Crédito direto ao consumidor: entenda o que é e como funciona

By:

O que é o CDC?

Dinheiro rápido na mão é a forma mais simples de entender o que é crédito direto ao consumidor. Créditos: Google

Quem nunca passou um aperto financeiro e teve que recorrer ao banco para solucionar o problema? Quase todos já passaram por isso e o CDC é a forma mais rápida e fácil de conseguir uma grana e sair do aperto. Por esse motivo, neste artigo você entenderá o que é crédito direto ao consumidor ou simplesmente CDC.

O CDC é a modalidade de empréstimo mais utilizada pelos consumidores. Isso ocorre porque, para a maioria dos correntistas, ela está como uma opção pré-aprovada e basta o cliente contratar em um caixa eletrônico. Há também empresas que oferecem esse tipo de empréstimo totalmente on-line, mesmo que o cliente não possua conta em banco.

O CDC pode ocorrer de duas maneiras: o cliente pode sacar o dinheiro de forma bem rápida em um momento de necessidade ou ainda pode obtê-lo em forma de crédito, para a aquisição de bens. Geralmente, isso ocorre em lojas para a compra de determinado produto.

Você poderá contratar um CDC e parcelar o pagamento em até 60 vezes. Mas vale lembrar que, quanto maior for a quantidade de parcelas, maiores serão os juros. Caso você consiga antecipar o pagamento das parcelas, terá desconto nas mesmas.

Antes de contratar, é importante que você analise bem as taxas de juros praticadas pelas instituições e também avalie a forma de empréstimo para cada tipo de necessidade. Geralmente, o CDC é utilizado para dívidas de menor valor. Já para valores altos, talvez seja melhor utilizar um leasing ou financiamento.

Mas tudo depende da necessidade, das taxas de juros e das condições que o mercado oferece. O importante é que você avalie e contrate aquele que melhor lhe atenda. Contrate sempre com um valor de parcela que caiba dentro do seu orçamento mensal para que você não venha a sofrer apertos financeiros.

É importante também que você analise o custo total do empréstimo, pois são inclusos nas parcelas o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e também a Taxa de Abertura de Crédito (TAC), que pode ou não ser embutida.

Continue lendo nosso post e entenda melhor sobre o CDC. Veja abaixo quais são as vantagens e desvantagens de se adquirir essa modalidade de crédito.

Quais são as vantagens e desvantagens?

Assim como ocorre em qualquer operação de crédito, o CDC possui vantagens e desvantagens em seu uso. Por isso, é importante analisar as condições antes de contratar e verificar se ela se adequa ou não às suas necessidades.

Vantagens

O CDC possui muitas vantagens em relação às outras formas de se obter crédito, como ocorre  ao contratar um CDC para comprar um veículo. O bem não fica alienado ao banco e isso facilita muito caso o proprietário resolva vender o veículo, pois não precisará passar por tantos processos.

Uma outra grande vantagem do CDC é que você poderá parcelá-lo em até 60 vezes e, caso a sua situação financeira melhore, você poderá antecipar o pagamento das parcelas,  pagando menos juros. Além disso, os juros, geralmente, são menores do que os do cheque especial ou de cartões de crédito.

É importante ressaltar que no CDC não há mínimo de parcelas. Você pode parcelar em quantas vezes desejar, desde que não ultrapasse 60 parcelas. Em outras modalidades de empréstimos, como no leasing, o parcelamento mínimo é de 24 vezes.

Para os clientes que possuem movimentações em instituições bancárias e já possuem o CDC pré-aprovado como opção de empréstimo, basta contratá-lo em um caixa eletrônico e sacar o dinheiro na hora. O saque é rápido e fácil e as parcelas são descontadas diretamente na conta e na data que você selecionar.

Desvantagens

Uma das desvantagens do CDC é que as taxas de juros costumam ser mais altas do que as de financiamento e leasing. Por isso, é importante que você compare o valor total que pagará pelo empréstimo com o valor que pagaria pelo financiamento ou leasing. Mas tudo depende da sua necessidade. Então, pondere se vai adquirir um bem ou se apenas precisa de um certo valor, para finalidades diversas, de forma rápida.

Uma outra desvantagem é que, como consegue-se o dinheiro muito fácil, por estar pré-aprovado, muitas pessoas não analisam se vão poder pagar as parcelas sem afetar as despesas mensais. Para que você não corra o risco de ficar inadimplente, é bom contratar um CDC com parcelas que não excedam 30% de sua renda mensal.

Como solicitar o crédito?

Se você já for correntista de um banco, contratar um crédito direto é muito fácil, pois os valores já são pré-aprovados e basta  ir a um caixa eletrônico, assinar o contrato digitalmente e sacar o dinheiro na hora.

Mas não se preocupe se você não possuir relacionamento com bancos. Existem muitas instituições que atuam no ramo de empréstimos. Você precisa apresentar alguns documentos, tais como comprovante de renda, comprovante de residência e documentos pessoais. A partir dos dados informados, a instituição fará uma análise de seu cadastro e verificará a quantia que pode ser liberada no caso de aprovação.

Veja abaixo uma instituição financeira que atua nesse ramo, onde você poderá contratar um crédito de forma on-line.

Rebel

Ser cliente Rebel é ser livre e poder realizar sonhos. Créditos: Google

Se, até aqui, você já tirou suas dúvidas sobre o CDC e precisa contratar um crédito dessa modalidade, saiba que há uma plataforma on-line que oferece esse tipo de empréstimo: a Rebel. Ela é uma correspondente bancária da Lecca Crédito, Financiamento e Investimentos S.A.

A Rebel oferece crédito pessoal, sem garantias, com taxas calculadas com base no perfil de cada cliente. O propósito da Rebel é realmente provocar uma mudança no sistema financeiro brasileiro, de forma que os produtos realmente atendam às necessidades dos clientes.

Contratando um crédito com a Rebel você estará adquirindo um produto de forma rápida, fácil e o mais importante: com qualidade. Ao se tornar cliente da Rebel, saiba que o crédito será totalmente seu, para usar da melhor forma possível. Isso pois a empresa entende que os clientes são livres, coms sonhos a serem realizados. E a instituição pode ajudá-los em suas conquistas.

Como você percebeu, contratar um CDC pode ser muito simples. O importante é saber analisar qual a melhor forma de empréstimo que atenderá à sua necessidade, bem como as taxas de juros em cada operadora de crédito, fazendo uma comparação. Além disso, é fundamental contratar valores de parcelas que caibam no seu orçamento.

Agora que você já sabe mais sobre o que é crédito direto ao consumidor, ficou alguma dúvida ou tem alguma sugestão? Deixe sua opinião nos comentários. Ela é muito importante para nós!

Da mesma maneira, continue seguindo nossas publicações para saber mais curiosidades desse ramo. Até a próxima!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *