close

Grana

O que é e como calcular a margem consignável de um empréstimo?

janeiro de 2018


timer
Tempo aproximado
de leitura:
4 min



Antes de saber como calcular a margem consignável, é preciso entender o que é empréstimo consignado. Ele é uma modalidade de empréstimo onde o desconto das prestações é feito na folha de pagamento ou no benefício previdenciário da pessoa que contrata esse empréstimo.

Para que essa autorização aconteça, é preciso que a instituição financeira aprove o empréstimo para o contratante.

O que é margem consignável?

A margem consignável é o valor máximo que uma pessoa pode ter retirado do seu salário ou do seu benefício para que o empréstimo possa ser pago. De acordo com a Lei, a parcela máxima do seu salário que pode ser tomada é de 35% de sua renda.

É importante destacar que pessoas que trabalham como autônomos ou que apresentam uma renda variada não são contempladas pelo empréstimo consignado.

Essas pessoas precisam buscar outras opções de crédito, que, de preferência, apresentem juros baixos ou aceitem algum bem como garantia, o que fará com que os empréstimos sejam mais vantajosos.

Entender a margem consignável faz você saber qual o valor que pode comprometer com o empréstimo consignado.

Como calcular a margem consignável do seu empréstimo?

O empréstimo consignável é, muitas vezes, aceito de forma imediata, já que o valor das parcelas é descontado diretamente do salário do contratante, e de forma automática.

Se você precisa de uma ajuda financeira extra e chegou à conclusão de que o empréstimo consignado é a melhor forma de conseguir esse auxílio está na hora de entender como é feito o cálculo da margem consignável do seu empréstimo.

Partindo do limite imposto pela lei, basta calcular o valor do seu salário (benefício) e multiplicá-lo por 0,35.

Por exemplo: se o seu salário mensal é de R$1.000,00, multiplique esse valor por 0,35 e você terá a margem consignável, que, nesse caso, é de R$ 350,00. Esse será o valor máximo de prestação que seu empréstimo consignado poderá ter e será descontado diretamente da sua folha de pagamento.

Esse limite foi criado para não impactar de forma significativa no orçamento familiar. Assim, o restante do salário será usado para outros gastos, como pagamento de contas e alimentação.

Cuidados para não se endividar

Antes de pedir um empréstimo, mesmo que seja o empréstimo consignado, que pode apresentar algumas boas vantagens dentro das modalidades de empréstimo, é preciso analisar como está seu controle financeiro.

Assim, algumas medidas podem ser tomadas para evitar o endividamento. Veja, a seguir, quais são elas:

Organize as suas finanças

Essa é umas das mais importantes análises que você precisa fazer antes de pedir um empréstimo consignado.

Apesar da margem consignável ser de 35%, muitas vezes o salário (ou o benefício) está comprometido de outras formas.

Se outros compromissos já tomam metade da sua renda mensal, a chance de quitar essas prestações é reduzida, o que pode levar você a um super endividamento.

Basicamente, o que você precisa fazer é se programar mês a mês com total exatidão. Para isso, é necessário saber com clareza o valor que entra e valor que sai. Para isso, procure planilhas financeiras ou um gerenciador financeiro.

Ao programar sua parte financeira todo mês, você terá uma maior noção da quantia exata disponível para outros compromissos e, assim, pode evitar o endividamento.

Tenha como prioridade comprar o que realmente precisa

Não se deixe levar por liquidações que se apresentam como “imperdíveis” e com prazos de pagamento sensacionais, mas que podem ser extremamente longínquos e maléficos para seu bolso. Essas ofertas são feitas para você consumir, mas, preste atenção, nem sempre há a necessidade.

Para não cair nessas tentações, tenha em mente o que realmente é necessário. Tente deixar o desejo um pouco de lado e priorize o que é essencial.

Cada um compra da forma que quiser, mas, para evitar o endividamento, o ideal é saber o que comprar, como comprar e quando comprar.

Além disso, planeje como a compra será feita. Apesar de em um primeiro momento parecer vantajoso parcelar as compras, com suaves prestações mensais, ao fazer isso você irá comprometer o mês ou os meses seguintes, o que dificulta ainda mais sua saída dos débitos.

Aproveite também para se habituar a comprar à vista o que é necessário e importante para você.

Utilize os recursos com inteligência

Após fazer o planejamento financeiro, é provável que você perceba que para não se endividar é preciso saber como comprar. Depois de aprender essa lição, é hora de administrar o seu saldo da melhor forma possível.

A arte de gerenciar o seu dinheiro fará que ele fique mais tempo na conta, o que pode evitar que você tenha problemas de endividamento. O conceito é simples, mas, realmente, é primordial fazer uma profunda mudança. Mas, como começar a fazer isso?

Observe seus hábitos de consumo. Veja se você compra sem planejar, compra quando não existe necessidade ou compra apenas pelo impulso de comprar. Ao prestar atenção em você, poderá definir o que é desejo ou realmente uma necessidade na sua vida.

A partir daí, poderá ter relação muito melhor com seu dinheiro e evitar dívidas, muitas vezes, totalmente desnecessárias.

Pense bem e veja se realmente é preciso contrair uma dívida por conta de um desejo e não de uma necessidade.

Outro passo a ser dado agora é perceber se o seu orçamento comporta um empréstimo e se há realmente a necessidade dele no momento, para que não passe por nenhuma situação pior mais tarde.

Gostou de saber mais sobre o tema? Já chegou a usar o empréstimo consignado? Como foi a sua experiência? Deixe seu comentário aqui para ajudar outras pessoas sobre o assunto.



Leia mais

Grana
timer 4 min

Empréstimo consignado: vantagens e desvantagens

agosto de 2017
Grana
timer 8 min

Rendimento de poupança: breve histórico e como calcular o seu retorno

janeiro de 2018
Grana
timer 4 min

Entenda como funciona, na prática, o limite do cartão de crédito

março de 2018