close

Grana

Empréstimo online: como saber se um site é realmente confiável?

janeiro de 2018


timer
Tempo aproximado
de leitura:
5 min



Realizar um empréstimo online confiável é uma tarefa que requer conhecimento e muita pesquisa. Esse é um serviço relativamente novo, mas que vem ganhado espaço na vida das pessoas que estão acostumadas a realizar diversos tipos de operações através da internet.

O início dessa prática possibilitou que muitos consumidores tivessem suas vidas facilitadas, conseguindo um empréstimo de forma rápida e sem muita burocracia.

Ou seja, qualquer pessoa que precisar de dinheiro em um curto espaço de tempo, seja pelo motivo que for, pode recorrer a um empréstimo online.

Porém, é preciso estar atento à seriedade e confiabilidade da empresa contratada, já que existem algumas que não são seguras e aplicam golpes, a fim de tirar vantagem do consumidor.

Por isso, é de suma importância que qualquer pessoa esteja apta a identificar quais empresas são confiáveis ou não. Assim, é possível estar sempre atento e protegido de qualquer tipo de ação fraudulenta.

Pesquisar e simular: os passos iniciais do empréstimo online

Uma empresa de empréstimo online confiável precisa ser previamente pesquisada e simulada.

Antes de realizar um empréstimo online, é necessário que uma pesquisa e uma simulação detalhadas sobre a empresa sejam feitas. Elas devem ser feitas quantas vezes o consumidor achar necessário para que tudo saia conforme o planejado.

Uma pesquisa precisa ser realizada de forma precisa e minuciosa. Então, é necessário que o usuário descubra qual é o tempo de operação de determinada empresa, sua repercussão em todos os tipos de mídias existentes, comentários de pessoas que já utilizaram o serviço pretendido, entre outros.

Também é muito importante que o CNPJ da empresa ou da financeira parceira seja confirmado junto ao Banco Central. Assim, fica ainda mais fácil ter certeza de que a escolha da empresa de empréstimo online é realmente confiável.

Além disso, existem alguns sites onde é possível encontrar informações certeiras e verdadeiras sobre algumas empresas, como é o caso do site Reclame Aqui. Ele reúne informações positivas e negativas de consumidores sobre inúmeras empresas físicas e online, sendo uma ótima fonte de informação.

Redes sociais também agrupam comentários de pessoas que já usaram os serviços das mais variadas empresas, facilitando ainda mais o processo de análise por parte do usuário.

A fim de saber se o site é confiável, é interessante que o usuário verifique se o “http” do link possui um “s” no final.

Desconfiar de anúncios duvidosos ou milagrosos de empréstimos fáceis e rápidos também é uma ótima forma de se proteger.

Depois de pesquisar as melhores e mais confiáveis empresas de empréstimo online confiáveis, é necessário realizar uma simulação dos valores desejados. Assim, é simples descobrir todas as condições de pagamento para o valor e prazos previamente estipulados.

Com isso, fica fácil conhecer o Custo Efetivo Total (CET), as taxas de juros e qual será o valor de cada parcela a ser paga.

Essa simulação de empréstimo é disponibilizada por todas as instituições financeiras em seus sites, o que facilita a decisão final do consumidor.

Durante as simulações, algumas empresas pedem a documentação e outras informações pessoais do usuário, o que pode ser um pouco perigoso se essas instituições não forem seguras.

Como determinar se o empréstimo online é confiável?

Alguns itens precisam ser verificados no momento da cotação de um empréstimo online.

Existem alguns itens que precisam ser avaliados com bastante atenção no momento de determinar a confiabilidade de qualquer instituição financeira de empréstimos online, como conhecer a empresa que está oferecendo o crédito e a sua avaliação e repercussão nas redes sociais, por exemplo.

Conheça a empresa que oferece o crédito

Buscar informações sobre a empresa ou financeira que está oferecendo o crédito junto ao Banco Central é essencial.

Isso pode ser averiguado tanto no site da própria instituição quanto no site do Banco Central ou pelo número 145.

Assim, o usuário pode facilmente saber se o site em questão possui a autorização necessária para oferecer crédito. Além disso, o Banco Central também possui informações sobre as taxas cobradas.

A importância das mídias sociais

As mídias sociais são importantes aliadas dos usuários no momento da escolha de uma instituição confiável e segura para a realização de operações de crédito.

Através delas, fica fácil saber qual é o posicionamento de outros consumidores em relação a determinada instituição financeira.

Então, é imprescindível que antes de qualquer empréstimo ser concluído, uma checagem completa seja realizada em todas as mídias sociais em que a instituição em questão estiver presente.

Pontos-chave de atenção

Antes de optar por uma instituição de crédito, o usuário precisa se atentar a mais alguns pontos. Entre eles, estão:

  • Verificar se o site em questão possui um certificado de segurança (um cadeado verde fechado que está localizado no início do link, ao lado do “https”);
  • Acessar as seções “Termos de uso”, “Política de Privacidade” e “Quem Somos”. Quando um site não é confiável, esses conteúdos costumam conter erros de português e ser muito básicos.

Depósito antecipado é proibido!

O pedido de depósito antecipado é crime.

Uma empresa de empréstimos séria jamais pede um pagamento antecipado a fim de liberar o crédito para o seu consumidor. Além disso, essa é uma prática proibida pelo Banco Central, o que caracteriza instantaneamente uma instituição fraudulenta.

Independentemente do valor, um pagamento antecipado caracteriza e configura uma tentativa de golpe. Preste muita atenção caso você receba alguma oferta de empréstimo pelo WhatsApp. Atualmente esse aplicativo de comunicação é um dos meios preferidos dos fraudadores.

Esse tipo de fraude é bastante aplicado atualmente, o que deve fazer com que os usuários estejam sempre atentos a essa prática ilegal. Qualquer taxa extra, como taxa de processamento ou taxa de seguro, também é proibida pelo Banco Central.

A Rebel é confiável?

A plataforma Rebel realiza empréstimos online confiáveis.

Sim!

A Rebel é um site de crédito online que funciona como correspondente bancário da Lecca Credito, Financiamento e Investimentos S.A..

Os investimentos iniciais oferecidos pela plataforma são de caráter pessoal, sem a necessidade de apresentação de qualquer tipo de garantia. Além, é claro, de oferecer taxas exclusivas para o perfil específico de cada cliente.

Todas as informações de seus usuários são armazenadas de forma extremamente segura e jamais são repassadas a terceiros.

A Rebel se orgulha do seu atendimento ao consumidor com qualidade. O time da Rebel está sempre trabalhando para oferecer a melhor oferta de crédito de acordo com cada perfil de usuário.

Além disso, a Rebel oferece taxas bastante atrativas e disponibiliza o valor contratado em até um dia útil.

Você já sabia como identificar uma empresa de empréstimo online confiável? Tem alguma dúvida ou gostaria de saber mais sobre o assunto? Deixe seu comentário abaixo e continue acompanhando nossas publicações.



Leia mais

Grana
timer 4 min

Empréstimo pessoal: saiba como ter a melhor oferta mesmo na crise

agosto de 2017
Grana
timer 5 min

Empréstimo para pessoa física: qual é a melhor escolha?

janeiro de 2018
Grana
timer 5 min

Empréstimo para casamento: os grandes atrativos e por que vale a pena fazer?

março de 2018