close

Grana

Crédito sustentável: saiba o que é e como funciona

fevereiro de 2019


timer
Tempo aproximado
de leitura:
4 min



Dentro de uma empresa ou no dia a dia, a forma como você utiliza seu dinheiro é fundamental para garantir o crescimento do negócio ou o equilíbrio das contas. Infelizmente, muitas pessoas costumam ter alguma dificuldade nesse ponto. Porém, depois de aprender a promover o crédito sustentável em seu negócio, boa parte destes problemas tende a diminuir ou mesmo desaparecer.

Crédito sustentável: saiba o que é e como funciona

Você provavelmente não sabe o que esse termo significa ainda, mas ele será muito útil para garantir a sua saúde financeira. E para assegurar que você estará preparado para aplicá-lo, entenda melhor o que ele significa, como funciona e quais são as vantagens de adotar esse modelo dentro do seu trabalho ou mesmo do seu dia a dia. Acompanhe:

O que é o crédito sustentável?

Ao contrário do que o nome deixa a entender, esse tipo de crédito não está necessariamente relacionado ao meio ambiente. Porém, de forma similar, ele também tem a ver com a maneira como você utiliza seus recursos para minimizar danos.

O crédito sustentável é aquele que melhor se ajusta à realidade de quem o recebe. Imagem: Pixabay

De forma bem simples, ele representa o fornecimento de um produto de crédito adequado à realidade de quem recebe. Por exemplo, crédito bancário oferecido a uma empresa, de forma que ela possa arcar com todas as despesas e taxas decorrentes. Por isso, também é chamado de “crédito consciente” ou “crédito responsável”. Ele pode ser aplicado em bancos com o objetivo de minimizar a chance de inadimplência, nas finanças domésticas para evitar despesas além do orçamento ou em pequenos negócios para melhorar sua estabilidade.

Pode ser um pouco difícil visualizá-lo a princípio, mas a ideia central é que, com esse tipo de crédito, seja possível manter as finanças em equilíbrio, sem correr grandes riscos ou ficar no prejuízo a cada mês. Em outras palavras, esse fluxo de crédito pode sustentado indefinidamente entre a instituição financeira e o tomador de decisão que recebe o valor.

Como funciona?

Como o nome já diz, o objetivo principal do crédito sustentável é garantir que o cliente receba o que precisa, de acordo com sua necessidade e com sua capacidade de arcar com sua parte do acordo. Nele, o cliente vai até a instituição financeira e fornece todos os dados sobre o dinheiro que precisa, as condições de pagamento com as quais pode arcar, etc.

Com base nesses dados, a instituição pode fazer uma proposta do melhor produto para atender a esta demanda, levando em conta todas as condições impostas. Imagine, por exemplo, que você precise de dinheiro para colocar um plano de negócios em prática. Você pode buscar um financiamento em uma instituição financeira e, com base no tipo de negócio e em sua viabilidade, receber uma proposta. Ela pode incluir um valor, juros ou prazo de pagamento diferentes do seu planejamento original, caso haja uma opção de crédito mais adequada.

O pedido pode ser negado?

Naturalmente, um pedido de crédito sustentável é sujeito a várias negociações e adaptações antes de ser aprovado. É de interesse de toda instituição financeira que seus clientes paguem suas dívidas dentro do prazo previsto, sem acumular mais juros que o necessário nem cair na inadimplência. Da mesma forma, um empreendedor quer que cada setor seja capaz de se manter com o orçamento em dia e retornar o valor ao fluxo de caixa.

Há diversas vantagens para quem conhece o crédito sustentável Imagem: Pixabay

Dessa forma, sim, o pedido pode ser negado, caso não seja possível encontrar um acordo. Felizmente, esse não costuma ser o caso. Em instituições financeiras de qualidade, há profissionais preparados para oferecer a melhor solução financeira ao cliente. Em empresas preparadas, é feira uma gestão financeira para utilizar o dinheiro disponível com mais eficiência.

Quais são as vantagens?

Diante destes fatos, quais são as principais vantagens do crédito sustentável? Seja pela perspectiva da pessoa física, da instituição financeira ou do empreendedor, essa forma de lidar com o dinheiro é muito promissora. Veja aqui os principais exemplos:

Mais facilidade para pagar

Como o valor, prazo, taxas e outras condições de pagamento relacionadas são todas ajustadas para a necessidade e condições específicas de cada recebedor, as chances de não ser capaz de pagar pelo serviço são consideravelmente baixas. Isso contribui bastante para a longevidade de um negócio e evita a inadimplência de pessoas físicas e jurídicas.

Além disso, uma vez que é feita uma análise mais aprofundada e o crédito oferecido é ajustado de acordo com a situação do tomador, é possível reduzir as taxas no médio e longo prazo. Como o risco de não recebimento é menor, a instituição financeira pode cobrar valores menos em juros, pois o retorno do serviço é mais garantido.

Possibilidade de negociação

Dentro do crédito sustentável, há muito espaço para negociar os valores, de forma que todas as partes sejam beneficiadas. Isso inclui tanto a escolha dos números durante o empréstimo quanto a definição de um orçamento para cada setor de uma empresa. Quanto mais alinhadas as partes estiverem, melhor.

E, mesmo durante o processo de pagamento, pode haver espaço para reavaliação do crédito, seja com a obtenção de um valor maior ou renegociação da dívida. Afinal, a primeira análise e acordo não precisam ser definitivos. Tudo pode e deve ser ajustado à medida que o contexto também mudar.

Mais adequado aos seus objetivos

Por fim, esse tipo de crédito, quase sempre, é o que você precisa para alcançar seu objetivo original, tanto no valor quanto nas condições de pagamento. Se for usado com responsabilidade, de acordo com o planejamento original, você terá aquilo que precisa e ainda poderá fechar sua dívida logo em seguida.

Se você quer montar um negócio, por exemplo, vai precisar de capital para fazer o primeiro investimento, mas também de recursos para manter tudo funcionando até que ele comece a gerar retorno. Ter esse tempo em mente na hora de planejar seu orçamento é uma parte importante do uso responsável do seu crédito.

A Rebel, quando realiza a avaliação de crédito, leva em conta a capacidade do cliente em pagar suas parcelas em dia sem comprometer sua renda de maneira não sustentável.

Agora que você entende melhor o que é o crédito sustentável e como ele funciona, pode começar a usá-lo com mais responsabilidade, independentemente do seu objetivo. Se quiser continuar acompanhando nossas novidades, assine nossa newsletter e receba tudo em primeira mão!



Leia mais

Grana
timer 4 min

Empréstimo consignado: vantagens e desvantagens

agosto de 2017
Grana
timer 8 min

Rendimento de poupança: breve histórico e como calcular o seu retorno

janeiro de 2018
Grana
timer 4 min

Entenda como funciona, na prática, o limite do cartão de crédito

março de 2018