close

Grana

Horóscopo financeiro: qual seu signo no trato com o dinheiro?

fevereiro de 2020


timer
Tempo aproximado
de leitura:
4 min



Por Lai Santiago, educadora financeira

Você pode até não acreditar em signos, mas eu duvido que não saiba qual é o seu!

Todo mundo pelo menos já ouviu falar de horóscopo, e como o assunto movimenta discussões calorosas nas redes sociais e mesas de bar, decidi criar um horóscopo financeiro.

Esses signos são embasados em pesquisas realizadas no Brasil sobre o perfil de consumo da população e em obras consagradas da literatura de finanças pessoais.

Diferente do tradicional, em que a data do nascimento determina para todo o sempre qual o seu mapa astral, o horóscopo financeiro é mutável. Você pode decidir qual signo gostaria de ser e criar estratégias para sua transformação! Seria um sonho?

Agora, não pensa que as coisas vão mudar de uma hora pra outra, num estalar de dedos: tenha paciência e persistência! O relacionamento com dinheiro é reflexo do nosso comportamento de consumo e de vários hábitos que podem estar enraizados na nossa vida. E não da pra mudar um hábito da noite pro dia, concorda?

Sem mais enrolação, chegou a hora de você descobrir o seu horóscopo financeiro:

Tem vídeo e texto também! E, se ficar em dúvida, no finalzinho tem um teste pra você saber com maior precisão!

Signos financeiros:

– Gastadeiro(a): pense numa criatura que torra dinheiro sem nem sentir! Quem é gastadeira(o) encontra sempre um motivo pra comprar: quando tá triste, gasta pra afogar as mágoas, quando tá feliz, dá uma festa e compra pra comemorar! Se você não gosta de pesquisar, vai no shopping pra trocar uma peça que ganhou de presente e volta com mais cinco sacolas, esse é o seu signo!

– Poupador(a): tem o hábito de guardar dinheiro, se sente mal se não consegue juntar num mês difícil, mas não sabe exatamente qual o esforço que precisa fazer para alcançar seus objetivos. É uma pessoa que normalmente vai colocar tudo na poupança! Tá na hora de dar um passo à frente, né?

– Alérgico(a): se você foge do assunto sempre que alguém começa a falar de dinheiro, esse é o seu signo! Quem é alérgico costuma evitar ao máximo entrar em contato com o tema de finanças, fica irritado quando puxam uma conversa sobre grana e é capaz de quebrar o barraco se insistirem.

– Desligado(a): sabe aquela criatura avoada, que não sabe quanto gasta (às vezes não sabe nem quanto ganha) e não tem a menor noção do que está acontecendo? É a pessoa desligada! Esquece tanto a senha que já precisou desbloquear o cartão no banco algumas vezes. Extrato? Nunca viu, só ouve falar…

– Louco(a) das planilhas: esse serumaninho já baixou todos os aplicativos de controle de gastos, testou, fez uma planilha pra comparar os pontos positivos e negativos de cada um deles… é uma pessoa tão controlada que vai lembrar quanto custou o almoço da quarta-feira de três semanas atrás! O problema é que são tantas categorias de gastos e subcategorias e subsubcategorias, que até quem é louco(a) das planilhas se confunde.

– Mão de vaca/negociante: provavelmente você já brigou com uma pessoa mão de vaca. Se isso nunca aconteceu, é porque a mão de vaca é você! Lembra daquele amigo que não gasta com absolutamente nada, que chora desconto em loja, faz pesquisa em três lugares diferentes, mas acaba pedindo pela internet pra economizar? Sem falar na coleção de cupons e códigos promocionais. Eu já conheci um mão de vaca que vendia os cupons!

– Mão aberta: pode até não gasta tanto, mas ajuda todo mundo, paga mais na conta na hora de dividir, doa tudo o que tiver no bolso quando pedem na rua. Provavelmente está engajado(a) com alguma instituição filantrópica e não sabe dizer não! O único problema é que, por ser uma pessoa muito altruísta, esquece de cuidar de si mesma.

– Trending topics: fica 24h por dia, 7 dias por semana pendurado(a) no YouTube, assistindo todos os vídeos sobre finanças. É o tipo de pessoa que fica sabendo em primeira mão de todos os avanços na área, já experimentou todas as contas digitais que existem! O problema é que, por ficar pulando de galho em galho, pode perder o foco.

– Chorão/chorona: ô, bichinho(a), não chore não! Você reclama reclama reclama de dinheiro, fala toda hora que a vida tá difícil, que tá liso(a), mas não adianta chorar pelo leite derramado. Bola pra frente que atrás vem gente!

– Revoltado(a): tá negligenciando a sua grana porque odeia dinheiro e tudo o que ele representa pra você? Tem uma crítica profunda ao sistema financeiro atual? Então você é do signo revoltado(a). Sabia que dá pra usar a sua grana para que ela traga benefícios não só pra sua vida, mas também para que ela gere um impacto (positivo) na sociedade?

– Otimista: o mar tá pegando fogo e o(a) otimista tá comendo peixe frito! Parece que nada vai abalar a vida dessa pessoa, não importa a catástrofe que esteja acontecendo. Ela acredita que vai ganhar na loteria e faz planos com o dinheiro que ainda não tem. Por conta disso, pode acabar gastando mais do que deveria. Não espere as coisas caírem do céu! Corre atrás do seu dinheiro antes que ele corra de você!

– Planejador(a): vou confessar uma coisa aqui… todo mundo tem inveja desse perfil! É a pessoa organizada, que tem um relacionamento incrível com o dinheiro, que guarda regularmente, mas, acima de tudo, tem metas e objetivos muito bem delineados. Essa pessoa não dá bola fora, não gasta energia com o que não vai trazer o retorno que ela espera. Sabe exatamente o que precisa fazer para realizar seus sonhos.

Agora mãos à obra! Dá até pra fazer o mapa completo. Eu, por exemplo, sou planejadora com lua em mão aberta e ascendente em otimista.
E aí, descobriu qual é o seu signo?

Teste: Qual seu signo no horóscopo financeiro

Gostou do conteúdo? Ficou interessado sobre como lidar melhor com sua grana e quer saber mais sobre? Acompanhe o blog, curta e siga nossas redes sociais e fique por dentro!



Leia mais

Grana
timer 4 min

Empréstimo consignado: vantagens e desvantagens

agosto de 2017
Grana
timer 8 min

Rendimento de poupança: breve histórico e como calcular o seu retorno

janeiro de 2018
Grana
timer 4 min

Entenda como funciona, na prática, o limite do cartão de crédito

março de 2018