close

Grana

Entenda como declarar empréstimo no seu Imposto de Renda

setembro de 2018


timer
Tempo aproximado
de leitura:
3 min



Dívidas com valores menores do que R$ 5.000 não precisam ser declaradas à Receita Federal.

Todos os anos, os trabalhadores brasileiros precisam acertar as contas com o Leão da Receita Federal enviando a declaração do Imposto de Renda (IR). O documento inclui todos os gastos e receitas que o contribuinte teve ao longo do ano. Além de controlar qual o desenvolvimento salarial do brasileiro, o Fisco também utiliza a ferramenta para cobrar impostos ou fornecer dinheiro de restituição para contribuintes.

Hoje, o número de brasileiros que não fecha as contas do mês é grande e, por isso, muitos recorrem a empréstimos, como o crédito consignado e o cheque especial. Estas pessoas precisam inserir a transação na declaração do Imposto de Renda. Aprenda como declarar empréstimos no Imposto de Renda a seguir.

É possível declarar empréstimos no Imposto de Renda?

É possível e necessário declarar empréstimos superiores a R$ 5.000 no Imposto de Renda. Quando o contribuinte faz um empréstimo menor, o valor não precisa aparecer na declaração. A regra vale para dívidas com instituições financeiras, amigos e familiares.

O Imposto de Renda serve para entender as movimentações financeiras do contribuinte ao longo do ano e, por isso, é importante incluir todos os valores corretos. Enviar a declaração com informações erradas ou omitindo dados é considerado crime e o contribuinte que cair na malha fina será multado.

Como fazer essa declaração?

É preciso saber os dados básicos da fonte do empréstimo, como CNPJ e nome da empresa, no caso de banco.

Ao entrar no programa de declaração do Imposto de Renda, divulgado pela Receita Federal todos os anos, o contribuinte precisa clicar na aba de “Dívidas e Ônus Reais”. Lá é preciso especificar qual o tipo de empréstimo que possui. As opções disponibilizadas no sistema são: estabelecimento bancário comercial, sociedade de crédito, financiamento e investimento, outras pessoas jurídicas, pessoas físicas, empréstimos contraídos no exterior e outras dívidas e ônus reais.

Os empréstimos que não precisam ser declarados são financiamentos do sistema da habitação, bens adquiridos por consórcio e atividade rural.

Instituições que possuem CNPJ

Quando o empréstimo for concedido por bancos ou outras instituições de crédito, ele deve ser discriminado. Neste caso, é preciso informar o valor da dívida e também o nome e CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Física) da empresa fornecedora do crédito.

Amigos ou familiares

Ao pedir dinheiro emprestado para pessoas próximas, é importante ter os dados de quem fez o empréstimo. O contribuinte vai precisar informar o valor da dívida, além do nome completo de quem emprestou e o CPF (Cadastro de Pessoa Física).

Quem emprestar dinheiro a amigos ou familiares também precisa incluir a transação no Imposto de Renda. O dado deve ser inserido no campo “Bens e Direitos”.

Depois de escolher, é preciso informar dados sobre o empréstimo, como valor, nome da empresa ou pessoa que fez o empréstimo. No caso de empresas, também é necessário informar o CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Física).

Financiamento

O financiamento é uma realidade para os brasileiros que sonham com a casa própria. Considerado como uma forma de empréstimo, ele deve ser declarado no Imposto de Renda. É preciso informar dados como o valor da dívida, o prazo do financiamento e o nome e CNPJ da empresa por trás da movimentação.

Empréstimos no exterior

Nesta aba, o contribuinte pode inserir empréstimos contraídos com pessoas físicas ou jurídicas localizadas fora do Brasil.

Rebel

A Rebel é uma plataforma de empréstimos online. O produto inicial da empresa é o empréstimo pessoal, sendo que são oferecidas taxas que se adequam ao perfil do cliente, facilitando o pagamento da dívida no futuro.

As taxas oferecidas são a partir de 2,9% e o empréstimo pode ser parcelado em até 24 meses (dois anos). As principais exigências para conseguir o crédito é comprovar a renda mensal e não estar com o nome sujo.

Por enquanto, são oferecidos produtos de crédito para trabalhadores com carteira assinada, funcionários públicos e aposentados ou pensionistas.

Tem mais dúvidas a respeito de empréstimos? Deixe nos comentários quais os assuntos que você gostaria de ler aqui no blog.



Leia mais

Grana
timer 8 min

Cheque cruzado: o que é e como depositar um corretamente?

janeiro de 2018
Grana
timer 8 min

Como pagar o IPVA: comece 2018 com o documento do seu carro em dia

março de 2018
Grana
timer 8 min

Qual a importância da educação financeira infantil e como ensinar para os seus filhos??

abril de 2018