close

Nosso jeito

Como ter um bom Rebel Score?

junho de 2020


timer
Tempo aproximado
de leitura:
3 min



Ter um bom Score é mais fácil do que muita gente acha e mais importante do que a maioria pensa. Como você acabou de ver, é ele quem vai determinar se você terá acesso a bons produtos financeiros, com taxas baratas, pagamentos flexíveis e maior variedade de produtos.

O Roberto explica também, de um jeito muito didático (que é uma das suas geniais características):

Mas vamos do começo…

O que é o Rebel Score?

Rebel Score é o jeito Rebel de medir seu comportamento financeiro. Ele é representado por um número de 0 a 1000 e deve ser entendido como um espelho de como o mercado enxerga seu perfil de crédito.

Ou seja, como você lida com suas finanças tem TUDO a ver com os produtos que terá acesso. O mercado quer saber se você demonstra honrar seus compromissos e não extrapola seus gastos, por exemplo.

E você achando que aquela conta atrasada não influenciava nada, né?

E não é só conta atrasada. Para efeito de Rebel Score, são 5 principais categorias levadas em conta, cada uma com umas série de análises: uso do cheque especial, uso do cartão de crédito, empréstimos, financiamentos e pagamentos em atraso. Vamos uma a uma:

Cheque especial

Rebel Score considera quanto você gasta do seu cheque especial, aquele saldo que está sempre ali à disposição e você entra sem nem perceber, sabe?

Pois é, acontece que de especial ele não tem nada e as taxas cobradas pelos bancos são muito altas, a ponto de até o Banco Central estar intervindo para estabelecer limites.

E fica esperto porque agora, mesmo sem usar, você pode estar sujeito a tarifas no cheque especial!

Também levamos em conta se seu uso do cheque especial vem aumentando gradativamente e se vem dando conta de pagar por essas “ultrapassadas” no orçamento.

Se você vem se enrolando com essa modalidade, dá uma olhadinha aqui no nosso app se o Tapa-buraco está disponível pra você: assim você para agora de pagar juros altos e tem 30 dias pra organizar sua vida sem pagar nadinha a mais por isso.

Cartão de crédito

Ninguém pode negar que gastar primeiro e pagar depois traz vantagens, muitas vezes o fôlego necessário pra ajeitar as contas.

Porém, é preciso ficar esperto para quitar o valor total da fatura. Deixar de fazer isso te faz cair nos juros rotativos, uma das linhas de crédito mais caras do mundo, do ladinho do cheque especial nesse pódium.

O perigo é que os juros começam a ser cobrados em cima dos juros e você pode nunca mais conseguir parar essa máquina. Por isso, o Rebel Score leva tão a sério seu uso do cartão de crédito.
É importante manter o controle sobre os gastos.

Empréstimo e financiamentos

Outro ponto importante que faz a diferença para seu Rebel Score é o quanto sua renda está comprometida com outras linhas de crédito, como financiamentos de casa ou carro e empréstimos pessoais ou consignados.

É provável que você não consiga pegar crédito caso já tenha uma ou mais dessas modalidades contratadas e somando uma parcela representativa da sua renda. Por isso, atente-se pra quitá-las em dia e o quanto antes.

Pagamentos em atraso

á falamos aqui, mas vale reforçar: é comum atrasar um ou poucos dias para pagar alguma conta, mas postergar pode impactar negativamente seu Rebel Score. 🙁

A melhor opção é agendar o débito automático ou programar alarmes pra te ajudar a lembrar de pagar todas as suas contas até a data de vencimento: e aí entra todo tipo de conta, de luz, energia, condomínio, celular, boletos e o próprio cartão de crédito.

Deu pra ver uma luz no fim do túnel? Esperamos que sim! Agora você não pode mais dizer que não sabia, vai?



Leia mais

Nosso jeito
timer 2 min

Open Banking e o que você tem a ver com isso

dezembro de 2019
Nosso jeito
timer 2 min

Compartilhar minha senha do banco: pode isso, produção?

fevereiro de 2020
Nosso jeito
timer 3 min

Como ter um bom Rebel Score?

junho de 2020