close

Grana

Como funciona o cadastro positivo e por que você deve ter um?

fevereiro de 2018


timer
Tempo aproximado
de leitura:
4 min



Nos dias de hoje, ter o nome limpo é algo que faz muita diferença. Muitas empresas, antes de fazer negócio com outras pessoas ou até mesmo outras empresas, procuram saber sobre como está o seu nome e a sua reputação no mercado.

Isso é um problema, pois às vezes uma única conta atrasada pode acabar complicando a nossa vida. Mas e se existisse uma forma mais simples e completa de saber se a pessoa é boa pagadora, sem necessidade de consultas ao SPC e Serasa? É aí que entra o Cadastro Positivo.

Neste artigo vamos falar sobre o que é o Cadastro Positivo e quais são os seus principais benefícios.

O que é e como funciona o Cadastro Positivo?

O Cadastro Positivo funciona, basicamente, como um banco de dados onde são cadastrados os pagamentos realizados por uma pessoa. Para aproveitar os benefícios desse banco de dados, a pessoa deverá sempre realizar os pagamentos de contas no prazo, evitando qualquer tipo de inadimplência.

Essas informações são disponibilizadas para empresas que poderão passar a oferecer melhores condições e até mesmo taxas de juro mais baixas para os consumidores que possuem um bom histórico de pagamentos.

O Cadastro Positivo permite que as empresas consultem o seu histórico de pagamentos para oferecer vantagens com base nessa informação.

Dessa forma, o consumidor é recompensado por sempre honrar os seus compromissos e as empresas podem fazer um melhor planejamento dos serviços.

Como funciona o Cadastro Positivo?

O primeiro passo para ser integrado no Cadastro Positivo, atualmente, é autorizar a sua abertura no Serasa. Este processo é grátis e pode ser feito através do site, nas agências ou por carta.

Após se cadastrar, sempre que você pagar uma conta em dia, ela vai sendo registrada no seu histórico, sinalizando que é bom pagador. Existe um projeto de lei no Congresso para tornar o Cadastro Positivo uma regra para todos, sem a necessidade da adesão.

A Associação Brasileira de Crédito Digital (ABCD) e a Rebel manifestam apoio ao Projeto de Lei Complementar sobre Cadastro Positivo, uma alternativa, segundo a ABCD, aos problemas enfrentados pelo setor de crédito e às altas taxas de juros praticadas na concessão de crédito.

Até aqui as avaliações de crédito tem com base no Cadastro Negativo – que considera apenas as informações de inadimplência ou atrasos de pagamentos e não as informações positivas, mesmo quando o cliente possui um bom histórico de pagamentos.

Por ser a única fonte de informações utilizada pelas empresas e instituições financeiras, o Cadastro Negativo é uma das razões que contribuem para que o spread bancário seja alto.

Assim como a Associação Brasileira de Crédito Digital (ABCD) e as demais fintechs associadas, a Rebel declara apoio tanto ao conceito de cadastro positivo quanto ao Projeto de Lei Complementar (PLS 212/2017) atualmente em tramitação na Câmara dos Deputados e Senado Federal.

Quando uma empresa quiser oferecer condições diferenciadas como aprovação de crédito ou melhores juros em financiamentos, por exemplo, ela poderá consultar o seu histórico para saber se você paga as contas em dia antes de oferecer tais vantagens.

Quais os principais benefícios do Cadastro Positivo

O Cadastro Positivo, traz muitos benefícios tanto para as empresas quanto para os seus clientes. Entre eles estão:

Mais facilidade ao comprar no crédito

Ao oferecer vendas no crédito, as empresas sempre têm que lidar com o risco de ter gastos com inadimplência e processos de cobrança, por isso muitas delas são bastante rígidas e colocam taxas de juro altas para compensar os gastos.

Quando a pessoa está no Cadastro Positivo, as empresas podem oferecer crédito com muito mais tranquilidade, sem necessidade de cobrar comprovantes de renda ou conta em banco. Se o cliente tem o hábito de pagar as suas contas em dia, as empresas podem oferecer condições comerciais com uma maior segurança, elaborando algo de acordo com o perfil do cliente.

Gestão de clientes

Toda empresa tem como um dos seus maiores patrimônios a carteira de clientes, e através do Cadastro Positivo elas podem passar a ter uma visão mais ampla e precisa dos seus clientes. A principal vantagem disso é criar a oportunidade de fazer mais negócio com quem já é cliente, sem precisar colocar em risco a sua carteira.

Outra vantagem é a possibilidade de identificar previamente os potenciais riscos de inadimplência, através da análise da qualidade de crédito dos seus clientes. Este é um benefício que pode ajudar a aumentar a rentabilidade das empresas.

O Cadastro Positivo ajuda não só os consumidores, mas também as empresas, que passam a correr menos risco de ter gastos com inadimplência.

Auxilia as estratégias de recuperação

Durante a recuperação, ter acesso às informações sobre os hábitos de pagamentos dos seus clientes é algo fundamental, pois permite que sejam criadas ações de cobranças mais adequadas para cada caso.

Ao agir de forma mais estratégica durante a recuperação, as empresas mantêm o relacionamento com os clientes que honram com os seus compromissos e passam a adotar ações mais bem planejadas, evitando assim gastos com cobrança ou perda de dinheiro para consumidores inadimplentes. Dessa forma é possível conseguir mais lucros eliminando os riscos de prejuízo.

Uma melhor prevenção contra crimes de falsidade ideológica

Com o uso dos modelos de score antifraude de roubo de identidade, junto com perguntas de autenticação com base em dados positivos como prazo de financiamento de algum veículo ou imóvel, bem como a contratação de crédito pessoal, as empresas conseguem identificar com mais facilidade os crimes de falsidade ideológica, outro problema que causa muito prejuízo.

Ao fazer negócio com clientes que as empresas têm certeza que terão um bom histórico de pagamento, elas criam uma relação de maior valor, e aproximação, para ambas as partes.

A Rebel apoia o cadastro positivo

A Rebel, assim como toda empresa de confiança, é a favor do Cadastro Positivo. A nossa empresa trabalha sempre pensando na segurança e comodidade dos nossos clientes, por isso temos como um dos principais objetivos oferecer recursos que irão te ajudar a conseguir um empréstimo pessoal.

Se você tem o Cadastro Positivo e deseja fazer um empréstimo com toda a facilidade e benefícios que ele oferece, entre em contato conosco.

E se você gostou deste artigo, não deixe de curtir e compartilhar as informações com os seus amigos, colegas de trabalho e quem mais puder se interessar. Agradecemos pela leitura e até a próxima!



Leia mais

Grana
timer 4 min

Após o fim do crédito rotativo, os juros do cartão aumentaram. E agora?

setembro de 2017
Grana
timer 8 min

O que é protesto e como limpar de vez o seu nome no cartório?

janeiro de 2018
Grana
timer 4 min

O que é amortização e como fazer o cálculo?

março de 2018