close

Grana

Fintechs: como diferenciá-las dos bancos comuns

setembro de 2018


timer
Tempo aproximado
de leitura:
4 min



O que são fintechs?

O termo fintech nada mais é do que a união das palavras em inglês “financial” e “technology”, ou seja, financiamento e tecnologia na tradução para o português. O novo conceito refere-se a empresas que utilizam com prioridade a tecnologia para desenvolver serviços financeiros de acordo com o perfil de cada cliente.

As fintechs são, portanto, startups que se diferenciam dos grandes bancos porque operam de maneiras diferentes. Enquanto as instituições financeiras são empresas detentoras de uma enorme variedade de recursos, setores e agências, as fintechs concentram tudo isso no meio digital.

Isso contribui para que exista mais agilidade e objetividade nas operações financeiras, uma exigência constantemente em pauta.

As fintechs levam o conceito de banco para o mundo digital, nova tendência em finanças.

Por que as fintechs são importantes?

O mundo, hoje, é cada vez mais tecnológico. Com isso, os avanços fazem parte crescente da rotina. É importante lembrar que o recurso é vantajoso tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas e microempreendedores.

Nesse contexto, as fintechs surgiram com a intenção de introduzir as finanças na vida dos indivíduos economicamente ativos, quebrando a barreira e a burocracia que os grandes bancos geralmente impõem.

Uma das principais características da fintech está em democratizar a economia para o cidadão. Uma vez que o acesso às finanças pessoais é facilitado, o mercado parece mais atraente para o cliente.

Dessa forma, a tendência é de que os bancos mais consolidados busquem alternativas e melhorias em seus serviços, ou, então, podem perder espaço para a inovação das fintechs.

Acredita-se que as fintechs têm potencial para evoluir e se tornar um concorrente poderoso no futuro, já que as gerações mais novas se identificam mais com o ambiente digital.

A tendência das startups é observada mundialmente. Portanto, é apenas uma questão de tempo para que ocupem um lugar de maior destaque no mercado.

Qual a diferença entre uma fintech e um banco comum?

As fintechs e os bancos comuns têm muitas semelhanças nos serviços oferecidos aos clientes. A distinção está na forma de agir, o que influencia as escolhas e os resultados do correntista.

O principal contraste está no fato de que as fintechs só existem no meio digital. Isso não significa que as startups não têm pessoas trabalhando, mas sim que funcionam por meio da internet para diminuir a distância e o tempo entre empresa e cliente.

Os bancos comuns moldaram-se para atender às novas demandas digitais, mas esse ainda não é seu principal atrativo.

O que, em geral, atrai novos associados às fintechs é a promessa do fim das altas taxas cobradas. O enorme investimento em estrutura, empregados e propagandas dos bancos tradicionais é compensado na cobrança de taxas mensais ou anuais na conta do cliente.

Com isso, é difícil para as grandes instituições financeiras competirem com as fintechs, já que estas não têm tantos gastos assim.

Como mencionado, e vale a pena reforçar, uma das grandes vantagens das startups é a diminuição da burocracia e maior controle do acesso às finanças. As operações são mais ágeis e práticas, realizadas por computadores ou celulares.

Sabe-se que a relação com gerentes de banco pode ser muito mais demorada do que o esperado. Sendo assim, as fintechs se destacam por facilitar a mediação por meio da internet.

Outro ponto positivo é a atenção personalizada ao cliente. As fintechs oferecem um atendimento especializado referente às necessidades e desejos de cada correntista, baseado sempre na tecnologia de ponta utilizada.

Em outras palavras, o benefício é contar com uma solução de problemas mais rápida e focada na situação específica do cliente. Muitas vezes, por lidarem com um contingente muito maior, os bancos podem generalizar as adversidades encontradas e obter uma conclusão ruim.

Com a fintech, o empreendedor tem um controle mais direto de suas finanças.

Rebel

Rebel é uma plataforma de empréstimos on-line para pessoas físicas que funciona de acordo com o perfil de cada cliente. Ao criar uma conta, um questionário deverá ser respondido para identificar as características financeiras de cada um e, assim, propor três tipos de planos exclusivos com valores e prazos diferentes.

A plataforma não pode ser definida como um banco, já que é somente um correspondente bancário da Lecca Crédito Financiamento e Investimentos S.A. No entanto, oferece o mesmo serviço (empréstimo) dos bancos tradicionais, só que de forma mais rápida e barata.

Diferentemente dos bancos, o crédito pessoal oferecido pelo Rebel não é consignado e não é preciso ceder garantias. As vantagens, mais uma vez, podem ser vistas na propriedade digital.

Sem a necessidade de realizar a operação pessoalmente em algum banco, com o Rebel poupa-se muito tempo e trabalho do cliente.

Além disso, o Rebel também garante os preços mais baixos do mercado. Com a tecnologia utilizada, a plataforma destaca-se pela segurança e confidencialidade de seus contratos.

Ficou com alguma dúvida sobre a diferença entre as fintechs e os bancos comuns? Deixe seu comentário e continue acompanhando nosso blog para mais informações!



Leia mais

Grana
timer 5 min

Empréstimo sem comprovação de renda: como e onde fazer?

janeiro de 2018
Grana
timer 7 min

O que é e como calcular o rotativo do cartão de crédito?

janeiro de 2018
Grana
timer 7 min

Qual a importância da reserva de emergência e como formar a sua?

março de 2018