close

Grana

Gestão financeira: entenda o que é e sua importância

fevereiro de 2019


timer
Tempo aproximado
de leitura:
4 min



Não importa o tamanho da sua empresa. Seja você um microempreendedor individual ou o dirigente de uma companhia com milhares de funcionários, uma coisa é certa: nenhum negócio sobrevive no mercado sem uma boa gestão financeira. Mas o que é gestão financeira exatamente? Como funciona? Qual é a importância para sua empresa?

Neste artigo, você vai ter a chance de se aprofundar neste assunto e garantir que não será pego de surpresa por problemas no caixa ou nos pagamentos da sua empresa.

O que é gestão financeira?

Gestão financeira é o gerenciamento de todos os assuntos relacionados a dinheiro em sua empresa. O que parece algo simples, mas não é. Pense bem: todo valor que entra, que sai, estoque, compras, vendas, pagamentos de impostos, de funcionários, de fornecedores, investimentos – tudo isto é gestão financeira.

Além disso, ainda é preciso planejar, tecer estratégias, analisar a concorrência. E avaliar resultados, traçar novas metas…

Ou seja, não só é uma atividade que dialoga com todos os setores da empresa, como também pode ser responsável pelo sucesso ou a falência do negócio. É questão de vida ou morte para a sua empresa. Daí a importância de saber o que é gestão financeira e como ela funciona para você.

Como funciona?

Uma boa gestão financeira deve estar no centro dos processos de uma empresaAntes mesmo da abertura de uma empresa, o profissional responsável pela gestão financeira deve fazer o planejamento financeiro e definir como se dará a captação, organização e aplicação de recursos.

Também precisa analisar o mercado e sugerir procedimentos (ou alterações em procedimentos já definidos) para o funcionamento da companhia. Uma vez a empresa aberta, cabe a ele analisar as vendas e a contabilidade das notas fiscais, avaliar a tamanho do estoque e outros fluxos de caixa, como compras, pagamentos a fornecedores e funcionários.

Só a parte de recursos humanos é uma gestão à parte, que precisa ser acompanhada de perto por quem entende o que é gestão financeira. Isso inclui salários, bonificações, auxílios, férias, 13º, treinamentos, seleções, demissões, terceirizações…

É a gestão financeira que gerencia os serviços administrativos, as operações no mercado financeiro e os riscos em empresas de todos os setores da economia, principalmente junto aos bancos e outras instituições financeiras.

Para colocar em prática essa gama tão diversificada de ações, que necessitam de atenção todos os dias e todas ao mesmo tempo, é preciso uma circulação eficiente de informações dentro da empresa. Todo detalhe financeiro deve ser documentado e esses documentos precisam chegar até o gestor, que se comunica com outros setores e obtém retorno.

Antigamente, essa empreitada podia até dar certo com apenas livros e papéis. Mas hoje é fundamental um sistema eletrônico para fazer esse gerenciamento financeiro. Aliás, também é tarefa desse gestor analisar os melhores serviços e escolher qual implantar.

Um erro comum é relegar a gestão financeira apenas a um departamento isolado da empresa, a cargo apenas das vendas, por exemplo. A questão econômica é estratégica e deve estar sempre próxima e em constante contato com os demais departamentos. É ela o verdadeiro centro dos processos internos de uma empresa.

Qual a importância para a sua empresa?

Gestão financeira: a diferença entre o sucesso é o fracasso de sua empresa

Uma empresa cujos dirigentes não compreendam o que é gestão financeira ou a sua importância encarará sérios problemas para se manter no mercado.

Saber quais são os gastos fixos, por exemplo – e garantir recursos em caixa para cobrir tais custos – é vital. Planejar uma reserva para gastos eventuais, mas imprescindíveis, como manutenção de equipamentos, pode evitar a paralização de um setor ou até de todo o negócio. Paralização esta que pode influenciar no fluxo de caixa e comprometer outros setores e compromissos.

Impostos têm ligação direta com as administrações municipais, estaduais e federais. Falhar em honrar tais compromissos com o Governo também pode prejudicar muito sua companhia, na forma de multas e restrições ao seu funcionamento. E isso acaba comprometendo, mais uma vez, o fluxo de caixa.

Uma falha na política de estoques compromete diretamente as vendas. Falha nas compras ou no gerenciamento dos prazos de entrega compromete o estoque. Não ter uma análise sobre quais produtos ou serviços vendem mais e quais vendem menos compromete a política de compras. E assim por diante.

Erros na folha de pagamento são até piores, pois além de comprometerem processos internos, têm a ver diretamente com a vida de pessoas. Podem levar a empresa a encarar  sérios problemas com a Justiça, além de abrir crises de imagem e na moral dos funcionários.

Outra questão importante é lembrar que sua empresa não está isolada no mundo. Ela precisa se relacionar com outras empresas e com o sistema financeiro. Precisa conhecer seus ativos, fazer e resgatar investimentos, talvez até emitir ações. Como fazer isto sem saber o que é gestão financeira?

Sua empresa tem capital de giro? Seria o momento certo para pedir um empréstimo? Sua margem de lucro é compatível com a de outras empresas do mesmo ramo? Se não, o que fazer? Como saber as respostas sem ter gerência da própria economia?

Acredite se quiser, mas é comum que muitas empresas – principalmente as menores ou as familiares – empurrem vários desses temas com a barriga. Preocupam-se muito com a contratação de funcionários, a produção e a divulgação, enquanto o resto… Acaba ficando para depois.

Só que o depois chega muito rápido para quem não sabe o que é gestão financeira – ou não se importa. Se você se acha apto a colocar todos esses números em seu computador e fazer essa gestão pessoalmente, saiba que pode não ser fácil, mas seu negócio depende disso. Se achar que é demais para você sozinho, não hesite em buscar ajuda. O que não pode é ficar sem .

Quer saber mais sobre este e outros assuntos? Continue acompanhando as postagens aqui do blog.

Aqui talvez fosse interessante comentar sobre os serviços da Rebel nesse sentido.



Leia mais

Grana
timer 5 min

Empréstimo sem comprovação de renda: como e onde fazer?

janeiro de 2018
Grana
timer 7 min

O que é e como calcular o rotativo do cartão de crédito?

janeiro de 2018
Grana
timer 7 min

Qual a importância da reserva de emergência e como formar a sua?

março de 2018