close

Grana

Como pegar um empréstimo consignado sem margem?

abril de 2018


timer
Tempo aproximado
de leitura:
3 min



Se você está considerando fazer um empréstimo consignado, pode estar se perguntando se é possível fazer um empréstimo sem margem disponível. A resposta é sim. Mas, vale ficar atento a algumas questões.

Por serem descontadas diretamente da folha de pagamento do contratante, as parcelas de um empréstimo consignado devem corresponder, no máximo, a 35% do salário ou benefício que a pessoa recebe.

Quando alguém pega mais de um empréstimo desse tipo, é provável que fique sem margem, ou seja, que as parcelas de um novo empréstimo não se encaixem dentro desses 35% estipulados por lei.

O que muitos não sabem é que, mesmo sem margem consignável, é possível pegar um empréstimo. Primeiramente, o ideal é que os consumidores saibam como calcular a margem consignável de um empréstimo, para poder administrar mais de uma operação ao mesmo tempo.

É possível, sim, conseguir um empréstimo consignado sem margem disponível. Mas, para isso, você deve ficar atento a algumas questões.

Como fazer um empréstimo consignado sem margem?

Existem duas maneiras para conseguir um empréstimo sem margem. São elas:

Refinanciamento da dívida

Quem já pagou parte de uma dívida de outro empréstimo consignado pode recorrer a esta opção. Renegociar o débito com o banco pode permitir a prorrogação de uma dívida, aumentando o prazo de pagamento, para diminuir os valores das parcelas e, assim, acrescentar outro empréstimo.

A desvantagem é o crescimento da dívida, não só pela opção de pegar outro empréstimo, mas também pelo aumento do prazo de pagamento, o que pode embutir mais juros e elevar o Custo Efetivo Total (CET) da operação.

Portabilidade da dívida

Outro modo para pegar um empréstimo consignado sem margem é fazer a portabilidade da dívida. Nesse caso, o consumidor deve encontrar um banco ou financeira que aceite comprar sua dívida anterior para, assim, juntar todos os empréstimos em um só, descontando as parcelas pagas e estendendo o prazo de pagamento.

Cuidado!

Alguns bancos ou financeiras tentam convencer os clientes a debitar as parcelas de um empréstimo consignado diretamente da conta corrente. Porém, esse procedimento acaba por transformar um consignado em um empréstimo pessoal.

Com isso, o contratante provavelmente pagará juros e encargos mais altos do que os de um consignado. Por isso, fique atento!

No empréstimo consignado, o desconto é sempre feito na folha de pagamento ou do benefício, sem a inclusão de contas correntes, boletos, etc.

Outro ponto importante é que é preciso considerar todas as vantagens e desvantagens. Apesar de ser bastante vantajoso, um empréstimo consignado pode não ser a melhor opção para certos perfis de clientes.

Avaliar todos os pontos necessários para pegar um empréstimo é essencial. Além disso, o empréstimo sem margem deve ser o último recurso do consumidor. É preciso, antes de tudo, estabelecer o controle de sua vida financeira para evitar um endividamento exagerado, que pode ser irreversível.

Este artigo ajudou a entender como você pode pegar um empréstimo consignado sem margem? Então, curta e compartilhe nas redes sociais! Também acesse o nosso site e confira mais conteúdos sobre educação financeira.



Leia mais

Grana
timer 8 min

Cheque cruzado: o que é e como depositar um corretamente?

janeiro de 2018
Grana
timer 8 min

Como pagar o IPVA: comece 2018 com o documento do seu carro em dia

março de 2018
Grana
timer 8 min

Qual a importância da educação financeira infantil e como ensinar para os seus filhos??

abril de 2018