close

Grana

Consulta de FGTS: como saber se o meu saldo está recebendo os depósitos?

setembro de 2018


timer
Tempo aproximado
de leitura:
3 min



Os avanços da tecnologia trouxeram comodidades bastante úteis para nosso dia a dia e, por conta da grande taxa de adesão, diversos órgãos decidiram investir em plataformas completas de informação online. A Caixa Econômica Federal foi uma delas, o que foi uma grande ajuda para, por exemplo, sanar as dúvidas sobre o FGTS. Agora, não é mais necessário esperar que as cartinhas com seu saldo cheguem até sua casa, pois você aprenderá como ver seu FGTS no conforto de sua casa com nossas dicas!

Descubra o que é o FGTS e como consultá-lo! Créditos: Google

O que é FGTS?

Antes de explicarmos como é feita a consulta de seu saldo, vamos primeiro explicar do que se trata essa sigla. Traduzindo livremente, ela diz respeito ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, um direito de todas as pessoas que trabalham com carteira assinada. Esse direito foi criado visando a proteger os trabalhadores que são mandados embora sem justa causa.

Para isso, é criada uma conta na Caixa Econômica Federal vinculada ao contrato de trabalho e, no início de cada mês, 8% do salário do colaborador é depositado nela. O total desses valores depositados pertencem, portanto, ao empregado, que pode recebê-lo quando estiver em situação de desemprego ou utilizá-lo como crédito para financiamentos.

Agora, vamos ao que interessa, o passo a passo de como ver seu FGTS.

A Caixa Econômica Federal é responsável pela administração das contas de FGTS de todo trabalhador. Créditos: Google

Como consultar seu saldo?

Você pode consultar seu extrato utilizando o seu número de CPF, pois ele o ajudará a consultar seu PIS. Faça o seguinte:

  • Consulte seu PIS: faça isso por meio do site Meu INSS. Basta cadastrar-se preenchendo os campos solicitados, como CPF, data de nascimento, e-mail, etc. O sistema fornecerá uma senha que poderá ser alterada depois. Com seu perfil criado, o canto superior direito exibirá seu PIS. Uma maneira simples de descobrir o número é consultando a carteira de trabalho.
  • Use o PIS para acessar o FGTS: a Caixa Econômica Federal dispõe de duas plataformas digitais para essa consulta, um site e um aplicativo. Veja abaixo quais são as diferenças.

Consulta pelo site

1- Acesse o site do FGTS;

2- Informe o número de seu PIS;

3- Clique em “Cadastrar Senha”;

4- Leia o regulamento e clique em “Aceito”;

5- Preencha o cadastro com todos os dados solicitados;

6- Crie uma senha com até oito dígitos.

Após esses procedimentos, você receberá uma notificação confirmando seu cadastro. Para consultar seu saldo, acesse o site novamente e informe seus dados de login. Essa é uma boa maneira para quem deseja consultar seu extrato de vez em quando por um computador, sem precisar se preocupar com downloads ou com a memória de seu celular.

Consulta pelo aplicativo

1- Baixe o aplicativo FGTS gratuitamente;

2- Na tela inicial, selecione “Primeiro Acesso”;

3- Leia o contrato e clique em “Aceitar”;

4- Informe o número de seu PIS e clique em “Continuar”;

5- Preencha o formulário com as informações solicitadas;

6- Crie uma senha e clique em “Cadastrar”.

Seu perfil está pronto para ser acessado por seu dispositivo móvel sempre que desejar! O aplicativo é uma ótima comodidade para quem deseja que seus dados fiquem sempre ao alcance de suas mãos em qualquer lugar.

O aplicativo FGTS é ótimo para quem prefere ter acesso aos dados sempre à mão. Créditos: Google

Você pode cadastrar seu celular para receber informações sobre seu FGTS por SMS todos os meses ou, ainda, manter o recebimento das cartas de saldo, que são enviadas a cada dois meses para todas as pessoas que possuem conta ativa.

Neste texto, você aprendeu como ver seu FGTS sem complicações e no conforto de sua casa ou em qualquer lugar que esteja. Esperamos que tenha gostado.

Ficou com alguma dúvida ou quer nos contar o que achou de nosso post? Não deixe de comentar.

Até a próxima!



Leia mais

Grana
timer 4 min

Após o fim do crédito rotativo, os juros do cartão aumentaram. E agora?

setembro de 2017
Grana
timer 8 min

O que é protesto e como limpar de vez o seu nome no cartório?

janeiro de 2018
Grana
timer 4 min

O que é amortização e como fazer o cálculo?

março de 2018