close

Grana

O que é um correspondente bancário?

outubro de 2017


timer
Tempo aproximado
de leitura:
2 min




Viu esse termo e ficou na dúvida? Saiba mais sobre o papel de um correspondente bancário e fique por dentro de como eles podem ser úteis para você.


O que é?

Correspondentes bancários são empresas que prestam serviços para bancos e demais instituições financeiras. E você muito provavelmente já teve a ajuda de um deles. Afinal correspondentes bancários oferecem diversas funções que em geral são utilizadas quase diariamente por todos nós.

Entre os serviços disponíveis estão: solicitações de financiamentos e empréstimos, realização de ordens de pagamento, serviços de cobranças, aberturas de contas de depósito, pagamentos de contas e muitos outros.

Em resumo, correspondentes bancários são empresas que estão aí para atender o consumidor e executar os seus serviços junto a bancos e outras instituições financeiras.

Por que eles existem?

Na estrutura do sistema financeiro nacional, o SFN, existem muitas partes que atuam antes do produto ou serviço poder ser, de fato, disponibilizado para o consumidor final. De maneira geral, esses elementos do cenário econômico podem ser classificados entre órgãos normativos, supervisores e operacionais. E isso acontece por um bom motivo: garantir a segurança e o bom funcionamento das atividades financeiras do país.

Os correspondentes bancários, por exemplo, fazem parte do grupo operacional do sistema financeiro nacional. Eles colaboram com a estrutura financeira do país servindo como intermediários e, assim, descentralizando os atendimentos em bancos principalmente. Além disso, correspondentes bancários têm a capacidade de dinamizar processos, desburocratizá-los e facilitá-los (sem deixar que o nível de segurança deixe a desejar, é claro).

Quem supervisiona um correspondente bancário?

Atualmente, o órgão que supervisiona os correspondentes bancários é o BACEN (Banco Central do Brasil). Você pode conferir os termos que regulam o funcionamento dessas empresas na Resolução do Conselho Monetário Nacional – CMN 3954/11.

Exemplos

Para entender melhor, que tal exemplos? Aqui vão alguns: sabe aquela lotérica que dá uma forcinha quando você precisa pagar boletos? Ela é um correspondente bancário. É um tipo bem popular, que atende por meio de um balcão e executa, principalmente, serviços de pagamento de contas.

Já conhece o REBEL? Nós também somos correspondentes bancários. A diferença é que somos correspondentes operando de maneira totalmente online e podemos ajudar quando você precisar de um empréstimo. Afinal, você só precisa se cadastrar no nosso site para poder ter acesso às nossas propostas.

E aí, tem mais dúvidas sobre correspondentes? Conta pra gente!
Basta comentar com a sua pergunta que nós respondemos!


Essas informações foram úteis para você? Receba nossas novidades e dicas curtindo nossa página no Facebook.



Leia mais

Grana
timer 4 min

Empréstimo consignado: vantagens e desvantagens

agosto de 2017
Grana
timer 8 min

Rendimento de poupança: breve histórico e como calcular o seu retorno

janeiro de 2018
Grana
timer 4 min

Entenda como funciona, na prática, o limite do cartão de crédito

março de 2018