close

Grana

O que é o BlockChain e como ele pode tornar os empréstimos mais seguros

julho de 2018


timer
Tempo aproximado
de leitura:
5 min



Você já ouviu falar sobre o que é BlockChain? Esse é o nome dado ao recurso criado para aumentar a segurança no cotidiano das transações financeiras, bem como prevenir gastos excessivos, sendo uma importante inovação da atualidade.

Com a maior utilização das criptomoedas (bitcoin), o BlockChain surge como um “livro” capaz de registrar todas as transações efetuadas com essas moedas criptografadas.

Se você ainda não está familiarizado com o termo e deseja compreender um pouco mais sobre as vantagens de usar esse recurso nas suas transações financeiras, basta continuar a leitura deste artigo!

O que é e como surge o BlockChain?

Na tradução literal do inglês para o português, BlockChain significa “corrente de blocos”.

Assim, cada um desses blocos é responsável por armazenar um determinado conjunto de transações financeiras, que ficam ali protegidos pela criptografia.

O interessante é que as pessoas têm acesso ao BlockChain, ou seja, acabam tendo mais controle sobre as transações financeiras realizadas, que dificilmente poderão desaparecer com esse sistema de registro criptografado.

Como o nome sugere, o BlockChain é uma cadeia de blocos que armazenam dados.

De fato, na internet, os dados estão mais sujeitos a serem alterados, transformando seus usuários em possíveis vítimas de fraudes e gerando gastos em dobro. Por outro lado, utilizando o BlockChain, todas as transações financeiras passam a ficar armazenadas e qualquer alteração é percebida e acusada pelo sistema alimentado pelas moedas criptografadas.

No cenário de crise mundial, atrelado à moeda criptografada (Bitcoin), o BlockChain surgiu com o objetivo de assegurar maior segurança nas transações financeiras realizadas virtualmente.

O aumento da confiança ao utilizar essa tecnologia está relacionado com a impossibilidade de alterar e copiar dados, ou seja, você acaba ficando protegido de realizar o mesmo pagamento duas vezes.

Definindo o que é BlockChain, André Salem afirma que:

O BlockChain é uma rede de negócios segura, na qual os participantes transferem itens de valor (ativos), por meio de um ledger (livro-razão) comum distribuído, do qual cada participante possui uma cópia, e cujo seu conteúdo está em constante sincronia com os outros.

Após o armazenamento das informações financeiras nos blocos encadeados, essas ainda são registradas no ledger e não poderão mais ser apagadas.

Como funciona o BlockChain?

Sendo uma cadeia de blocos, cada cadeia é responsável por armazenar um conteúdo juntamente a uma impressão digital.

O que acontece é que o bloco subsequente é formado pelo seu próprio conteúdo somado à impressão digital do primeiro, de modo que também armazena as informações (no caso, as transações financeiras realizadas com o Bitcoin) do primeiro.

Assim, todos os blocos da cadeia estão conectados, contendo as mesmas informações e, ainda, criptografados com a impressão digital que se formou a partir daquele primeiro bloco. A essa impressão digital, dá-se o nome de hash, que é gerado a partir do conteúdo contido no bloco e transformado em um código de letras e números.

O encadeamento de informações feito pelo BlockChain garante maior segurança a transações financeiras.

Imagine que o BlockChain nada mais é que uma cadeia de blocos, em que cada bloco representa um determinado conjunto de transações financeiras. E a segurança do sistema se verifica justamente pelo fato de todos os blocos estarem em cadeia, conectados, compartilhando dados entre si e protegendo-os de maneira mais eficiente.

Com o hash, uma grande quantidade de informações se transforma em um pequeno código, facilitando o uso do sistema e, ao mesmo, tornando-o muito mais seguro e menos sujeito a cópias, alterações e trocas.

Como as cadeias de informações se encontram encadeadas e cada bloco subsequente contém as informações e o hash da anterior, quando se realiza alguma alteração no primeiro, o segundo também sofre alterações, o que permite perceber se existe alguma tentativa ilícita e não autorizada de alterar as transações financeiras já realizadas.

Para entender o que é BlockChain, é só imaginar que esse corresponde a um cartório virtual que registra oficialmente todas as transações financeiras realizadas na internet, garantindo transparência e segurança para seus usuários.

Outra vantagem de utilizar o BlockChain é que as transações internacionais, por exemplo, acontecem muito mais rápido que sem o uso da ferramenta, tornando o processo mais interessante economicamente e sem se tornar inseguro.

Como o BlockChain pode ser utilizado em empréstimos?

Agora que você já compreendeu como o que é o BlockChain, poderá perceber como essa ferramenta pode ser utilizada no momento de realizar cotidianas transações financeiras como empréstimos.

Considerando que, após terem sido arquivadas na cadeia de blocos, não há como alterar ou apagar esses dados, você terá muito mais segurança ao se valer da internet para realizar suas transações financeiras.

Outro ponto positivo de entender o que é o BlockChain e passar a utilizá-lo é que, além de armazenar com segurança as transações financeiras, essas ainda ficam disponíveis na rede de computadores e podem ser analisadas por todos que tiverem interesse. Desse modo, sendo público o seu acesso, a transparência a seus usuários também é garantida.

Ainda assim, informações pessoais, como endereço, podem ser protegidas e são mantidas em segredo, haja vista que essa ferramenta preza pela manutenção do equilíbrio entre a transparência e privacidade daqueles que optam por utilizá-la.

Com o desenvolvimento da tecnologia e a busca pela criação de meios alternativos para a realização de procedimentos que antes não garantiam tanta segurança, velocidade e transparência para seus usuários, surgem novas ideias e ferramentas estão sendo lançadas a todo o momento.

A primeira vez que se ouviu falar no que é BlockChain foi no ano de 2008, de modo que os dez anos que se passaram de lá até aqui facilitaram a implantação do sistema e possibilitaram constantes melhorias no cenário econômico mundial.

Essas vantagens são percebidas tanto pelas empresas, que alavancam seus lucros, como pelos usuários e consumidores que preferem se valer da internet e, com o auxílio do sistema de BlockChain, sentem-se mais seguros para realizar suas transações financeiras virtuais.

Você já sabia o que é BlockChain? Ficou com alguma dúvida? Comente, entre em contato conosco e continue acompanhando nossos posts para saber mais sobre esse e outros assuntos!



Leia mais

Grana
timer 4 min

Empréstimo consignado: vantagens e desvantagens

agosto de 2017
Grana
timer 8 min

Rendimento de poupança: breve histórico e como calcular o seu retorno

janeiro de 2018
Grana
timer 4 min

Entenda como funciona, na prática, o limite do cartão de crédito

março de 2018