close

Carreira

Como trabalhadores autônomos e CLT podem comprovar renda?

janeiro de 2018


timer
Tempo aproximado
de leitura:
7 min



O que é comprovação de renda?

A comprovação de renda é um documento que comprova a renda de um determinado cidadão e atesta quais são os seus rendimentos, tanto o salário bruto, onde constam todos os benefícios, como vale-transporte e alimentação, por exemplo, quanto o salário líquido, que é a quantia real que o trabalhador recebe depois de descontadas as tarifas, como o INSS.

Comprovar a renda é extremamente importante quando uma pessoa pretende alugar um imóvel, abrir uma conta corrente em uma instituição financeira, solicitar uma linha de cartão de crédito, pedir um empréstimo ou buscar por um financiamento. Parece ser simples encontrar esse tipo de comprovação, mas é preciso uma dose de paciência e organização quando você não tem como comprovar facilmente a sua renda.

O documento é requerido justamente para comprovar se o contratante apresenta condições suficientes para que arcar com o compromisso que deseja assumir.

Além do comprovante de renda, as instituições vão atrás do histórico do contratante, para saber se ele apresenta nome sujo ou se é um mau pagador. Com nome sujo, dificilmente a pessoa conseguirá o que deseja.

Apesar da importância do documento, muitas pessoas ainda ficam em dúvida quando se deparam com alguma situação em que precisam comprovar a renda, principalmente se forem trabalhadores informais ou empreendedores.

No caso de trabalhadores que não apresentam um salário fixo, existem algumas dúvidas de como é possível comprovar a renda com um fluxo positivo de dinheiro todo mês, ainda que não seja um valor fixo.

Nesse caso, é possível comprovar a renda com a apresentação de extratos bancários, contracheque ou ainda mediante as declarações de Imposto de Renda.

É claro que o documento requisitado dependerá do seu trabalho. Uma pessoa que vive de renda, como é o caso de pessoas que vivem de aluguéis, precisará mostrar os comprovantes de recebimento dos pagamentos.

Os microempresários individuais (MEI) ou microempreendedores (ME) podem comprovar a renda por meio da declaração do Imposto de Renda ou extrato bancário.

Já os aposentados precisam mostrar a guia de comprovante da sua situação, bem como os extratos de recebimento da aposentadoria.

No caso do trabalhador assalariado, é possível mostrar os holerites.

Portanto, não se desespere! É possível comprovar a renda, seja você um trabalhador informal, um empreendedor ou trabalhador assalariado de CLT que não apresenta um salário fixo mensal registrado em sua carteira.

A seguir, veja como a comprovação de renda é feita em alguns casos especiais, como dos trabalhadores autônomos, trabalhadores no regime de CLT e aposentados e pensionistas.

O comprovante de renda é um dos requisitos para que as instituições financeiras aceitem liberar o crédito.

5 formas de trabalhadores autônomos comprovarem renda

Muitas vezes um trabalhador autônomo se vê na situação de precisar comprovar a sua renda para conseguir um financiamento, abrir uma conta bancária, aumentar o limite do cartão de crédito ou alugar um imóvel. Enfim, existem inúmeras situações em que a comprovação de renda é exigida.

Alguns bancos podem utilizar movimentações bancárias para estipular a renda e, assim, fornecer novos limites. Muitas vezes, os gerentes têm uma autonomia relativa para a concessão de crédito, entretanto, é necessário lembrar que as políticas internas da instituição precisam ser levadas em consideração.

Profissional liberal pode comprovar sua renda de diferentes formas.

Conheça como os trabalhadores autônomos podem comprovar a renda.

Abra uma conta bancária

Abrir uma conta corrente pode ser uma forma facilitada para conseguir comprovar a renda. Ao abrir uma conta, você terá movimentação de dinheiro, e isso é algo importante para que as instituições vejam a sua renda.

Para conseguir essa comprovação por extrato, o correntista precisará de, no mínimo, três meses de movimentação. Passado esse período, a conta pode se tornar um documento para comprovação de renda.

Formalize seu trabalho

Uma outra forma de comprovar a sua renda é formalizar o seu trabalho. Para isso, você pode se tornar um microempreendedor individual (MEI).

O processo é extremamente fácil e rápido, e pode fazer com que você passe a ter outros benefícios, além da comprovação de renda, como aposentadoria e auxílio-doença.

No entanto, se não achar interessante essa idéia, basta que você guarde todos os contratos e recibos dos serviços que você realizou, já que eles comprovam quais os trabalhos mais comuns que você presta e qual o pagamento que recebe para fazê-los.

Sempre lembre que sua contabilidade é importante

Se você apresentar uma contabilidade organizada, com todos os contratos e recibos sempre em mãos, será mais fácil na hora que existir a necessidade de se comprovar a renda.

Além disso, mantenha sempre por perto a declaração de imposto de renda, pois é um documento que mostra tudo o que o declarante recebeu e gastou no ano anterior.

Mesmo assim, é possível que os bancos considerem que as informações da declaração estejam desatualizadas, até porque ela é válida apenas por um ano. Nesse caso, você terá que apresentar todos os documentos que tiver na sua contabilidade.

Manter sua contabilidade em dia é uma forma de estar sempre preparado para comprovar sua renda.

Emitir DECORE

A DECORE é Declaração Comprobatória de Percepção e Rendimento. É um documento voltado para profissionais liberais e autônomos, como os advogados, dentistas, corretores, entre outros.

Esse documento é, na realidade, o documento oficial para que o profissional autônomo ou liberal e os empresários declarem a renda. De fato, é possível substituir o holerite por esse documento, desde que você se encaixe nos perfis dos profissionais descritos.

Para os empresários e microempresários, a DECORE pode ser utilizada no pró-labore, comprovando que houve a retirada dessa remuneração por parte dos sócios da empresa.

É preciso deixar claro que a DECORE deve ser emitida por profissionais de contabilidade habilitados para tal e nela deve constar o selo DHP – Declaração de Habilitação Profissional.

A DECORE é um dos documentos mais aceitos para se comprovar a renda, mas, mesmo assim, tudo vai depender da política da instituição.

Cuidado com o CPF

Para comprovar a sua renda e conseguir aquilo que busca, um trabalhador autônomo precisa ter muito cuidado com o seu CPF.

Se o profissional apresentar histórico de nome negativado é provável que sua solicitação não será aceita. Então, antes de pedir o que deseja, veja como está seu nome e sane as dívidas em aberto, no caso de tê-las.

Além disso, como profissional autônomo, tenha sempre em mãos para a comprovação de renda: contratos de prestação de serviços e seus respectivos comprovantes de recebimento; DECORE com DARF; Recibo de Pagamento Autônomo; extrato bancário dos últimos seis meses; e a Declaração Anual de Imposto de Renda.

Como os trabalhadores CLT (carteira assinada) podem comprovar renda?

Para os trabalhadores que apresentam carteira assinada, ou seja, estão sob o regime de CLT, é possível comprovar a renda apresentando os holerites dos três últimos meses ou a carteira de trabalho.

Entretanto, sempre existe a chance de a instituição financeira requisitar outros documentos comprobatórios.

Para os profissionais que se enquadram nessa categoria, existe ainda a possibilidade da apresentação da declaração de Imposto de Renda atualizada, mas é bom lembrar que ela tem validade de um ano.

Porém, para os trabalhadores CLT que apresentam remuneração variável a apresentação do holerite dos últimos três meses pode não ser suficiente para que a instituição financeira consiga observar uma média do salário de forma confiável.

Nesse caso, o banco poderá pedir comprovantes de pagamento que digam respeito a um número maior de meses, não sendo comum que ela peça do ano todo. As FinTechs são em geral um pouco mais flexível nesse ponto, podendo realizar uma análise com três meses de histórico.

Novamente, isso é a segurança que a instituição financeira tem para garantir que você terá o valor necessário para pagar as parcelas de empréstimo, por exemplo.

Para trabalhadores em regime de CLT, às vezes, a apresentação da carteira de trabalho e dos holerites é suficiente.

E os aposentados e pensionistas?

Os aposentados e pensionistas se enquadram no grupo que apresenta uma facilidade para comprovar a renda. Para eles, é necessário apresentar apenas os três últimos comprovantes de recebimento dos benefícios e a declaração do imposto de renda.

Aqui cabe uma dica para as pessoas que vivem de renda, já que muitos aposentados conseguem complementar a aposentadoria com alguns aluguéis.

Para essas pessoas (que vivem de aluguéis ou investimentos), para a comprovação de renda, é necessário que apresentem, de forma obrigatória, o comprovante do Imposto de Renda. Em alguns casos, pode ser usada a DECORE, principalmente nos casos relacionados a aplicações financeiras.

É de extrema importância que a pessoa saiba como adquirir o seu comprovante de renda, uma vez que ele é requisitado nas mais variáveis circunstâncias e situações. Essas informações apresentadas aqui são para facilitar a vida das pessoas que apresentam dúvidas de como conseguir tais documentos.

Também vale ressaltar que as instituições financeiras apresentam ferramentas para comprovar a veracidade dos documentos. Essas ferramentas são capazes de mostrar se eles são falsos ou verdadeiros. Caso sejam falsos, além da pessoa não conseguir o crédito, ainda corre o risco de ser acionada na justiça.

De uma maneira geral, a comprovação de renda é uma forma que as instituições financeiras usam para avaliar as condições e a confiabilidade da pessoa. Mas, esteja certo que elas irão atrás do seu histórico de pagador antes que a liberação do seu pedido ocorra. No caso de ser um bom pagador, suas chances de conseguir o que deseja são mais altas.

Como que a Rebel comprova a renda de seus usuários?

Na Rebel o seu extrato do banco será capturado de forma automática pois é a forma mais rápida e segura de enviar a sua documentação para a análise.

Em resumo, para conseguir que seu comprovante de renda seja aceito pelas instituições financeiras é necessário que você tenha um bom planejamento de suas finanças e que sempre consiga arcar com os seus gastos.

Gostou de saber sobre as diferentes formas de comprovar a sua renda? Se você tem amigos nessa situação, compartilhe com eles para que conheçam os vários caminhos a seguir. Aproveite para deixar seu comentário aqui.



Leia mais

Carreira
timer 4 min

O que é renda variável e qual a diferença com renda fixa?

abril de 2018
Carreira
timer 4 min

O uso inovador do blockchain nas organizações

novembro de 2018
Carreira
timer 9 min

O que são Fintechs e quais os benefícios que elas trazem para o consumidor?

julho de 2018