close

Grana

Como se planejar financeiramente sendo mãe solo

fevereiro de 2019


timer
Tempo aproximado
de leitura:
5 min



 Criar filhos nunca é uma tarefa fácil, especialmente quando se está sozinho. É preciso muita solidez e responsabilidade para criar uma criança sozinha, e é por isso que ser mãe solo é um enorme desafio, e só as mulheres que já passaram por isso sabem como é de fato. Para não se perder no meio de tantas obrigações novas, ter um planejamento financeiro é muito importante para as mulheres que são mãe solo.

Neste artigo, você encontrará algumas dicas que podem te ajudar a se organizar financeiramente para garantir uma vida mais descomplicada – afinal, cuidar de uma criança sozinha já traz muitas preocupações, e dinheiro não precisa ser uma delas.

Ser mãe solo é um enorme desafio, mas com um pouco de paciência e planejamento financeiro, é possível tornar a rotina menos assustadora. 

Planejamento financeiro para mães solo

Organize seu orçamento

“Organização” é a palavra-chave da sua vida se você quiser ter um controle financeiro daqui em diante: sem disciplina e organização, vai ser muito mais complicado. É claro que você vai entender melhor como ter ordem no decorrer deste artigo, mas tenha sempre em mente que é preciso estar disposta a ter muita organização para fazer seu orçamento familiar.

Para isso, dedique um tempo à sua educação financeira: estude, procure livros e cursos sobre isso. Assim você poderá se planejar de verdade, e é um aprendizado que vale para a vida toda.

Tenha uma planilha de gastos

Ter uma planilha de gastos é um jeito simples e prático de conseguir manter um controle rigoroso da sua vida financeira. Nessa planilha você deve manter um registro de absolutamente tudo: todo o dinheiro que você recebe (salário, pensão, auxílios) e todo dinheiro que você gasta (contas, mensalidades, remédios).

É importante que suas anotações sejam bem específicas, de preferência dizendo o que e quando comprou, quanto custou e como pagou. Quanto mais detalhista você for, mais fácil será se organizar. Uma dica legal é estipular um teto de gastos para cada tipo de despesa (exemplo: até 20% da sua receita com alimentação).

Você pode escolher o método que mais gosta para montar suas planilhas: pode fazer planilhas do Excel (ou baixar modelos de planilhas prontas na internet), registrar tudo manualmente num caderninho ou até mesmo baixar aplicativos especiais para isso!

Crie uma reserva de emergências

Vai ser bastante difícil ter essa reserva, especialmente no começo, mas é preciso que você tenha em mente a importância de se esforçar ao máximo para estar preparada para qualquer eventualidade, pois cuidar sozinha de uma criança pode ser complicado e, em casos mais sérios, a falta de dinheiro pode ser mais desesperadora do que o problema em si.

Sendo assim, procure controlar e cortar os gastos para nunca ser pega de surpresa por emergências, e evite usar indevidamente sua reserva. O ideal é ter guardada uma quantidade de dinheiro grande o suficiente para cobrir seis meses de gastos familiares.

Lembre-se de que isso faz parte dos investimentos a longo prazo, importantíssimos para quem tem que planejar toda a criação de uma criança.

Evite dívidas

Repense seus gastos e tente não abusar do seu dinheiro. Por mais que seu planejamento e mapeamento financeiro te ajudem a identificar gastos desnecessários e melhores maneiras de usar seu dinheiro, você precisa ter noção de como o uso inteligente dos seus recursos é essencial para que você não se afunde em problemas financeiros.

Reinventar a forma de consumir pode ser um trabalho bem cansativo, mas infelizmente ser mãe solo exige grandes renúncias, e muitas vezes isso inclui deixar de passar no crédito aquela comprinha meio desnecessária. Quanto mais equilibrada for sua rotina de consumo, mais equilibrada será sua vida financeira.

Identifique suas prioridades

Quando não é feita uma delimitação clara de prioridades, é comum que as pessoas acabem se deixando levar por desejos, caprichos ou meras impressões equivocadas sobre o que de fato precisam ou não. É por isso que você deve sempre manter em mente quais são suas prioridades.

A sua estabilidade financeira como mãe solo depende bastante da forma como você administra seus gastos, e isso implica diretamente em saber hierarquizar o que é mais ou menos importante para sua rotina e da criança (definir um teto de gastos por categorias pode ser uma alternativa que ajude a definir essas prioridades).

Planeje-se para gastos com saúde

Mesmo durante a gestação, a mulher já começa a sentir um aumento nos gastos com saúde, tendo em vista as várias visitas ao médico, exames e toda a rotina de pré-natal.

Nos primeiros anos de vida da criança, esse gasto só aumenta, pois é normal que crianças exijam um alto custo com cuidados médicos: pediatra, vacinas, doenças típicas do começo da fase escolar, machucados que surgem durante as brincadeiras e vários outros gastos, sejam eles planejados ou não.

Se esses gastos vão ser tão recorrentes a partir de agora, nada mais lógico do que começar a se programar para eles. Levando em conta que a preocupação com a saúde é sempre uma constante na vida de uma mãe solo, talvez uma boa alternativa seja fazer um plano de saúde, inclusive para você mesma. Afinal, você precisa estar bem para cuidar da sua criança!

Procure contratar um seguro de vida

Ter um plano de saúde vai ser uma grande ajuda para você, mas ainda dá para fazer mais para te ajudar: por mais que seja um assunto delicado, é importante encarar a realidade de que essa criança provavelmente só conta com você no futuro, então você precisa estar preparada para oferecer amparo em qualquer situação.

Procure pesquisar todas as coberturas e encontrar a mais adequada para você, mas não deixe de ter essa assistência financeira reserva para caso sua criança precise no futuro.

Não se esqueça de você!

Você é muito importante no meio disso tudo, mesmo que às vezes se sinta perdida e sozinha. Cuide de você mesma, porque sem você nada disso vai funcionar! Cuide da sua saúde física e mental, da sua auto estima, retome aos poucos seus estudos e sua carreira. Não abandone seus sonhos e relacionamentos: a maternidade solo não é e nem deve ser uma prisão!


Nunca deixe de cuidar de você e da sua saúde física e mental, mesmo durante a gestação.

Procure uma boa rede de apoio (vizinhas, amigas, mãe, tia, prima), não apenas para ficar com a criança quando você precisar, mas para cuidar de você. Alguém para conversar, para te ajudar com a limpeza da casa, qualquer coisa que você precise.

Muitas mulheres atualmente se juntam em grupos de Facebook ou Whatsapp para compartilhar experiências como mães solo e ajudar umas às outras, seja presencialmente ou com encorajamentos pela Internet mesmo. Você não está sozinha, só precisa do apoio certo.

Esperamos ter te ajudado a se organizar financeiramente para ter uma vida melhor com sua criança! Compartilhe com suas amigas e não se esqueça de deixar um comentário.



Leia mais

Grana
timer 8 min

Empréstimo ou financiamento: qual a diferença? E a melhor escolha?

janeiro de 2018
Grana
timer 4 min

Como funciona o cadastro positivo e por que você deve ter um?

fevereiro de 2018
Grana
timer 3 min

O que são juros e quais os principais tipos praticados no mercado financeiro?

março de 2018