close

Grana

O que é um correspondente bancário?

julho de 2018


timer
Tempo aproximado
de leitura:
6 min



Seja você uma pessoa física ou jurídica, no decorrer da vida, é bastante que em algum momento você precise recorrer a empréstimos bancários, talvez até mesmo um investimento, ou talvez apenas quisesse conseguir instruções financeiras para aumentar seus lucros. Saber o que é um correspondente bancário é muito importante para tomar medidas inteligentes nesses momentos.

Porém, apesar de suas vantagens e praticidades, ainda existem muitas pessoas que não sabem o que isso significa e para que serve um correspondente bancário. Não conhecem as vantagens de recorrer a um correspondente, e conhecem ainda menos os benefícios de se tornar um correspondente bancário.

Neste texto, você vai encontrar tudo o que precisa saber para decidir se tornar um correspondente agora mesmo e entender todas as vantagens!

O que é um correspondente bancário e qual é a sua função?

Em épocas em que falta dinheiro para suprirmos aquelas necessidades mais básicas e urgentes, nem sempre as pessoas sabem como conseguir essa ajuda extra em tempo hábil.

Na verdade, a maioria das pessoas sequer sabe que os bancos não são a única opção quando se trata de conseguir empréstimos e investimentos. Em geral, os bancos demoram para liberar os créditos, são altamente burocráticos e chegam a desencorajar seus clientes por conta de todas as complicações que um simples empréstimo pode gerar. É pensando em resolver esse problema que as instituições financeiras contam a ajuda dos correspondentes bancários.

Atualmente, dezenas de empresas online ou lojas de créditos são capazes de realizas um empréstimo pessoal de forma rápida, segura e menos burocrática, suprindo de modo satisfatório as necessidades da atualidade. Ou seja, para que o cliente tenha um acesso mais rápido ao crédito, várias empresas têm se tornado correspondentes bancários.

O correspondente bancário consegue fazer pelo cliente final quase tudo o que seria feito diretamente na instituição financeira, a um custo mais baixo (de tempo de dinheiro).

Em termos mais simples, o correspondente bancário é uma pessoa jurídica terceirizada que serve como ponte entre o cliente e a instituição financeira (bancos ou semelhantes) que normalmente fariam os empréstimos ao cliente final. Os serviços de operações creditícias seriam terceirizados por meio desses correspondentes bancários, o que barateia os serviços.

As Casas Lotéricas são um exemplo de correspondente bancário, provavelmente os correspondentes mais famosos, mas há muitos mais pelo país.

Quais são os serviços disponíveis para quem se tornar correspondente bancário e como se tornar?

O correspondente bancário não serve apenas para facilitar empréstimos e investimentos. Lá é oferecida uma gama de serviços, podendo-se também, por exemplo:

Realizar o recebimento e o pagamento de contas

O cliente final pode recorrer ao correspondente bancário para efetuar seus pagamento e manter as contas em dia, usufruindo de um serviço rápido e eficiente. Basta ir até o correspondente bancário, fazer as transações financeiras e resolver o problema.

Facilitar a aplicação e resgate de fundo de garantia

O fundo de garantia, direito do trabalhador, pode ser acessado mais rapidamente através de correspondentes bancários, não dependendo mais da boa vontade da burocracia e demora das instituições financeiras.

Solicitar cartões de crédito e débito para trabalhadores, universitários, aposentados, etc.

Uma boa notícia para muita gente: o correspondente bancário pode facilitar muito os processos para quem precisa solicitar cartões, e deixa tudo bem menos caro e burocrático, tornando muito mais simples a obtenção desses cartões.

Efetuar a análise o cadastro de créditos

A instituição financeira pode também terceirizar esse serviço, deixando nas mãos do correspondente bancário a responsabilidade de fazer uma análise detalhada do perfil de cada cliente. A vantagem é que o correspondente bancário poderá indicar as melhores opções de crédito, cuidando assim de toda a burocracia que envolve o processo.

Efetuar empréstimos

Como já foi citado anteriormente, os correspondentes bancários podem facilmente autorizar e liberar empréstimos para seus clientes. O processo terceirizado acaba por acelerar essa liberação, o que é muito animador para quem precisar acertar dívidas com urgência.

Abertura de contas a prazo

É como uma conta poupança com prazo de validade, e é justamente por isso que resolver esse problema em um correspondente bancário é perfeito: você não gasta tempo demais com algo que é temporário, consegue um acordo que se adapta melhor ao seu perfil e ainda fica sabendo de todas as opções de diversos bancos, no caso de um correspondente bancário que seja conveniado a mais de um, o que te garante a escolha mais acertada e rentável.

Se a sua ideia é ter o maior retorno financeiro possível com esse investimento temporário, então consultar um correspondente bancário pode ser a opção mais acertada.

Segundo as Resoluções números 3110 e 3156 da Bacen, de 2003, o correspondente bancário pode prestar esses serviços e vender esses produtos bancários para as entidades financeiras autorizadas pelo Banco Central do Brasil. Ou seja, para ser um correspondente bancário, é preciso que você seja uma empresa “contratada” por um banco devidamente autorizado. A filiação, para ser considerada legal, também deve ser autorizada pelo Banco Central do Brasil.

Quais são as vantagens de se tornar um correspondente bancário?

Em primeiro lugar, correspondentes bancários podem ser conveniados a mais de uma instituição financeira, conveniando diversos produtos e serviços, o que lhes permite oferecer ao cliente os prazos e juros mais convenientes, indicando o banco com as melhores condições para cada perfil de cliente.

Numa era tão informal e burocrática, oferecer serviços rápidos e personalizados de acordo com a necessidade do cliente pode ser uma boa forma de ganhar público. É o que eles procuram em um correspondente bancário.

Além disso, essa é uma opção em alta para quem deseja arrumar um novo emprego ou começar a empreender. É um investimento bastante rentável, tendo em vista que essa é uma demanda crescente e praticamente irreprimível dentro da sociedade, cada vez mais sedenta por serviços rápidos, eficientes e baratos.

O correspondente bancário também pode emitir carnês e afins a seu favor, referentes aos serviços prestados, desde que esteja devidamente vinculado a uma instituição financeira. Do contrário, estará agindo ilegalmente. Inclusive, é sempre sugerido que não se façam depósitos antecipados e que se consulte no Banco Central do Brasil se as informações oferecidas pelo correspondente são verídicas.

As vantagens são ainda maiores para correspondentes bancários que se associam a grandes instituições financeiras, pois elas oferecem convênios de maior estabilidade e, portanto, de maior rentabilidade, além de, é claro, atrair um maior número de clientes a procura de um atendimento mais eficaz e personalizado.

Não se pode esquecer, entretanto, que convênios com bancos maiores normalmente exigem mais tempo de processamento e que, por isso, o retorno financeiro pode demorar um pouco, apesar de ser alto. Acontece o inverso quando se trata de bancos menores: o lucro é bem reduzido, mas a falta de necessidade de uma extensa burocracia faz com que os primeiros resultados cheguem rapidamente.

De qualquer forma, quando se faz uma boa análise de mercado, tornar-se um correspondente bancário pode ser um ótimo negócio. Ou seja, é preciso saber concluir se vale mais a pena conveniar-se com bancos menores ou maiores, quais os bancos podem trazer mais clientes para você na sua região, o número de convênios, quais serviços são os melhores para se oferecer, etc.

Conheça seus futuros clientes, suas necessidades e expectativas, e também conheça as instituições financeiras com as quais pretende se conveniar, saiba que esse convênio seria interessante para seus clientes. Entenda o cenário.

Como foi possível perceber desse texto, entender sobre o assunto é muito importante para uma melhor assimilação da realidade do mercado financeiro. Além de ter servido como opção para quem deseja recomeçar seu caminho no mercado de trabalho, as informações que você acabou de ler também servem a quem precisa resolver diversos assuntos financeiros e não sabe que pode recorrer a outras opções que não as instituições financeiras.

Gostou de saber mais sobre correspondentes bancários? Compartilhe com seus amigos e deixe seus comentários! Você pode aprender mais sobre isso olhando mais artigos pelo site.



Leia mais

Grana
timer 8 min

Cheque cruzado: o que é e como depositar um corretamente?

janeiro de 2018
Grana
timer 8 min

Como pagar o IPVA: comece 2018 com o documento do seu carro em dia

março de 2018
Grana
timer 8 min

Qual a importância da educação financeira infantil e como ensinar para os seus filhos??

abril de 2018