close

Grana

Entenda o que é ser protestado e como proceder

setembro de 2018


timer
Tempo aproximado
de leitura:
4 min



Lidar com o dinheiro exige disciplina, mas mesmo que você se esforce para economizar, pode ser que acumule algumas dívidas. Até aí, tudo bem. O problema começa quando você não cobre estas dívidas e fica com o nome sujo. Por isso é importante que você entenda o que é ser protestado e o que precisa fazer para conseguir se livrar dessa situação.

Entenda o que é ser protestado e como proceder

Ficar com uma dívida em aberto pode trazer vários problemas, como acúmulo de juros, por exemplo. Porém, quando você fica algum tempo sem pagar, pode ser que seu nome fique com uma reputação ruim, o que vai afetar muito mais do que a sua conta bancária. Se você quer entender mais sobre o tema e saber o que fazer nesta situação, então continue lendo e descubra tudo que precisa saber.

O que significa ser protestado?

O protesto é uma forma de cobrar uma dívidas de acordo com os direitos do devedor. Créditos: celerecontabilidade

Quando você assina um contrato onde precisa pagar algum título, esse pagamento é sua obrigação. Se você não a cumprir, a pessoa ou empresa para quem você deve o dinheiro pode protestar o seu nome, ou seja, registrar uma queixa dizendo que você não pagou o que devia. Você deve conhecer esse estado mais como “nome sujo”.

E quais são as consequências aqui? Em primeiro lugar, todas as suas ações e transações financeiras serão marcadas quando chegarem a um cartório. Qualquer pessoa pode conferir com o SERASA, por exemplo, se você tem o nome sujo antes de aceitar fazer negócios com você. Bancos podem se recusar a fazer empréstimos, empresas podem não oferecer seus serviços etc.

O que fazer?

Parece algo muito grave, mas não se desespere. Uma vez que você entenda o que é ser protestado, também pode tomar as ações certas para sair dessa situação. Basta se organizar e seguir os seguintes passos:

Quitar sua dívida com o credor

Infelizmente, não há como limpar seu nome sem quitar sua dívida, a menos que o credor decida perdoá-la voluntariamente. Como esse último caso não é dos mais comuns, é melhor que você vá até ele, negocie a dívida e bole um plano para conseguir arcar com todas as parcelas. Só depois disso você pode pensar em limpar seu nome.

Se o credor for uma empresa que já fechou, então você deve entrar em contato com os seus antigos sócios. Basta ir ao site da sua Junta Comercial e procurar por empresas inativas e você deve achar as informações de contato necessárias.

No fim de tudo, se você conseguir encerrar a dívida, então o credor tem que lhe dar um documento que comprove sua quitação. Apenas ele serve como prova de que você não deve mais nada na praça. Basta reconhecer a firma em cartório e ele será completamente válido.

Ir ao cartório com um comprovante de quitação

Munido desse comprovante, de um documento de identificação com foto e outros documentos básicos, como RG, CPF e comprovante de residência, você pode ir ao cartório onde o protesto foi registrado e pedir que o seu nome seja limpo. Assim você recebe outra carta que comprova que seu nome já está limpo, a qual você pode apresentar caso tenha outros problemas causados por esse evento.

Aí sim, sua dívida estará quitada e perdoada dentro do sistema. Seu nome não estará mais no SERASA e ninguém precisará implicar com você na hora de fazer algum negócio.

Que tipos de dívidas são protestadas?

Na realidade, praticamente todas! Folhas de cheque sem fundos, carnês de compras em lojas, contas atrasadas, entre muitas outras. É bem difícil escapar do protesto quando há um título emitido para o pagamento ou um contrato já assinado. Por isso há tantas orientações para que você não atrase pagamentos ou, ao menos, notifique a empresa ou pessoa caso precise adiar. Se você não se manifestar, nada impede que eles concluam que você fugiu das dívidas.

Como eu sei que meu nome está protestado?

É muito importante ter certeza de que seu nome foi protestado, quem o fez e os motivos. Créditos: Crédito ou Débito

Essa é uma questão muito importante. Mesmo que você entenda o que é ser protestado, ainda precisa saber se esse é mesmo seu caso e quem colocou seu nome lá, ou não vai conseguir quitar a dívida. Para descobrir, há os seguintes métodos:

Correspondência de alerta

Seria, no mínimo, contraproducente uma empresa não te avisar sobre a possibilidade de protesto antes que você tenha uma chance de cobrir sua dívida. Especialmente se você não sabia que estava devendo! Por isso, na maioria dos casos, você deve receber uma carta informando sobre a situação e minimizando erros.

Nela já devem constar todos os detalhes que você precisa saber para impedir que seu nome seja protestado, evitando todos os problemas antes que eles surjam. Claro, se for uma dívida que você não sabe que contraiu ou que foi uma cobrança incorreta, basta conversar com a empresa e alinhar estas dúvidas.

Consulta aos Órgãos de Proteção ao Crédito

Se você não recebeu nenhum aviso, perdeu a correspondência ou só precisa saber como está seu nome antes de fazer algum negócio, então pode entrar nos portais dos Órgãos de Proteção ao Crédito e marcar uma visita ao posto mais próximo. Os principais deles são o SPC e o SERASA.

Chegando lá, apresente seu RG e CPF e eles devem informar qual é a sua situação, quem te protestou e qual foi o motivo. Todo o processo é feito gratuitamente e na hora.

Pesquisa privada de crédito

Claro, nem sempre você tem tempo para lidar com este trabalho, especialmente se for uma pessoa jurídica e/ou envolver outros nomes na sua busca. Felizmente, existem empresas que trabalham com avaliação e pesquisa de crédito que podem buscar estas informações para você. O custo pode variar, mas, de acordo com seu contexto, pode valer mais a pena economizar no tempo do que nos honorários do profissional que faz isso.

Com estas informações, esperamos que você já entenda o que é ser protestado e, claro, como lidar com essa situação para que ela não piore. Quer continuar recebendo mais dicas nossas? Então assine nossa newsletter agora mesmo e fique sempre por dentro de nossas novidades.



Leia mais

Grana
timer 4 min

Empréstimo consignado: vantagens e desvantagens

agosto de 2017
Grana
timer 8 min

Rendimento de poupança: breve histórico e como calcular o seu retorno

janeiro de 2018
Grana
timer 4 min

Entenda como funciona, na prática, o limite do cartão de crédito

março de 2018