a realizar a obra de seus sonhos.

Contratar um empréstimo para reforma é rápido e fácil, já poupar dinheiro para esse fim pode ser muito demorado.

Como funciona um financiamento para reforma de imóvel?

A maioria das instituições financeiras oferecem soluções de financiamento para que você possa reformar a casa e que pode cobrir até 100% da obra. Os juros costumam ser mais baixos do que contratar um empréstimo pessoal. Porém o processo é mais exigente do que os empréstimos onde o cliente já tem um certo valor pré-aprovado.

Geralmente precisa comprovar a renda dependendo do valor solicitado, apresentar documentos pessoais e aguardar a liberação. Mas mesmo assim, não é muito demorado. É importante lembrar que o solicitante precisa ser o proprietário do imóvel, não pode ter outro financiamento semelhante em andamento e também não pode ter outro imóvel no local onde reside.

Quais as vantagens de reformar a casa com um financiamento?

Viver em uma casa confortável, com os cômodos planejados e uma boa área de lazer deixou de ser utopia e pode ser realizado através de linhas de crédito. Já que juntar dinheiro se torna cada vez mais difícil em meio ao cenário econômico em que se vive, financiar uma obra e pagar com parcelas que caibam no orçamento mensal é muito vantajoso.

Veja os principais benefícios ao financiar uma reforma.

Melhores possibilidades de pagamento e negociação

Ao contratar um financiamento as taxas de juros são mais baixas do que cheque especial ou cartões de crédito e os prazos para pagamento podem ser bem maiores, fazendo com que as parcelas fiquem com valores menores. Além disso, com o dinheiro em mãos, você poderá negociar um melhor preço de materiais à vista com os fornecedores.

Outro ponto é que fica bem mais fácil para pagar os executores da obra, porque muitos não trabalham com máquinas de cartões créditos, não aceitam cheques e nem mesmo parcelam o valor cobrado.

Preservação das suas economias

Uma outra grande vantagem de se contratar um financiamento é não precisar gastar suas economias, caso você tenha. É tão difícil e demorado poupar dinheiro que talvez seja melhor você guardá-lo para uma emergência.

Se caso tenha dinheiro investido e está pensando em retirar para fazer a reforma, talvez esse não é o melhor caminho. Deixá-lo ter rentabilidade e custear as parcelas do financiamento com os rendimentos retornados, pode ser uma boa solução. Dessa forma você continua com o recurso investido como fonte de renda.

Sem risco de faltar dinheiro

Já pensou em no meio da obra faltar dinheiro para completá-la? Com o financiamento você não correrá este risco, por cobrir 100% da obra. Geralmente quem poupa dinheiro para esse fim, pode deixar obras inacabadas já que no país em que vivemos os preços de materiais são muito instáveis.

É muito desconfortável não poder concluir a reforma do jeito que foi planejada e procurar soluções como comprar materiais mais baratos pode causar problemas futuros.

Linhas de financiamento para reforma

As instituições financeiras trabalham com linhas de crédito distintas onde cada uma oferece determinados tipos de vantagens. Veja abaixo os principais tipos de financiamentos disponíveis no mercado.

Construcard

Neste tipo de financiamento, um cartão é disponibilizado pela Caixa Econômica Federal após o cliente ter sido aprovado no processo de solicitação de crédito. Com este cartão em mãos, o cliente poderá adquirir qualquer material que será consumido na reforma tais como piscina, caixa d´água, móveis, tintas etc.

Funciona como um cartão de crédito normal e é disponibilizado apenas para correntistas da caixa, onde o débito ocorrerá diretamente na conta corrente. Vale lembrar que para adquirir o cartão, é necessário deixar algum bem como garantia de pagamento, se caso ocorrer inadimplência.

BB Crediário Material de Construção

O Banco do Brasil oferece essa linha de crédito para reforma exclusivamente para os usuários do cartão Ourocard, ou seja, que é correntista do banco.

Cartões de crédito em lojas de construção

Algumas lojas que vendem materiais de construção fazem convênios com determinados bancos e oferecem cartões com a própria marca para que os clientes possam parcelar em longos prazos e com juros mais baixos.

Mas é sempre importante lembrar de fazer uma análise se as parcelas caberão no orçamento, pois cartões de créditos são sempre tentadores e muitas pessoas acabam se endividando e não dão conta de quitar os débitos. Principalmente porque esse tipo de cartão permite também que seja utilizado para outros fins, logo tenha sempre cautela ao usá-lo.

Você também pode optar por um empréstimo para reforma

Os empréstimos são menos burocráticos e permitem que os clientes tenham mais flexibilidade para contratar serviços e comprar materiais.

Caso você não queira fazer um financiamento pode optar também por algum tipo de empréstimo. Estes se diferem dos financiamentos por serem mais rápidos e fáceis de conseguir. Geralmente os correntistas de banco já têm limites pré aprovados e basta contratar o serviço em um caixa eletrônico e sacar o dinheiro na hora.

Mas é sempre importante avaliar a sua necessidade, pois os empréstimos costumam ter taxas de juros mais elevadas do que o financiamento e o prazo para pagamento serem mais curtos.

Veja algumas modalidades de empréstimos disponibilizados no mercado financeiro.

Empréstimo com garantia

Nessa modalidade o cliente precisa deixar um bem como garantia de pagamento e dessa forma consegue melhores condições de pagamento e taxas de juros mais baixas.

Empréstimo consignado

O empréstimo consignado também é muito utilizado pois oferece garantia de pagamento para as empresas que trabalham com essa modalidade. O desconto das parcelas ocorre diretamente em folha de pagamento e pode ser contrato por pessoas que trabalham com carteira assinada, funcionários públicos e beneficiários do INSS.

As taxas de juros são bem atrativas, mas é sempre bom fazer uma comparação entre outras modalidades e verificar qual é a melhor opção.

Empréstimo pessoal

O empréstimo pessoal é uma boa opção para quem não possui nenhum bem para deixar como garantia ou não podem aderir ao empréstimo consignado em folha. As taxas de juros costumam ser mais elevadas, mas é uma solução para quem não disponibiliza de outros meios para conseguir fazer a reforma que tanto necessita.

A Rebel é uma empresa consolidada no mercado financeiro e que pode te ajudar nesta situação. Ao criar sua conta gratuitamente pelo site você responderá algumas perguntas e baseado nas informações você receberá três propostas exclusivamente para seu perfil com valores, prazos e taxa de juros bem atrativas.

Após ter lido este artigo, ainda ficou alguma dúvida ou tem alguma sugestão? Deixe sua opinião nos comentários e nos ajude a aprimorar cada vez mais.

Além disso continue seguindo nossas publicações e fique por dentro de mais conteúdos relacionados à esse tema.

Até a próxima!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *