close

Grana

Entenda o fenômeno GameStop explicado em memes

fevereiro de 2021


create
Escrito por: Thiago Oliveira

timer
Tempo aproximado
de leitura:
4 min



Em algum momento dos últimos dias você deve ter lido ou ouvido falar na GameStop, empresa responsável por valorizar ações em quase 10.000 % em apenas seis meses.

Para quem não a conhece, ela é uma varejista de jogos. Algo bem parecido com o que um dia foi a Blockbuster: ao invés de filmes, os jogadores iam para alugar ou comprar games. Porém, com o modelo de negócios indo de mal a pior, os donos tentaram vendê-la. Como não encontraram compradores nos últimos cinco anos, apostaram na reorganização empresarial. Alguns Gestores de Recursos desconfiaram que não fosse dar certo. Foi então que veio o “Short Selling” (ou “ficar vendido”).

Basicamente, quando se investe em uma empresa, você pode entrar como “comprado” ou “vendido” (tem outras maneiras, mas vamos focar no mais simples).

A ideia de “entrar comprado” significa que você aposta na valorização da empresa, no caso, você compra ações ou opções que visam valorizar a ação. Também é possível “apostar na baixa” ou, então, “entrar vendido”, que nada mais é do que o conceito de “Short Selling”. Ao entrar vendido, você não tem a ação. Você aluga de alguém, vende hoje e se compromete a comprá-la em até 30 dias, por exemplo, pelo valor que estiver.

Sabendo desse movimento de fundos e de um possível empurrãozinho de Pump & Dump (esquema quando há uma sobrevalorização no preço de uma ação), um grupo de usuários do fórum Reddit, o qual falam sobre bolsa de valores, viram a oportunidade perfeita de se unirem e, finalmente, manipularem o mercado contra Wall Street.

O mar não está pra peixe

Foto: Reprodução/Reddit

Porém, o Reddit não é lá o lugar mais acessado pelo pessoal de Wall Street. Os usuários viram a pequena valorização e pensaram: “Vamos aumentar a nossa posição em short! A gente pode ganhar ainda mais”. E foi assim que os redditers se juntaram e começaram a jogar o preço da ação lá pra cima.

Foto: Reprodução/Masahiro Sakurai 

Este movimento já acontecia há quase um mês. E, logicamente, as empresas não estavam muito crentes de que fosse ser algo duradouro, tanto que mantiveram suas posições em short. Mas aí a bola de neve começou a aumentar, e uma pessoa pouco famosa deu um empurrãozinho (essa não foi a contribuição dele, mas ele previu o futuro também).

Alguém disse memes?

Foto: Reprodução/Reddit

E Wall Street está como?

Foto: Reprodução/Reddit

Agora, o Reddit está se juntando para fazer isso com outras empresas, afinal, nunca foi sobre dinheiro.

Foto: Reprodução/Reddit

O pessoal das outras empresas não devem estar entendendo o que aconteceu.

Foto: Reprodução/Twitter

E os usuários do Reddit levam as metas bem a sério!

Foto: Reprodução/Reditt

Não param de chamar mais gente pra festa. Já recebeu o seu convite?

Foto: Reprodução/Reddit

Desculpa, mas eu já estou assim explicando isso:

Foto: Reprodução/Divulgação

Antes que eu me esqueça: você também verá muito por aí um tal de “Short Squeeze”. Lembra que os fundos entraram em “Short Selling” nas empresas? O “Short Squeeze” ocorre quando você tenta inverter a tendência de queda. Por exemplo, a ação de uma empresa custava 5 reais e agora está 10. Houve um ganho de 5 reais na entrada e ainda é preciso gastar 10 para sair. Dependendo da sua garantia ou do seu medo, você pode ser até obrigado a comprar a ação mais cedo para garanti-la no futuro.

A grande suspeita, no caso da GameStop, é que o final seja o começo. Muita gente desconfia que isso começou como o golpe chamado de Pump & Dump (muita gente rica tentando inflar a ação sob efeito manada). Contudo, o que ninguém esperava era que o efeito manada desta história fosse o próprio Reddit. Então, é difícil dizer quando esse dump vai chegar.

Foto: Reprodução/Reddit

Voltamos a qualquer momento com mais novidades desta história que está longe de terminar.



Leia mais

Grana
timer 4 min

Empréstimo consignado: vantagens e desvantagens

agosto de 2017
Grana
timer 8 min

Rendimento de poupança: breve histórico e como calcular o seu retorno

janeiro de 2018
Grana
timer 4 min

Entenda como funciona, na prática, o limite do cartão de crédito

março de 2018