Entenda mais sobre o papel da tecnologia na estrutura organizacional de hoje

By:

A partir da introdução da tecnologia na estrutura organizacional é possível otimizar os processos produtivos. Isso porque com o crescimento populacional é necessária uma produção de bens de consumo em larga escala, para conseguir atender a grande demanda. A influência da tecnologia faz com que conhecimentos científicos sejam aplicados e assim os processos sejam melhorados para obter um bom desempenho.

Pode-se dizer ainda que a tecnologia é um conjunto de conhecimentos que podem ser aplicados para alcançar os objetivos traçados pela empresa. É também um importante instrumento para tomada de decisões estratégicas. O Business Intelligence (BI), por exemplo, tornou-se uma ferramenta de grande valor para os gestores, visto que dados podem ser resumidos e exibidos facilmente com apenas um clique.

Neste artigo você ficará por dentro desse tema que é tão importante para o mundo de hoje. Já que a expansão da internet favoreceu o desenvolvimento de novas tecnologias, essas estão sendo cada vez mais aplicadas em dispositivos e automação de processos que trazem mudanças significativas no ambiente corporativo.

Qual é o papel da tecnologia na estrutura organizacional?

A tecnologia moderna está em constante evolução através de suas ramificações tais como a nanotecnologia, a computação e a robótica. Ela pode ser aplicada em diversas áreas para otimizar o trabalho e oferecer comodidade para as pessoas.

É importante ressaltar que ela não está incorporada somente no contexto material como bens de capital, matérias-primas e hardware. Mas também nos conhecimentos e habilidades adquiridas pelos profissionais e em documentos nos quais se registram as informações relevantes para assegurar a conservação e transmissão.

A relação da tecnologia com a empresa é influenciada por vários fatores, dentre eles estão o tamanho da organização, a sua natureza, o sistema de controle e o meio em que está inserida. Todos eles interagem entre os diferentes níveis da organização de forma complexa, mas trazendo bons resultados se usada adequadamente.

A tendência é que os departamentos e as funções sejam cada vez mais integrados, formando um único sistema de informação. Dessa forma, rompem-se as barreiras que existiam no antigo modelo de administração, onde reinavam arquivos de papel isolados nos setores, de difícil acesso e que muitas vezes eram perdidos ou alterados causando prejuízos incontáveis.

Os processos gerenciais e estratégicos para grandes corporações também tornam-se mais fáceis. Visto que dados estruturados e não estruturados podem ser agrupados através de big datas para gerar informações importantes para tomadas de decisões. Os administradores podem ainda ter uma visão resumida e mais controle do que se passa em meio aos setores de operações.

A renovação tecnológica estabelece os processos de trabalho, métodos operacionais e todo o sistema que depende da informática. Tudo isso está fortemente ligado com o tamanho e finalidade da empresa, por isso é importante levar em consideração esse fator antes de adotar novas tecnologias na organização.

Algumas soluções tecnológicas evoluem constantemente, então é necessário que a empresa mantenha-se sempre atualizada para sobreviver em meio a um mercado bastante competitivo.

Quais as vantagens de se introduzir a tecnologia?

A tecnologia na estrutura organizacional permite análise de dados estruturados e não estruturados. Fonte: Google

As inovações tecnológicas podem oferecer diversos benefícios para as empresas no geral, tais como aumento de produtividade, diminuição de custos, melhor aproveitamento de matérias primas, melhoria dos produtos e diminuição de riscos que possam provocar doenças ocupacionais. Estas são apenas algumas das metas da revolução tecnológica.

As novas tecnologias, principalmente microeletrônicas trazem inúmeros benefícios para a estrutura de uma organização por oferecer muitas opções de uso. Já é comprovado que elas possuem capacidade de memória cada vez maior e com a vantagem de ocupar menos espaço.

Como muitos já sabem, os primeiros computadores eram do tamanho de uma sala, contudo hoje podem ser colocados no bolso, facilitando a mobilidade de funcionários e consequentemente aumentando a produtividade.

A microeletrônica ganha destaque no setor de manufatura, por permitir que haja produção em lote. Onde para atender ao mercado globalizado é necessário produção em larga escala de produtos diversificados.

A indústria de processos também incorpora a tecnologia para automatizar produção de papel, celulose e derivados petroquímicos. A automatização desses processos leva a organização a um nível mais flexível e consequentemente ocorrerá o aumento de produtividade.

É importante dizer que a tecnologia provoca mudanças no comportamento da organização, mas também nas formas de administração. Ela se torna um investimento que leva as empresas ao crescimento e para isso exige-se um número bem maior de funcionários especializados. Pesquisas apontam que as inovações tecnológicas feitas pelas companhias podem produzir efeitos de domínio de mercado e ganhos cada vez maiores.

Na maioria dos países industrializados, os valores e filosofias de gerências estão mudando de forma a acrescentar a tecnologia em seus processos. No Brasil, ainda há uma forte cultura em permanecer com padrões tradicionais, mas aos poucos os empresários estão mudando o pensamento e introduzindo tecnologia de ponta de forma a melhorar a produção.

Nesse contexto, é importante considerar os aspectos políticos, econômicos e socioculturais para que haja sucesso na implantação de tecnologias modernas.

A evolução da internet também favorece para que as empresas possam se modernizar com novos aplicativos para facilitar a interatividade com seus funcionários e clientes, além de melhorar a logística de vendas e o controle do patrimônio.

Enfim, os benefícios são muitos, mas é preciso sempre realizar uma boa análise das tecnologias a serem adotadas para que estejam de acordo com os objetivos almejados pela empresa.

Após ter lido este artigo, ainda ficou alguma dúvida ou tem alguma sugestão? Deixe sua opinião nos comentários. Além disso, continue seguindo nossas publicações e fique por dentro de assuntos importantes para o contexto do mundo atual.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *