close

Saúde & Sucesso

É necessário higienizar as compras online pra evitar o coronavírus?

abril de 2021


create
Escrito por: Redação

timer
Tempo aproximado
de leitura:
2 min



Nesse um ano de pandemia você:

(   ) fez compras online

(   ) limpou muito chuchu, tomate e cenoura

(   ) pediu comida por delivery

(   ) mandou presente por app de entregas

(   ) aproveitou cupom de desconto porque era uma oferta arrasadora

Se marcou ao menos um item acima, senão todos, você faz parte dos 71% dos brasileiros que fizeram compras online e higienizaram os produtos por medo de Covid-19. Os dados são plataforma de inteligência e pesquisa NZN divulgados este ano.

Parece que não, mas esse reflexo do dia a dia é tão frequente que se tornou multitela.

Retratos da vida

Após se paralisada por conta da maior crise sanitária e hospitalar da história, a novela Amor de Mãe, de Manuela Dias, voltou com uma cena clássica e comum em muitas famílias. Dona Lurdes, interpretada por Regina Casé, surgiu reclamando por limpar qualquer coisa que entrava na casa dela. Quem nunca fez isso ao voltar do supermercado ou receber uma entrega, com certeza vive num mundo paralelo.

Impulsionado pela pandemia, cerca de 20 milhões de pessoas fizeram sua primeira compra pela internet ano passado. Se bobear, Dona Lurdes foi uma delas.

Ainda segundo a pesquisa, produtos de higiene (80%), alimentos e bebidas (72%), e remédios (63%) foram o foco de consumo dessas despesas virtuais.

Mas limpar compras online previne a Covid-19?

Quando o vírus começou a se espalhar pelo mundo, pesquisadores disseram que o coronavírus poderia sobreviver à superfície de embalagens e produtos. Foi a partir daí que o hábito de limpar se tornou quase uma obsessão na rotina de cada um.

No último dia 8 de abril, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos contrariou o chamado “teatro da higiene”. Em entrevista ao jornal New York Times, a diretora dos CDC, Rochelle Walensky afirmou que o risco de contrair o vírus em contato com objetos é inferior a 1 em 10 mil.

Também ao jornal, o cientista do Instituto Politécnico e Universidade Estadual de Virgínia, Lindsey Marr, disse não existir evidências de casos de Covid-19 por tocar em produtos contaminados. A higiene é mais um hábito diário e de segurança que as pessoas precisam acreditar.

Vamos de álcool em gel.

Como se proteger?

Com risco de transmissão baixo pelo contato com superfícies, o foco continua em:

  • uso de álcool em gel;
  • distanciamento social;
  • mãos lavadas com sabão;
  • uso de máscaras do tipo PFF2;
  • e ambientes ventilados com janelas e portas abertas (se possível).

Devido às novas variantes, todo cuido é bem-vindo. Inclusive na hora de espirrar álcool ou desinfetante nos objetos. Isso porque alguns sprays são feitos com elementos tóxicos e, quando ingeridos pelo ar, podem comprometer seu organismo.

Quer aproveitar as promoções imperdíveis pra estocar roupas, livros e sapatos em meio à pandemia? Tudo bem. Só não dá pra usar mais a desculpa de limpar as compras e dizer que precisava mesmo daquilo.

Independente se for no débito, crédito ou parcelado, não se esqueça de entender melhor seus gastos e orçamento antes de sair fazendo dívidas por aí.

Suas saúdes física e financeira agradecem.



Leia mais

Saúde & Sucesso
timer 4 min

O guia contra o estresse pra enfrentar o coronavírus

abril de 2020
Saúde & Sucesso
timer 4 min

Compulsão alimentar: 5 dicas para se livrar dessa vontade de atacar a geladeira

maio de 2020
Saúde & Sucesso
timer 4 min

Home office: 5 dicas para trabalhar em casa com saúde

maio de 2020