close

Carreira

Inovação e empreendedorismo: saiba o que é e sua importância hoje

novembro de 2018


timer
Tempo aproximado
de leitura:
4 min



O que é inovação e empreendedorismo?

Não apenas pelo atual cenário de crise, no qual os índices de desemprego são alarmantes e os baixos salários não mais satisfazem, muitas pessoas estão se arriscando pelo empreendedorismo.

Ser dono do próprio negócio, fazer o próprio horário e trabalhar suas próprias ideias são algumas das vantagens que buscam tanto aqueles que estão dando os primeiros passos na criação de seu empreendimento quanto as outras empresas já consolidadas no mercado.

Ocorre que uma consequência indesejável da expansão do empreendedorismo é o aumento da concorrência e maior disputa por permanência no mercado.

Em um mercado tão competitivo, em que todos querem crescer e ganhar dinheiro, é necessário se destacar, trabalhar com algum diferencial e dele tirar proveito.

Muitas vezes, acontece o que se chama de saturação do mercado. Há tantas pessoas oferecendo o mesmo produto ou serviço que os preços terminam caindo, e nem todas as empresas possuem fluxo de caixa suficiente para suportar períodos de baixa nas vendas.

É assim que se percebe a necessidade permanente de continuar crescendo. E isso é válido não apenas para as empresas que estão começando, pois mesmo que um negócio que já possua vários anos de existência, quando não for atualizado, moldado e adaptado às novas demandas, acabará ficando para trás e perdendo para a concorrência.  

Inovação

Nesse contexto, inovação nada mais é do que a atenção voltada para uma empresa que visa não só a sua sobrevivência, como também seu crescimento, por meio da fidelização de antigos clientes e a conquista de novo público alvo.

Partindo da ideia de que um negócio nunca deverá ser engessado ou estará pronto e acabado, a inovação consiste em transformar, atualizar, modificar a forma de trabalhar e empreender.

Sempre é possível melhorar e obter melhores resultados, aumentar as vendas e o lucro, reduzir os desperdícios e as críticas negativas dos consumidores, e é essa a ideia por trás do verbo inovar.

Vale dizer que ferramentas como a tecnologia podem ser utilizadas como aliadas nesse momento. Já as redes sociais podem ser de grande importância ao divulgar o produto ou serviço ofertado.

Essa é uma forma de se aproximar do consumidor, ouvi-lo com atenção e questioná-lo acerca das mudanças que ele entende necessárias. Nada melhor do que alguém de fora para mostrar o que talvez esteja errado ou não tão bom quanto poderia.

Empreendedorismo

O empreendedorismo consiste na sensibilidade de perceber um problema e buscar uma solução para o mesmo de uma forma inovadora e criativa, gerando lucros e resultados positivos.

Mais que isso, empreender significa acreditar mesmo quando o plano A não deu certo e talvez seja o momento de tentar o plano B.

Uma forma cada vez mais atual de empreender acontece por meio das chamadas startups. Exemplos conhecidos e criados por brasileiros são a Nubank, 99 Taxis, Netshoes, entre outras.

Os idealizadores dessas startups perceberam alguns problemas que a sociedade enfrentava dia a dia e encontraram uma forma de resolvê-los.

O cartão de crédito Nubank, por exemplo, é gerado facilmente por meio de cadastro e aprovação pelo aplicativo de celular e, ao contrário de muitos bancos, essa startup deixou de cobrar taxas para transferência de DOC e TED.

Qual a importância da inovação para o empreendedorismo?

Como você viu, o papel da inovação no empreendedorismo tem crescido cada vez mais e é essencial não apenas para impedir que a empresa vá à falência ou deixe de gerar lucros, mas também para impulsionar o real crescimento e sucesso do seu negócio.

A inovação também está muito relacionada com o poder de adaptação de um negócio frente a um novo cenário socioeconômico.

Inovação vai muito além da criatividade: é preciso aceitar novos desafios, aproveitar as oportunidades da melhor forma possível e aplicar o conhecimento prático e teórico que cada empreendedor traz como bagagem.

A partir de momento em que a sua empresa está sempre atenta às mudanças que acontecem à sua volta, ela não será “pega de surpresa” quando perceber que o mercado se alterou e que, portanto, a forma mais inteligente de permanecer crescendo é mudar juntamente com ele.

Como inovar?

Nem sempre há verbas suficientes para grandes mudanças, mas o sentido de inovação vai muito além.

Simples alterações podem ser implementadas no dia a dia da sua empresa, sem que isso demande gastos além do orçamento.

Exemplo simples de inovação pode se dar em relação ao tratamento dos clientes ou à forma como ocorre o anúncio de promoções.

Com a ajuda de redes sociais como o Instagram, você e seus funcionários poderão disponibilizar as principais ofertas e interagir com quem possui dúvidas. Essa é uma ótima forma de conquistar novos clientes e expandir o seu negócio!

Não há dúvidas de que a tecnologia é a mais nova grande amiga dos empreendedores.

E isso não é só com o uso de redes sociais e divulgação dos produtos e serviços prestados, outra forma de investir na modernização da sua empresa é por meio da adoção de um sistema atualizado e de acordo com as necessidades do ramo do seu negócio.

Por meio de um sistema que disponha informações acerca dos produtos em estoque, ordens de serviço, dados do consumidor, o trabalho burocrático na sua empresa é bruscamente reduzido, de modo que você e seus funcionários possam focar em outros âmbitos voltados para o crescimento e geração de lucro.

Estamos chegando ao final desse artigo e agora você já sabe a importância da inovação para o empreendimento, bem como as principais dicas para aplicá-lo ao seu negócio e alcançar o lucro e o sucesso, vencendo questões como a concorrência e saturação do mercado.

Ficou com alguma dúvida?

Não perca tempo e deixe aqui um comentário com o seu questionamento ou compartilhando a sua experiência! Nossa equipe responderá o mais breve possível!  



Leia mais

Carreira
timer 9 min

O que são Fintechs e quais os benefícios que elas trazem para o consumidor?

julho de 2018
Carreira
timer 4 min

Startup Weekend: tudo sobre o que é e como funciona

novembro de 2018
Carreira
timer 3 min

Entenda o que é e como funciona a cultura organizacional de uma fintech

setembro de 2018