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Carreira

Inovação no mercado: como reinventar sua empresa

outubro de 2018


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Tempo aproximado
de leitura:
5 min



Com a crise financeira que o país vem enfrentando, percebem-se maiores investimentos no empreendedorismo e, como consequência, o aumento da competitividade entre os concorrentes. Nesse cenário, a inovação no mercado surge como forma de possibilitar se destacar entre a concorrência e garantir não somente a sobrevivência aos momentos mais difíceis, como também permitir o crescimento do seu negócio.

Como identificar tendências de mercado?

A seguir, listamos as principais dicas que irão auxiliar você e seus funcionários a compreender e identificar as tendências do mercado e as alterações que elas devem implicar no seu próprio negócio.

Ouça o seu cliente

Para descobrir como funciona o mercado e qual a sua atual demanda, nada melhor que ouvir aquele que representa o público-alvo do seu negócio.

Muitas vezes, pessoas pensam da mesma forma, mas nem todas falam o que desejam, por isso a importância de ouvir aqueles que expõem as suas necessidades.

Ouvir a opinião do seu cliente e atender, sempre que possível, o seu pedido poderá fidelizar muito além da individualidade dessa única pessoa, de modo que o pedido de um cliente poderá ser compatível com o pedido do seu público em geral.

Assim, você conseguirá alcançar e fidelizar ainda mais clientes, contribuindo para o aumento do lucro e crescimento do seu negócio!

Converse com especialistas

Não apenas os clientes, mas especialistas do seu ramo de atuação também possuem o conhecimento aprofundado de quais inovações são mais urgentes e necessárias para o seu negócio.

Fique de olho na concorrência

A concorrência é inevitável e por isso você deverá estudá-la da maneira mais proveitosa possível.

Estudar a atuação daquelas empresas que disputam os mesmos clientes com você é uma boa forma de aprender com os seus erros e acertos. Assim, você poderá evoluir e evitar cometer os mesmos erros, vivendo a constante luta de se destacar perante os demais.

Acompanhe mudanças de mercado

Embora muitos possam ter medo, não apenas na vida pessoal, como na vida profissional, mudanças podem e devem ser positivas.

Outra dica muito importante é moldar o seu negócio de acordo com a demanda, caso contrário, você poderá ser deixado para trás simplesmente por estar desatualizado.

Vale dizer que pequenas mudanças podem fazer a diferença, e não necessariamente causarão grandes impactos no seu orçamento. Mais que um gasto, é preciso entendê-las como um investimento a curto, médio ou longo prazo.

Estude o seu negócio e perceba o que precisa melhorar

Reconhecer que o seu negócio ainda precisa de melhorias é um ótimo sinal. Com essas pequenas mudanças, você poderá inovar o seu negócio e se destacar no meio das empresas que se acomodaram por achar que já fizeram tudo que estava ao seu alcance.

Como se diferenciar da concorrência?

Agregue mais valor ao seu produto

Conforme veremos a seguir, uma das formas de agregar valor ao seu produto é por meio do overdelivering. Assim, você poderá surpreender positivamente o seu cliente, superando as suas expectativas e deixá-lo cada vez mais fiel à sua empresa.

Overdelivering é entregar ao seu cliente algo que ele não estava esperando. É surpreender com uma entrega antes do tempo limite ou garantir um brinde que vai fazê-lo se sentir mais importante para a sua empresa.

Tenha um bom atendimento

Lembre-se que os funcionários são o primeiro contato com o seu negócio e que, portanto, são eles os responsáveis por representá-la.

Invista em um quadro de profissionais qualificados, que possam oferecer um bom atendimento, de modo a fidelizar tanto os antigos clientes quanto conquistar aqueles que estão indo pela primeira vez ao seu empreendimento.

O cliente como foco

Diretamente relacionado com a dica anterior, manter o foco no cliente é algo essencial para o crescimento do seu negócio.

Deixar o seu cliente satisfeito faz toda diferença!

Coloque a inovação em prática

Não se esqueça de colocar as inovações em prática no seu negócio! Após tudo estar planejado, é hora de executar suas ideias!

O que fazer para encantar os clientes?

Ajude seu consumidor

Pesquisas apontam que, enquanto um cliente satisfeito poucas vezes elogia e divulga uma empresa no seu convívio social, um cliente insatisfeito tende a compartilhar sua experiência negativa com um número muito maior de pessoas.

Assim, uma forma de encantar os seus clientes é ajudando-o a encontrar o que buscava, de modo a solucionar o seu problema e garantir o seu retorno.

Ofereça experiências únicas e positivas

Focar no cliente, garantir o melhor atendimento possível e conquistá-lo são elementos de extrema importância para o seu empreendimento. Isso porque, quanto mais consumidores reclamarem do produto, serviço ou atendimento prestado pelo seu estabelecimento, maiores são as chances do seu negócio adquirir má reputação no mercado, o que ocasiona perda nas vendas e, até mesmo, uma possível e indesejável falência.

Oferecendo experiências únicas e positivas, você ampliará ainda mais o seu número de consumidores fiéis.

Foque no overdelivering

Overdelivering é quando você entrega mais do que o consumidor está esperando. Nada melhor que ser surpreendido positivamente com, por exemplo, uma entrega mais rápida que o prometido!

Realize um follow-up

Mesmo após a venda do produto ou prestação do serviço, é muito importante acompanhar a opinião do consumidor. Realizar um follow-up garante um bom pós-venda, o que poderá estimular o seu consumidor a retornar à sua empresa!`

Exemplos de empresas inovadoras

A inovação ajuda muitos negócios a se destacarem e chamarem atenção no mercado!

Uber

Mais prática, segura e acessível, a empresa Uber é uma inovação no mercado de transporte e funciona como uma espécie de táxi modernizado, sendo total o sucesso entre os consumidores.

Airbnb

Gastar menos com hospedagens sem que o padrão da estadia sofresse alterações. Essa foi a promessa feita e cumprida pelo site Airbnb, que cada vez mais conquista novos adeptos.

Waze

Além de GPS, o waze indica melhores opções de trânsito, bem de como fugir do engarrafamento, sendo fiel companhia de muitos usuários.

Netflix

Com o Netflix, muitas pessoas deixaram até mesmo de se importar com os canais da televisão a cabo. O Netflix é o novo provedor de infinitas opções de filmes, séries, documentários, desenhos e muito mais.

Rebel

A Rebel tem como propósito uma mudança no sistema financeiro brasileiro, trabalhando com o Blockchain, a fim de realizar transições de dados da forma mais segura possível.

Além disso, é uma empresa inovadora, que trabalha com empréstimo pessoal inteligente, entre os valores de 1 mil a 25 mil reais e com uma baixa e atrativa taxa de juros.

Assim, percebe-se que a Rebel tem como objetivo dar valor aos sonhos de seus clientes e realizá-los de uma forma fácil e sem muita burocracia!

Ficou com alguma dúvida sobre como inovar no mercado e reinventar a sua empresa? Não perca tempo e deixe aqui seu comentário. Responderemos o mais breve possível!



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