close

Grana

O que são juros e quais os principais tipos praticados no mercado financeiro?

março de 2018


timer
Tempo aproximado
de leitura:
3 min



O que são juros?

Juros são cobranças adicionais ao valor do principal de uma dívida levando em conta o valor do dinheiro no tempo e o perfil de risco de cada cliente. Vale ressaltar que são vários os tipos de juros existentes hoje, cada um aplicado em determinada situação.

Em um empréstimo, os juros podem ser considerados um pagamento pelo tempo que o credor ficará sem o valor emprestado. Já em uma compra a prazo, os juros são os acréscimos ao valor inicial do bem, para que o vendedor não saia prejudicado por dividir o valor inicial em parcelas.

Em resumo: é basicamente o valor extra pago para o fornecedor em uma negociação. Essa taxa a mais deve contemplar o risco agregado no investimento, a compensação pelo valor não estar sendo aplicado, além de expectativas inflacionárias e, é claro, trâmites administrativos oriundos da transação.

O período da dívida e o tipo de juro utilizado são determinantes para o valor final de uma quitação.

Quais os principais tipos de juros praticados no mercado?

Tanto em âmbito empresarial quanto nas finanças pessoais, os juros fazem parte da economia brasileira como um agente comum. Logo abaixo, estão os tipos de juros mais comum no Brasil.

Juros simples

Nesse tipo, o percentual adicionado refletirá apenas no valor inicial. É um valor negociado anteriormente, sem a adição de outros juros.

Juros compostos

Conhecidos também como “juros sobre juros”, é o caso daqueles que estão relacionados ao período da negociação. A somatória ocorre sobre o valor inicial e também sobre os juros angariados nos meses anteriores.

Juros compensatórios

Em suma, são os juros cobrados pela negociação. É, portanto, o valor que o credor receberá devido ao trâmite acordado. Esse tipo de juro também é conhecido como remuneratório.

Juros moratórios

São os juros de mora. Esse tipo é aquele que reincide sobre o valor de acordo com o período de atraso. Nada mais é que uma indenização para o credor que não obteve seus rendimentos no prazo acordado.

Juros nominais

São aqueles que, na somatória, abarcam a correção monetária da quantia em questão. A maioria dos financiamentos decai sob esse tipo de juro, pois leva em consideração a inflação do momento.

Juros reais

Sendo o oposto do nominal, não inclui correção monetária e a inflação vigentes. É válido lembrar que se a inflação estiver zero, tanto nominal quanto real possuem o mesmo valor.

Juros sobre capital próprio

Esse tipo de juro se baseia no lucro retido pela instituição nos períodos antecessores. Quando a empresa possui acionistas é geralmente dessa forma que os remunera.

Juros rotativos

É a cobrança por atraso da fatura do cartão de crédito ou sobre a pendência de um financiamento. Logo abaixo explicamos melhor porque é importante estar atento a esse tipo de juro e como evitá-lo.

Fique atento com os juros, especialmente o rotativo do cartão

Das principais armadilhas que o brasileiro cai quando o assunto são juros, com certeza, o rotativo do cartão é a pior delas.

Essa forma de cobrança permite que o usuário do cartão de crédito possa parcelar ou pagar o mínimo da sua fatura (valor pago ao mês pela utilização do cartão). Mas, o que infelizmente acontece, é que esse tipo de juro acaba extrapolando – e muito – a quantia inicial da dívida.

Devido ao crescente endividamento por conta do rotativo do cartão, novas regras foram criadas, a fim de colaborar para um consumo mais saudável. Em nosso blog, você encontra um artigo especial que discute todos os detalhes desse tipo de juro.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe este artigo e descubra mais sobre como ter uma vida financeira saudável em nosso blog!



Leia mais

Grana
timer 8 min

9 dicas certeiras para não cair no golpe do empréstimo falso

janeiro de 2018
Grana
timer 4 min

O que é e como calcular a margem consignável de um empréstimo?

janeiro de 2018
Grana
timer 3 min

O que são juros e quais os principais tipos praticados no mercado financeiro?

março de 2018