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Saúde & Sucesso

Como chegar a raiz do problema dos produtos digitais

novembro de 2020


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Escrito por: Leonel Melo

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Tempo aproximado
de leitura:
2 min



Hoje vamos falar um pouco sobre a disciplina de produtos digitais e a sua importância.

Primeiramente, vamos refletir sobre uma das minhas frases preferidas da área:

“Criar um produto/funcionalidade e lançar no mercado é a maneira mais lenta e cara de aprender”.

A partir da citação acima, podemos economizar muito com a cultura de produto. Ela indica:

  • hipóteses levantadas com base na análise de dados;
  • testes de produtos;
  • ajustes necessários;
  • design detalhado;
  • desenvolvimento e lançamento.

Análise de problemas

Quais os principais problemas que podemos ter quando lançamos produtos digitais sem as fases iniciais de descoberta, conceituação e validação?

  1. Criar o produto errado;
  2. Nutrir um produto para o público errado;
  3. Desenvolver um produto que não existe demanda no mercado.

Os principais produtos digitais do mercado não saíram da reclamação de um cliente ou de uma solicitação da área de vendas, mas do trabalho colaborativo entre os times, designers e desenvolvedores.

No entanto, a questão que ocorre aqui é que os times, em geral, tendem a se concentrar em achar uma solução ao invés de entenderem qual é o problema real.

Assim, quando identificamos a raiz da situação final, é possível trabalhar em uma solução em conjunto.

Como agir na prática?

Vou citar um exemplo prático pra ficar mais claro: já nos primeiros dias de um projeto com uma Telecom, fomos abordados pelos times de Atendimento, Pós-venda e Canais.

Eles disseram que precisávamos urgentemente lançar uma nova funcionalidade de 2º via de boleto, porque a nota do app na loja estava muito baixa, assim como o volume de atendimento estava muito alto e essa era a principal reclamação.

Após uma breve análise, vimos que quase 80% dos usuários não estavam conseguindo logar na plataforma, ou seja, a funcionalidade de 2º via de boleto estava certa — os usuários que não conseguiam logar —, mas a reclamação deles era sobre o objetivo final (gerar o boleto).

Desta forma, os times envolvidos, focados na solução, quase direcionaram a gente para atacar um problema que não existia.

Logo, passamos aqui por dois tópicos básicos da cultura de produto que podem fazer uma grande diferença no dia a dia:

  1. Vamos aprender antes de sair fazendo;
  2. Vamos analisar o problema antes de propor soluções.


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