Como investir e multiplicar o seu salário de estagiário

By:

Muitas pessoas começam sua carreira como estagiários, sendo o primeiro contato e contrato com uma empresa. Nessa fase, é normal que um dos primeiros pensamentos que venha à cabeça seja o de que você poderá “comprar o que quiser”. Mas é preciso ter muita calma nessa hora. Para não gastar mais do que ganha e ficar endividado logo no início de sua vida profissional, a melhor estratégia é poupar e até mesmo aprender como investir com o salário de estagiário.

Dicas para investir e multiplicar seu salário de estagiário

Normalmente, os salários dos estagiários não são altos, por isso saber controlar ou como utilizar essa renda é fundamental para a manutenção da sua vida financeira. Fique atento às dicas para em breve começar a investir o seu salário de estagiário.

Entenda seu orçamento

Um dos principais erros quando se trata de vida financeira é que as pessoas não fazem um orçamento mensal, colocando na caneta ou no app, os valores gastos mensalmente, aqueles chamados custos fixos.

Definir os valores como custos é ótimo para ajudá-lo a ter um mês equilibrado e sem aquelas surpresas indesejadas. Com isso feito, é possível saber quanto deve ser separado por mês para deixar em dia suas contas e não comprometer o seu orçamento.

Se você ainda tem dúvidas sobre a necessidade de fazer um orçamento, saiba que ele é essencial para te ajudar a pagar as contas em dia, equilibrar sua vida financeira, trazer tranquilidade e ajudar a cortar gastos desnecessários, ou ainda ajudar a identificar o quanto provém de suas fontes de renda, para aqueles que além do estágio recebem algum tipo de mesada ou rendimentos de freelas.

Crie uma meta

Antes mesmo de você decidir investir e sair tomando decisões precipitadas, o mais adequado é ter noção de qual meta você deseja alcançar. Antes de tudo, será preciso amadurecer a sua ideia e ter ferramentas que irão lhe ajudar.

A sua meta pode ser um plano de aposentadoria, ou uma reserva de emergência, que aliás é indicada para todos, ou até mesmo aquele mochilão pela América.

Tome nota, o caminho não será nada fácil, mas com organização, disciplina e dedicação você consegue investir o seu salário de estagiário.

Utilizar uma agenda velha ou um app é uma boa ferramenta para te ajudar no controle financeiro. Fonte: Unsplash 

Aprenda a controlar seus gastos

Anotar seus gastos é uma boa maneira de enxergar de que forma você está utilizando o seu dinheiro. Para isso, você pode usar tanto um aplicativo no seu celular quanto anotar em um caderno.

Com esses valores anotados, você pode começar a criar formas de alcançar a sua meta e não ter mais aquela sensação de estar sendo sufocado pelas contas, sem ao menos saber o motivo.

Outra regra de ouro é gastar menos do que se ganha, mas isso vai exigir um pouco mais de atenção, até que você repense o seu padrão de vida, ou os pequenos gastos supérfluos (que no fim se tornam grandes). Pense bem antes de sair gastando R$ 10 em qualquer coisinha quando o impulso falar mais alto.

Separe uma parte do seu salário e invista mensalmente

Essa dica merece uma atenção especial. Comece a separar uma parte do seu dinheiro simplesmente para economizar, independente da quantia, apenas para criar esse hábito. Com o passar do tempo, você vai conseguir acompanhar seu orçamento, reduzir contas e economizar mais.

Engana-se quem pensa que só dá pra começar a investir com o salário de estagiário quem tem mais de mil reais na carteira, pois você pode começar com bem menos. Saiba como:

  • Invista no tesouro direto

Uma forma de guardar dinheiro e vê-lo render mais que na poupança, é investir no Tesouro. É possível começar com apenas R$ 30 reais, uma quantia bem pequena, certo?

  • Abra uma poupança

Se você não quer arriscar nada, ainda vale mencionar a poupança como uma forma inicial de investimentos.

  • Faça cursos

Educação sempre será um bom investimento. Dessa forma você pode melhorar seu currículo, conseguir salários melhores, se destacar no mercado e evoluir cada vez mais.

Um curso que agrega muito, por exemplo, é o de um idioma, essencial para a seleção de colaboradores em algumas empresas. Mas claro, antes de escolher, atente-se ao seu orçamento.

Evite despesas desnecessárias

Essa dica é extremamente simples e ao mesmo tempo complexa, quando o assunto é controle financeiro é sempre bom ressaltar e fazer aquele esforço a mais para não se comprometer com despesas desnecessárias.

A partir do momento em que você toma consciência da importância disso, esse caminho se torna mais fácil, mas até lá você vai sofrer um pouco para controlar.

Uma boa forma de evitar despesas é mudando os hábitos de consumo em pequenos hábitos do dia a dia. Reduza o seu tempo no banho, não desperdice água e não deixe luzes desnecessariamente acesas.

Você também pode checar se o seu celular realmente precisa de um plano de dados tão caro, pois com as cidades cada vez mais repletas de pontos de wi fi, talvez seja possível reduzir ou até eliminar esse gasto.

Reserve 10% para gastos pessoais

Essa dica é um verdadeiro afago para os seus desejos e impulsos na hora de gastar o dinheiro do seu salário. Ela é bem simples na verdade, utilize 10% do seu salário para gastos pessoais da forma que você quiser.

E para te ajudar a utilizar bem esses 10%, foque no que é necessário comprar, faça comparações de preços e até mesmo repense sua lista de desejos.

Agora que você já sabe como dar início aos seus planos de investir o seu salário de estagiário é importante que continue aprendendo mais dicas sobre a sua vida financeira. Para lhe ajudar nisso continue lendo os artigos do site, clique aqui e se mantenha informado.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *