close

Grana

Empréstimo pessoal sem garantia: uma opção mais flexível

setembro de 2017


timer
Tempo aproximado
de leitura:
4 min




Pra você que  precisa de crédito e deseja maior liberdade tanto na hora da contratação quanto na hora do pagamento, aqui vai tudo o que você precisa saber sobre empréstimo pessoal sem garantia.


Você já entrou no cheque especial ou teve que pagar altos juros no rotativo do cartão de crédito? Você não fica confortável em colocar o seu patrimônio ou automóvel como garantia de um empréstimo? Você precisa de uma solução rápida para ajudar na sua situação financeira? Caso tenha respondido sim para alguma dessas perguntas, o crédito pessoal sem garantia pode ser uma ótima solução para você.

O que é empréstimo pessoal sem garantia?

Empréstimo pessoal sem garantia é uma categoria de crédito para pessoa física que não exige que você coloque seus bens (ou seu salário) no contrato de aquisição como forma de assegurar o pagamento. Isto é, você não precisa envolver seu carro ou seu imóvel no negócio como acontece quando se contrata um empréstimo com garantia.

Mais acessível do que outras modalidades de crédito

O crédito pessoal sem garantia é muito mais aberto a diversos perfis de consumidor. Isso acontece porque:

  1. Diferente do empréstimo com garantia imobiliária, o empréstimo pessoal sem garantia não requer que você tenha um imóvel registrado no seu nome para adquirir o crédito;
  2. Ao contrário de quando você contrata um empréstimo com garantia de veículo, você não precisará incluir seu automóvel no contrato de aquisição;
  3. Para ter o seu empréstimo, não é necessário ter carteira de trabalho assinada ou receber benefícios previdenciários. Esses são alguns dos requisitos quando se contrata um empréstimo consignado, por exemplo.

Liberdade na hora de pagar

Outras categorias de empréstimo têm o pagamento das parcelas descontado automaticamente do seu salário ou benefício. Isso não acontece quando você opta pelo empréstimo pessoal sem garantia. Além disso, as parcelas e datas de vencimentos geralmente são mais flexíveis e podem ser negociados. Dessa maneira, você tem à sua disposição mais autonomia para gerenciar seu dinheiro e evitar que, em situações de emergência, suas economias saiam do controle. No pior cenário, não será necessário entregar seu automóvel ou sua casa à financeira se você não conseguir pagar o empréstimo.

Taxas mais competitivas

Se você já teve a chance de verificar as taxas de juros dos cheques especiais, saberá por que elas são alvo de críticas de muitos experts de finanças. Isso acontece porque seu valor é muito superior ao das taxas de juros de outros tipos de crédito pessoal, inclusive as do empréstimo pessoal sem garantia. As taxas de juros do cheque especial chegam a ser mais de 300% maiores do que as que você pagaria por um empréstimo pessoal sem garantia.

Processo de contratação mais rápido

Até agora, você já deve ter notado que o empréstimo pessoal sem garantia é praticamente um “estilo livre” de crédito. Justamente por isso, a contratação se torna um processo muito mais rápido e fácil. Você só terá que passar por uma análise de crédito, sem precisar enviar documentos como escrituras, matrículas e tudo mais. Além disso, o processo fica ainda mais rápido quando se tem à disposição serviços de empréstimo online.

Uma saída para evitar a inadimplência

No mês de agosto de 2017, foi divulgada uma pesquisa inédita do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) sobre indicadores de inadimplência no Brasil. O estudo revelou que aproximadamente 60 milhões de pessoas estão em atraso com seus compromissos financeiros no país. Esse número representa praticamente 40% de todos os consumidores brasileiros acima de 18 anos.

A inadimplência e o provável nome negativado podem gerar diversos transtornos que, algumas vezes, são desconhecidos pelo consumidor:

Restrição ao crédito

Uma vez que o seu nome conste na lista de inadimplentes, qualquer compra parcelada, empréstimos e financiamentos, pode ser recusada. Caso não seja recusada, você provavelmente irá pagar taxas muito maiores devido ao seu histórico de inadimplência.

Emprego

Se já estava difícil de arrumar emprego, o não pagamento de contas, pode dificultar ainda mais a sua busca. Empresas podem ter acesso ao CPF dos candidatos para averiguar pendências financeiras e outras irregularidades. E isso pode ter como consequência menos opções disponíveis para o seu crescimento profissional.

Por essas e outras razões, é vantajoso evitar ao máximo a inadimplência. O estudo “Inadimplentes no Brasil 2017: Perfil e comportamento frente às dívidas” identificou os principais compromissos em atraso entre os inadimplentes e negativados entrevistados:

Comprometimento Financeiro - Empréstimo pessoal sem garantia

Todos os compromissos citados acima normalmente apresentam taxas de juros mais altas do que um empréstimo pessoal. Um empréstimo pessoal sem garantia pode ser uma solução mais conveniente para conseguir a taxa de juros mais baixas. Assim, com uma boa estratégia, é possível evitar que você entre (ou permitir que você saia) da lista de inadimplentes.

Quase a metade dos entrevistados (47,7%) na pesquisa citada admite não ter condições de pagar a dívida nos próximos três meses. Não se desespere. Faça um plano para quitar suas contas em atraso. Se possível, procure a ajuda de um profissional experiente para resolver a situação.

Dica: Caso aconteça algum infortúnio na sua vida financeira que dificulte você pagar todas as contas, tente negociar com o seu fornecedor e/ou credor. Você pode conseguir condições melhores que podem evitar que o seu nome fique sujo na praça.

Agora que você já sabe mais sobre empréstimos consignados, veja essas 5 dicas para aumentar suas chances de ter seu empréstimo pessoal aprovado. Não se esqueça: existem muitos outros tipos de empréstimos. Acompanhe nossas publicações e aproveite, de fato, o que as suas economias podem lhe oferecer.

Essas informações foram úteis para você? Receba nossas novidades e dicas curtindo nossa página no Facebook.

E, claro, se você já se decidiu por ter seu empréstimo, não deixe de conhecer as nossas propostas!

Contrate agora



Leia mais

Grana
timer 8 min

Empréstimo ou financiamento: qual a diferença? E a melhor escolha?

janeiro de 2018
Grana
timer 4 min

Como funciona o cadastro positivo e por que você deve ter um?

fevereiro de 2018
Grana
timer 3 min

O que são juros e quais os principais tipos praticados no mercado financeiro?

março de 2018