close

Carreira

Entrevista online: como aumentar as suas chances de ser contratado!

agosto de 2020


create
Escrito por: Ester Paganini

timer
Tempo aproximado
de leitura:
4 min



Se você está sendo convidado para uma entrevista online, você seguiu as nossas dicas e o seu perfil online e currículo estão bem estruturados e gerando curiosidade nos recrutadores. Você já pode comemorar que avançou significativamente no processo seletivo!

Agora eles querem conhecer quem é a pessoa por trás daquele currículo, uma etapa crucial para sua continuidade no processo.

Na entrevista online, você deve relatar suas experiências e tudo aquilo que faz você se diferenciar entre a multidão e te torna um excelente profissional.

Hoje, é muito comum que as primeiras fases de entrevistas sejam realizadas remotamente – seja através de ligação ou chamada de vídeo. Muitas pessoas não estão acostumadas ainda com esse esquema, e acabam cometendo gafes que podem colocar tudo a perder.

É preciso se preparar bem, pois, em uma entrevista online, além da experiência que você vai relatar, fica evidente se você se preparou minimamente para aquele momento. E, acredite quando eu digo, MUITA gente não se prepara adequadamente.

Então, seguem algumas dicas que podem ser um ponto chave para a sua aprovação na entrevista online!

Preparando-se para uma ligação ou videoconferência

É essencial que você esteja preparado para a entrevista como se ela fosse presencial. Nada de ficar jogado na cama e/ou debaixo das cobertas.

A entrevista online tem a mesma dinâmica da presencial. A dica pode ser trivial, mas vista-se como se estivesse indo ao escritório se apresentar ao recrutador.

  • Se tiver uma mesa com cadeira (pode ser a da cozinha mesmo), posicione o celular ou computador em um ângulo que você fique confortavelmente sentado, mas com uma boa postura. Mesmo se estiver utilizando o celular e tenha que segurá-lo na mão. É importante manter a sua imagem estável durante a conversa.

  • Certifique-se que você possui uma conexão de internet estável. Uma dica que pode ajudar é desconectar demais aparelhos do wi-fi e até se conectar diretamente no cabo.

Se for utilizar a sua internet móvel para uma videoconferência, se apresente ao recrutador com o vídeo ligado e, depois da conversa inicial, peça para desligar a câmera, já que a sua conexão pode ter um desempenho melhor sem o uso do vídeo.

Não tenha medo de ser honesto. O que importa é vocês conseguirem se comunicar sem intervenções.

  • Também cheque que o ambiente estará livre de interrupções. Avise a família e/ou pessoas que moram com você que você estará em uma entrevista. Feche a porta, se possível, e peça para que ninguém te interrompa nos próximo 30 minutos a 1 hora – a não ser que seja uma situação de emergência.

  • Arrume minimamente o ambiente à sua volta: não deixe peças jogadas ou louça a lavar aparecendo no fundo. O ideal é que haja uma parede atrás de você.

Durante a entrevista online

Na hora da entrevista online, tenha em mente as experiências relatadas no seu currículo e quais são relacionadas à vaga em questão.

  • Vale ressaltar que é sempre bom dar uma segunda lida na publicação da vaga que você se candidatou. Lá você pode visualizar novamente quais serão as suas responsabilidades e o que a empresa está buscando. Assim você consegue ter um discurso mais objetivo ao falar de suas experiências.

  • Foque em relatar as suas responsabilidades durante o período em que esteve naquele cargo ou similar e aquelas que podem ser transferíveis para a posição que você está buscando.

  • E se o seu cachorro estiver de plano de fundo avisando que o carteiro chegou, peça desculpas, mas não veja isso como um problema. Essas situações são comuns no dia a dia do trabalho fora do escritório.

  • Sorria e demonstre que compreende o que o recrutador está falando. É importante saber que você está prestando atenção, às vezes isso não fica tão claro numa entrevista online.

  • Se a conexão falhar e cortar algumas frase, fique à vontade para perguntar e explicar que houve uma falha na conexão.

  • E lembre-se da dica de ouro: seja o mais autêntico possível! O que você falar na entrevista será exigido de você, caso seja contratado! Tanto em termos de habilidades, quanto de comportamento.

Depois da entrevista online

Após a finalização da entrevista, anote os pontos importantes que foram abordados durante a conversa de vocês.

Nessa primeira etapa, geralmente são mencionadas algumas informações importantes sobre a empresa e também o que eles esperam do novo colaborador, além das responsabilidades da posição – informações que talvez não estejam disponíveis em nenhum outro lugar!

Não esqueça de anotar, pois pode não ser fácil lembrar depois e você não vai querer ser o candidato que infelizmente esqueceu o que foi conversado na primeira entrevista e acabou perguntando a mesma coisa nas próximas etapas…

Se ficou de enviar algum material extra ao recrutador, seja seu currículo ou portfólio, envie o mais rápido possível – tanto para não correr o risco de esquecer quanto para agradecer, demonstrar agilidade e que você ficou ainda mais animado com a oportunidade!

Agora é só aguardar o feedback e as próximas etapas. Espere ao menos 1 semana antes de perguntar a respeito para entender como está o fluxo do processo seletivo, caso ainda não tenha sido contatado.

Não rolou a contratação e a grana apertou? Simule um crédito para conseguir um fôlego!

Se o objetivo é organizar sua vida financeira, nosso app é a melhor opção. Baixe grátis na Google Play e Apple Store e confira as dicas práticas dos nossos especialistas!

O que fazer se ocorrer uma emergência? Posso desmarcar?

O que fazer quando as condições no dia agendado para a entrevista não estão nada favoráveis?

Pode ser que a sua internet esteja fora do ar no dia exato da tão esperada entrevista. Ou que o cano da sua cozinha estourou e agora você precisa lidar com essa situação. Ou até mesmo, aconteceu uma situação de emergência com você ou algum membro de sua família.

Qualquer que seja a emergência, a sua performance durante a entrevista pode ser comprometida pela situação. Então, o ideal é pedir para que a conversa seja remarcada.

Não precisa entrar em todos os detalhes da situação, nem enviar fotos (caso não sejam pedidas), mas envie um e-mail explicando o que aconteceu de forma breve. Você pode sugerir que seja reagendado para o próximo dia no mesmo horário. Assim mostra que possui interesse na posição.

Não falar nada e simplesmente não aparecer online no horário agendado e explicar depois (ou mesmo esperar o recrutador entrar em contato com você novamente) pode pesar contra a sua permanência no processo seletivo.

Imprevistos acontecem, principalmente quando estamos em casa. O recrutador sabe disso e você não perde pontos por ser honesto.



Leia mais

Carreira
timer 8 min

Como criar uma startup? Saiba mais sobre como montar a sua

outubro de 2018
Carreira
timer 4 min

Quanto custa trabalhar de casa e do que você precisa?

julho de 2020
Carreira
timer 6 min

Conheça as 10 principais Startups do Brasil

outubro de 2018