close

Grana

Fique por dentro das 4 fases do Open Banking Brasil

fevereiro de 2021


create
Escrito por: Nayra Bruno

timer
Tempo aproximado
de leitura:
2 min



No dia 1º de fevereiro tivemos o evento de lançamento do Open Banking no Brasil. Conseguiu assistir?

Hoje eu vou passar pelos pontos do evento que achei mais interessantes. Se antes disso, você ainda precisar saber o que é o Open Banking e quais são os benefícios dele, sugiro ler este texto que o Rafael Simões fez para gente.

Vamos lá, então!

Durante a abertura, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse que a implementação desse sistema de compartilhamento de informações financeiras faz parte de um o programa maior de modernização do Banco Central do Brasil, chamado BC#.

Disse também que o Pix e a ampliação tecnológica de algumas regulamentações já são resultados desse mesmo programa.

Em seguida, apresentaram as quatro fases do projeto, sendo que a primeira já começou no dia 1º de fevereiro. Aliás, confira agora todas as etapas do Open Banking Brasil:

1ª Fase

Nesta primeira fase não haverá compartilhamento de dados de clientes, apenas informações das próprias instituições financeiras.

Por outro lado, será possível comparar preço e características de produtos ofertados. Portanto, o benefício aqui é a facilidade comparativa tanto no processo de escolha do produto quanto entre as próprias instituições.

2ª Fase

A segunda fase começa em 15 de julho deste ano. A partir dela poderemos compartilhar os nossos dados com as instituições que desejarmos.

Reparem na definição dada à esta fase:

“Você poderá compartilhar seus dados pessoais, como nome, endereço, e-mail e também os seus dados financeiros, como por exemplo, o extrato da sua conta corrente. Essa fase já começa a trazer benefícios para o cidadão, porque a partir daqui poderão surgir serviços muito mais personalizados, produtos de fato aderentes a sua necessidade e o seu momento de vida”.

Parece que eu já vi isso em algum lugar. Sim, se você pensou em EBS, acertou! Nosso querido EBS faz exatamente isso.

3ª Fase

Logo depois, em 30 de agosto, entraremos na terceira fase do projeto. Nesta etapa serão liberadas funcionalidades para facilitar o pagamento de contas, realização de transferências e a contratação de crédito. Isso mesmo: integração PIX <-> Open Banking para facilitar o uso de produtos de diferentes instituições financeiras.

Destaque para esta frase aqui: “Você vai conseguir montar o seu próprio banco”, além de usar a conta corrente de um, cheque especial de outro, cartão à sua escolha, entre outros produtos e serviços.

4ª Fase

Já a quarta fase começa em 15 de dezembro. Por fim, ela complementará o Open Banking com dados de outros produtos financeiros, como seguros e previdências.

Ah, por último e com certeza mais importante: falaram bastante sobre LGPD e a segurança dos dados. Achei interessante esta outra citação: “O Open Banking é uma forma organizada de aplicar a LGPD no sistema financeiro”.

Se por acaso você quiser ver o vídeo do evento, ele segue disponível no canal do Banco Central, no YouTube. Vale à pena assistir:



Leia mais

Grana
timer 5 min

Empréstimo sem comprovação de renda: como e onde fazer?

janeiro de 2018
Grana
timer 7 min

O que é e como calcular o rotativo do cartão de crédito?

janeiro de 2018
Grana
timer 7 min

Qual a importância da reserva de emergência e como formar a sua?

março de 2018