close

Grana

Financiamento ou Empréstimo: entenda a diferença e qual é o melhor para você

setembro de 2018


timer
Tempo aproximado
de leitura:
4 min



Por mais que muitos os identifiquem como sinônimos, saiba que há uma diferença entre financiamento e empréstimo. Eles são bem distintos e cada um serve para uma determinada necessidade, seja para comprar uma casa, um carro, para fazer uma viagem, pagar dívidas atrasadas, etc.

Com a implementação de novas políticas e facilidades de crédito no Brasil, muitas empresas do setor privado e também do público começaram a investir nesse ramo de negócio, pois emprestar dinheiro ou financiar bens a prazo e com juros se tornou algo bem atrativo e lucrativo.

A procura por esse tipo de serviço aumenta a cada dia porque acaba por ajudar as pessoas a conquistarem o carro ou a casa dos sonhos, ou até mesmo ajuda com uma grana extra em momentos de dificuldades financeiras.

Mas o que muitos pensam é que esses dois termos são sinônimos, que tanto faz fazer um empréstimo ou financiamento. Muitas vezes, pode-se confundir, então, neste artigo você verá a diferença entre cada um e acabará com todas as dúvidas sobre este assunto.

Qual a diferença entre financiamento e empréstimo?

Empréstimo

O empréstimo possui uma grande vantagem em relação ao financiamento: ao solicitar o empréstimo, você não precisa justificar o motivo, ou seja, não precisa informar o que fará com o dinheiro. Você apenas solicita um determinado valor e com ele tem a liberdade para fazer o que quiser.

Ao solicitar um empréstimo, o dinheiro é liberado de forma mais simples e rápida. Geralmente, algumas linhas de créditos já são pré-aprovadas para o cliente bancário. Por exemplo, basta ir a um caixa eletrônico e assinar o contrato digital e retirar o dinheiro na mesma hora. Em algumas situações é realizada análise de crédito, mas nada muito burocrático.

Uma desvantagem do empréstimo é que os banco não oferecem as melhores taxas de juros, em comparação às fintechs, neste quesito. Já que exige garantias de pagamento, para se resguardar de qualquer prejuízo que possa decorrer se houver inadimplência.

Uma outra diferença marcante do empréstimo é que ele é mais solicitado para quantias menores e com pagamento a curto prazo.

Financiamento

Já o financiamento é mais utilizado para quantias maiores e com pagamento a longo prazo.

Os financiamentos são muito utilizados para compras de bens com valores elevados, tais como imóveis, terrenos e veículos. Nesse tipo de operação, os bancos possuem o bem como garantia de pagamento caso o cliente não efetue o pagamento das parcelas, então os juros são mais baixo que em operações de empréstimos.

As regras para liberação de financiamento são mais rigorosas que para empréstimo. É necessário informar o bem a ser financiado no contrato, é realizada uma análise de crédito mais detalhada e avaliado o bem a ser adquirido para confirmar se atende aos requisitos para financiamento. Isso ocorre com frequência durante a compra de imóvel, em que o bem é vistoriado antes de liberarem o financiamento.

Cada instituição possui seus critérios de avaliação e, antes da assinatura do contrato, todos os requisitos precisam ser atendidos para que ocorra a liberação do dinheiro.

Quais são as vantagens?

Aquisição de bens e dinheiro rápido na mão, essa é a principal diferença entre financiamento e empréstimo.

Uma das grandes vantagens do empréstimo é poder contar com um dinheiro rápido em situações de emergência. Nem todo mundo possui uma poupança para ser usada nesses momentos de necessidade, pois imprevistos acontecem e os empréstimos podem ajudar.

Já para os financiamentos, a principal vantagem é que podem ajudar as pessoas a adquirirem o imóvel ou o carro dos sonhos. Esses bens possuem um valor mais elevado e muitas pessoas não dispõem de grandes quantias para pagamento à vista.

Dessa forma, o financiamento se torna algo que facilita a aquisição de bens, com juros baixos e parcelamento a longo prazo. Nessa operação, os clientes pagam parcelas com valores que caibam no orçamento mensal.

Liberação de crédito

É importante falar, também, sobre a forma de liberação de crédito. Nas condições do empréstimo, o dinheiro é entregue nas mãos do cliente. Já para o financiamento, os recursos são entregues diretamente para o vendedor do bem financiado.

Qual devo escolher?

Muitas vezes, é bom colocar na balança e analisar custos e benefícios de cada operação para escolher a melhor opção.

Para não ficar mais nenhuma dúvida, neste tópico você verá como escolher entre um empréstimo ou financiamento.

Então, se você pensa em adquirir um bem com valor elevado, como um carro, uma casa, material de construção, equipamentos de alto valor ou ferramentas para sua empresa, a melhor opção é o financiamento, pois você terá a vantagem de pagar juros menores. O valor é diluído em parcelas negociadas de acordo com o que cabe no seu orçamento.

Uma outra vantagem de se escolher o financiamento para esse tipo de compra é que, em muitos casos, você pode receber incentivo do governo, como na compra de imóvel e materiais de construção.

Como se trata de ativo financeiro, a instituição credora pode utilizá-lo como forma de pagamento caso o cliente não honre com os pagamentos das parcelas, então os juros ficam mais baixos para esse tipo de operação.

Mas se você não pretende comprar algo como nos exemplos acima, e somente precisa de pouco dinheiro de forma rápida e fácil para quitar uma dívida urgente, ou cobrir as despesas que surgiram de emergência, o empréstimo é mais indicado.

É importante, também, antes de realizar um empréstimo ou financiamento, pesquisar sobre as taxas de juros que estão sendo praticadas pelas instituições. Analise bem qual oferece as melhores vantagens, faça uma simulação antes, e analise a quantidade de parcelas versus juros.

Em resumo, tanto o empréstimo como o financiamento são operações que, se bem utilizadas, ajudam muito em tempos difíceis e também na realização de sonhos. Basta saber usar com cautela, não deixar acumular parcelas para evitar problemas futuros e também analisar qual valor de parcela não ficará oneroso para você.

Agora que você já sabe mais sobre a diferença entre financiamento e empréstimo, ainda ficou alguma dúvida ou tem alguma sugestão? Deixe sua opinião nos comentários, ela é muito importante para nós!

Além disso, continue seguindo nossas publicações para saber mais curiosidades desse ramo. Até a próxima!



Leia mais

Grana
timer 3 min

Taxas de juros em empréstimo: quais são e como achar juros mais baixos

julho de 2018
Grana
timer 3 min

Consulta de FGTS: como saber se o meu saldo está recebendo os depósitos?

setembro de 2018
Grana
timer 4 min

Bitcoins: saiba se você tem, como são criadas e como ter mais

novembro de 2018