close

Grana

Como não cair no golpe do empréstimo

fevereiro de 2019


timer
Tempo aproximado
de leitura:
5 min



O golpe do empréstimo é um tipo de crime tão comum que não é difícil encontrar alguém que já tenha passado por esta triste situação. Com a popularização do uso da internet, este golpe também tem crescido dentro do mundo virtual.

Confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre o golpe do empréstimo e o que fazer para não ser mais uma vítima dele.

Golpe do empréstimo: como funciona?

Figura 1. Solicitar pagamento antecipado é a principal característica do golpe do empréstimo Fonte: Economia Uol

Esta modalidade de crime funciona basicamente da mesma forma em todos os casos. Uma pessoa ou empresa fictícia oferece a um indivíduo uma quantidade específica em dinheiro. No entanto, antes de colocar as mãos no tão sonhado valor, é preciso fazer um depósito na conta desta empresa.

O motivo para esta transação intrigante seria a situação em que se encontra o interessado. Como está negativado e sem crédito na praça, o depósito antecipado seria uma espécie de garantia que a empresa teria antes de liberar o valor acordado.

Para a infelicidade das pessoas, o empréstimo prometido jamais é realizado, e o indivíduo, que já se encontrava mergulhado em dívidas, se vê perdido, com o bolso cada vez mais vazio.

Para alguns, pode parecer inadmissível que alguém acredite em uma proposta deste tipo, mas é algo que acontece bastante. Os golpistas aproveitam o momento de fragilidade, angústia e euforia do indivíduo, ao conseguir o valor tão sonhado, para praticar o crime.

Para piorar, o valor cobrado para liberar o dinheiro é bem menor do que o que o interessado está solicitando. Logo, é mais fácil ter o valor em mãos para ofertá-lo como garantia.

Outro fator que favorece esta situação é a negociação fácil deste tipo de transação pela internet. Sem sair de casa, alguém que esteja em uma situação financeira alarmante poderá entrar em contato com uma falsa empresa, transferir um valor para a conta dela e se tornar mais uma vítima deste golpe.

Como não cair?

Figura 2. Buscar na internet informações sobre a empresa é fundamental para não se tornar mais uma vítima Fonte: Gazeta AMInúmeros fatores contribuem para o sucesso deste golpe, mas a falta de informação ainda é o principal deles. Além de conhecer como funciona o golpe do empréstimo e desconfiar de ações do tipo, você também deve seguir algumas dicas valiosas e eficientes. Veja a seguir:

Não pague antecipado

Empresas sérias jamais solicitam que você pague antes por um empréstimo que ainda nem recebeu. Desconfie de todas as desculpas e razões que forem apresentadas. É muito comum esta solicitação via internet, através de transferência on-line, devido à praticidade da ação.

Por outro lado, é uma prática comum das empresas de crédito solicitar a conta e a senha bancária do usuário. Se, depois de muitas pesquisas, você optar por uma empresa que venha fazer essa solicitação, não se preocupe, pois é uma prática natural. Isso não significa que será debitado algum valor da sua conta.

Procure sobre a empresa no Google

O Google é uma ótima fonte de pesquisa e de informação. Em sites como o Reclame Aqui e no Facebook você pode encontrar mais informações sobre a empresa, principalmente relatos de quem já fez algum negócio com ela.

Procure o máximo de informações que puder e descubra qual é o posicionamento da empresa diante das declarações destes consumidores. Empresas sérias costumam atender às reclamações de seus clientes. Afinal, a reputação é fundamental para que eles retornem quando preciso.

E se você não encontrar nada relativo à empresa? Bem, neste caso, já considere isso como um alerta, pois é muito estranho que uma organização não tenha absolutamente nenhum meio de contato on-line, algo que é natural até em empresas pequenas.

Verifique se a empresa está autorizada a realizar empréstimos

Talvez você não saiba, mas só quem pode a realizar empréstimos são as instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central do Brasil ou representantes oficiais destes bancos. Jamais realize transações com empresas que não tenham este perfil.

Consulte o CNPJ que a empresa apresenta, assim como o endereço e o telefone. Confira se os dados realmente pertencem a ela. Muitos golpistas usam os dados cadastrais de empresas sérias na certeza de que o cliente jamais irá desconfiar ou verificar a veracidade das informações.

Procure o certificado de segurança

Sempre que estiver visitando o site de alguma empresa que esteja oferecendo empréstimos, procure pelo certificado de segurança. É fácil localizá-lo: basta procurar por um pequeno cadeado que se encontra do lado esquerdo do endereço no alto da página.

Sites de empresas fraudulentas não possuem este cadeado e, se você não encontrá-lo, já saberá que não se trata de uma organização confiável.

Além disso, faça um passeio pelo site da empresa. Conheça os meios de contato, a origem do negócio, análise inclusive a descrição da empresa na aba “Quem Somos”, por exemplo, e procure por erros de escrita. Um texto mal escrito é outro indicativo de empresas golpistas.

Desconfie sempre

Mesmo que você esteja decidido a realizar o empréstimo que tanto deseja, não deixe de ficar atento a pequenos detalhes que podem passar despercebidos, mas que são cruciais para a identificação de um golpe.

Muitos farsantes se dizem funcionários de um determinado banco, mas, na hora de pedir o tal pagamento antecipado, fornecem uma conta de outro banco ou uma conta corrente de pessoa física – o que não é compreensível, de forma alguma.

Outra prática muito comum é simular um prazo definido para a duração daquela oferta fantástica. A intenção é apenas despertar em você o sentimento de urgência e o medo de deixar passar uma oportunidade “imperdível”.

Não confie cegamente na boa oratória de quem está do outro lado da linha. Infelizmente, as “empresas” fraudulentas estão se especializando, e fazem parte delas pessoas que falam extremamente bem, conhecem bastante o vocabulário bancário, são atenciosos e acima de qualquer suspeita.

Não tenha medo de perguntar e esclarecer todas as suas dúvidas. É um direito seu se precaver antes de dar um passo tão importante.

Munido de todas estas informações, ficará muito mais fácil para você, de hoje em diante, se livrar do tão famoso golpe do empréstimo.

Por fim, caso esteja precisando de algum valor financeiro para quitar dívidas ou realizar a compra de um bem, procure as empresas credenciadas pelo Banco Central. Realize pesquisas sobre o histórico delas e a relação com os seus clientes, tome todas as medidas de segurança e, só então, dê o passo definitivo na realização do seu sonho.

Continue de olho em nosso site e saiba tudo sobre empréstimos.



Leia mais

Grana
timer 4 min

Após o fim do crédito rotativo, os juros do cartão aumentaram. E agora?

setembro de 2017
Grana
timer 8 min

O que é protesto e como limpar de vez o seu nome no cartório?

janeiro de 2018
Grana
timer 4 min

O que é amortização e como fazer o cálculo?

março de 2018