close

Carreira

Entenda os tipos de fintechs existentes e suas finalidades

outubro de 2018


timer
Tempo aproximado
de leitura:
4 min



A evolução da internet e tecnologias associadas permitiu que vários serviços tradicionais fossem englobados nessa nova onda. Dentre eles, estão os financeiros. Vários tipos de fintechs surgem com uma nova proposta de modernização dos serviços que envolvem dinheiro, para facilitar cada vez mais a vida das pessoas.

Uma fintech proporciona maior eficiência e baixo custo, por não depender de lojas físicas para o funcionamento. Uma grande vantagem é que não é preciso enfrentar filas e nem se locomover até uma instituição. Basta uma conexão com a internet e pronto!

Logo, você pode fazer tudo através de um smartphone, por exemplo, seja da piscina, do seu quarto e até mesmo curtindo aquele churrasco com os amigos. Basta estar conectado à internet, e com apenas alguns cliques você efetua pagamentos, controla seus gastos, realiza empréstimos, investimentos e muitos mais.

O sucesso desse negócio é que as fintechs sempre desenvolvem suas soluções baseadas nas necessidades dos usuários. Há um forte relacionamento com os clientes e elas estão sempre realizando pesquisas de mercado para criar os melhores serviços para mantê-los fidelizados.

É importante ressaltar que esse tipo de serviço é bastante seguro, visto que utiliza tecnologias modernas, como a blockchain, por exemplo. Dessa forma, todos os dados das transações são criptografados, fortalecendo a privacidade e segurança das informações de seus clientes. Muitas instituições financeiras tradicionais já copiaram essa ideia inovadora por oferecer segurança, flexibilidade, baixo custo e eficiência.

Continue a leitura e conheça os vários tipos de fintechs existentes no Brasil, que disponibilizam serviços práticos e úteis.

Diversos tipos de fintechs oferecem flexibilidade em seus serviços para que você acesse de qualquer lugar.

Quais são os tipos de fintechs existentes?

No Brasil, já existem mais de 200 start-ups de diversas categorias, que atuam no ramo financeiro. Entre elas, as que mais crescem são as que oferecem serviços de pagamento, empréstimos e gerenciamento financeiro.

Veja a seguir alguns exemplos de fintechs que fazem sucesso e conquistam o mercado com sua proposta diferenciada e moderna.

Pagamentos

As fintechs de pagamento flexibilizam o processo de compra e venda, sendo uma das que mais crescem no mercado. Elas disponibilizam de meios de pagamento como cartões de crédito, débito ou pré-pago. Algumas chegam a oferecer máquinas de cartões de crédito, sem cobrança de aluguel. Essa é uma grande vantagem, visto que instituições financeiras tradicionais cobram altos valores mensais para o uso dessas máquinas.

Gestão financeira

Essas plataformas garantem vários serviços para maior facilidade de controle de contas. Você poderá usar para gerir as finanças pessoais e também na gestão de empresas, já que oferecem ferramentas estratégicas para controle fiscal, folha de pagamento, faturamento e contabilidade.

Empréstimos

Esta é uma grande inovação que facilita as solicitações de empréstimos, basta acessar o aplicativo ou o site e realizar o contrato que o dinheiro logo será disponibilizado na conta-corrente. As taxas de juros costumam ser mais baixas que as praticadas pelos bancos tradicionais, sendo bastante vantajoso para os clientes.

Investimentos

As start-ups que atuam no mercado financeiro para auxiliar nos processos de investimentos utilizam dos mais avançados algoritmos para propor a melhor solução para o investidor. Além disso, combinam numa só plataforma, produtos de diversas instituições bancárias no Brasil e no mundo, oferecendo ao cliente a oportunidade de fazer as melhores escolhas.

As fintechs foram criadas para atender as necessidades do homem moderno. Facilitam os acessos aos seus investimentos, por exemplo.

Crowdfunding

O nome desta start-up parece um tanto confuso, mas seu objetivo é simples. Elas visam a levantar recursos coletivos para investimentos em causas sociais, novos empreendimentos ou projetos culturais.

Seguros

Devido à grande diversidade de seguros existentes no Brasil, as fintechs desse ramo buscam comparar valores e serviços das corretoras com maior rapidez e eficiência. E, então, exibir as melhores ofertas encontradas. Esse tipo de startup tem sido chamada também de Insurtech, que é uma mistura das palavras Insurance – seguro em inglês – e tecnologia.

Negociação de dívidas

Esse tipo de serviço é oferecido paralelamente aos de empréstimos, pois muitas pessoas acabam se endividando e necessitam de empréstimos para superar a crise financeira.

Blockchain & Bitcoin

O mercado de bitcoins está em alta, e porque não criar uma start-up para atuar juntamente aos investidores? Isso já é realidade, existem diversas fintechs que trabalham com a tecnologia blockchain para realizar transações com criptomoedas.

Através da plataforma disponibilizada, é possível fazer contratos, registros e os demais processos necessários para operar com as moedas virtuais. Há vários tipos de criptomoedas, mas o Bitcoin é a principal delas, por ser a primeira lançada e também a mais procurada.

Câmbio

Várias plataformas trabalham também com serviços de câmbio para melhor flexibilidade e comodidade dos usuários. Realizam cotações das principais moedas existentes em países estrangeiros, podem auxiliar nas transações com a bolsa de valores e diversos serviços financeiros internacionais.

Multisserviços

A Internet das Coisas, bem como a computação em nuvem, favoreceu o desenvolvimento de plataformas multisserviços, que possuem baixo custo por armazenar dados sensíveis na nuvem, bem como flexibilidade para os usuários acessarem de qualquer lugar. Basta que estejam conectados à rede.

Esse é um grande benefício da tecnologia no mundo moderno, visto que o tempo se torna cada vez mais curto e as pessoas precisam ser atendidas com rapidez e praticidade.

Conforme exposto, as fintechs procuram adequar os serviços financeiros ao mundo moderno, onde reina a tecnologia e um mundo cada vez mais globalizado.

Se ainda ficou alguma dúvida ou tiver alguma sugestão, deixe-a aqui nos comentários, pois sua opinião é muito importante para continuarmos nosso trabalho!

Além disso, continue seguindo nossos posts e fique por dentro de assuntos relevantes para o mundo moderno. Até mais!



Leia mais

Carreira
timer 7 min

Passo a passo para abrir o próprio negócio começando do zero

julho de 2018
Carreira
timer 7 min

11 coisas que qualquer empreendedor de sucesso deve saber

novembro de 2018
Carreira
timer 4 min

O que é renda variável e qual a diferença com renda fixa?

abril de 2018