close

Carreira

O uso inovador do blockchain nas organizações

novembro de 2018


timer
Tempo aproximado
de leitura:
4 min



O que é?

Blockchain é uma tecnologia que registra as transações financeiras em qualquer moeda virtual, por meio de uma cadeia de blocos. A ideia é salvar e carimbar permanentemente todos os dados envolvidos no procedimento.

Com isso, os dados não podem ser apagados, editados ou censurados. Essas informações ficam salvas em um banco de dados descentralizado. O blockchain autoriza registros lineares e cronológicos, além de trazer benefícios para a segurança digital.

O blockchain possibilita que as transações sejam rápidas, fáceis, baratas e seguras. Transferências podem ser feitas de um país para outro sem intermediários. Dessa forma, o blockchain nas organizações traz mais transparência, eficiência, rapidez e autonomia. Na prática, o blockchain funciona da seguinte forma:

  • Início da transação: as duas partes envolvidas decidem iniciar à troca de alguma coisa, seja uma moeda ou alguma informação;
  • Criação do bloco: essa transação reúne-se com as demais pendentes, formando o bloco. Com isso, entra na rede da cadeia de blocos do sistema;
  • Verificação: os computadores participantes ponderam e calculam a transação. Os cálculos definem a validade da mesma com base em várias regras. Se houver um consenso, a verificação é realizada;
  • Criação do Hash: por conta da criptografia, esses dados mais complexos precisam ser mapeados e o algoritmo que faz esse mapeamento chama-se Hash. Cada bloco de transações averiguadas é identificado por um Hash criptografado. Além disso, cada bloco possui uma referência do bloco anterior, formando o blockchain.

    A etapa final é chamada de execução, momento em que o valor é transferido para os envolvidos. Fonte: Google

Blockchain é sinônimo de inovação?

O blockchain nas organizações surgiu com o intuito de aumentar as possibilidades envolvidas durante o processo de transações digitais. Pois acelera, facilita e protege as transferências. Por esses motivos, torna-se comum acompanhar de forma instantânea a venda de itens com preços altos, por exemplo, ou ainda de produtos fiscalizados, como carnes e medicamentos.

O blockchain é uma tecnologia digital, mas os seus efeitos são sentidos no mundo real. Além disso, o blockchain também permite que produtos frágeis possam ser monitorados mais de perto durante o transporte. O blockchain para as organizações é excelente, pois traz mais domínio durante as transações.

Outro ponto interessante é poder compartilhar informações com outras empresas, sem medo de que exista uma quebra de sigilo. Ademais, as transações tornam-se mais fáceis e seguras, tornando as organizações completamente independentes.

Atualmente, o sistema do blockchain está tornado-se interessante para empresas dos mais variados ramos, como bancos, supermercados e até sequenciamento genético. Consequentemente, o blockchain representa uma inovação para as empresas, contudo ainda está amadurecendo.

A maioria das organizações pretende otimizar ou substituir serviços de banco de dados convencionais. Outras aplicações ainda vão surgir para o blockchain e possibilidades serão exploradas nos muitos segmentos de negócios. A inovação e criatividade ainda terão de ser muito trabalhadas para causar uma revolução no modo como os serviços são realizados hoje.

Quais são as vantagens?

As principais vantagens do blockchain nas organizações são:

  • Alto nível de segurança: o blockchain produz dados imutáveis, isso garante para as empresas uma forte, nova e avançada tecnologia contra ameaças e hackers;
  • Autonomia nas transações: por não precisar mais de um intermediário nos processos de compra e venda, cada negócio fica mais independente. Ter mais poder e controle nas decisões, faz com que a gestão financeira seja mais eficiente;
  • Transparência: integridade e confiança são algumas das consequências que as empresas precisam e atingem com as transações digitais. É possível estabelecer vínculos com outras companhias e optar por aquelas que se alinham mais com o seu objetivo de gestão;
  • Integridade da supply chain: com o blockchain, a supply chain pode ser controlada mais de perto pelas organizações. Se uma encomenda frágil corre o risco de quebrar, itens a mais são enviados caso algo aconteça, porém isso gera mais despesas. O blockchain consegue eliminar esse gasto extra, pois o sistema acompanha o envio e evita danos;
  • Otimização dos contratos: o blockchain possui a função de contratos inteligentes, que acompanha o desenrolar dos procedimentos e obrigações do mesmo. Se um dos acordantes não cumprir com as regras, o blockchain pode gerar uma multa. Sem a intervenção de terceiros, as organizações conseguem resolver as suas pendências.

A implementação do blockchain também pode ser desafiadora para as companhias, pois o software precisa estar de acordo com as demandas de cada uma, bem como compatíveis com:

  • Aspectos culturais, regulatórios e de Compliance;
  • Novas tecnologias e processos;
  • Desafios nas implementações e plataformas específicas;
  • Custos iniciais na criação dos softwares necessários para rodar a tecnologia blockchain, aquisição de equipamentos, integração com os sistemas legados e contratação de pessoas qualificadas;
  • Consumo de energia durante minerações e impactos ambientais em consequência do uso do recurso.

A implementação do blockchain nas organizações requer um desenvolvimento detalhado. Fonte: Google

Rebel

Esta é uma plataforma de empréstimos online equivalente a Lecca Crédito, Financiamento e Investimento S.A, autorizada pelo Banco Central. A proposta da empresa é mudar o sistema financeiro brasileiro e fazer com que as pessoas possam ter acesso a empréstimos de maneira inteligente, rápida e com confiabilidade.

Todo o procedimento para obter o empréstimo, bem como os pagamentos, são feitos online. Os clientes podem receber créditos de R$1.000 a R$25.000, com taxa de juros de 2,9% ao mês. Após o crédito ser aprovado, o dinheiro cai na conta do cliente em até 24 horas. Caso o empréstimo seja negado, é possível solicitá-lo novamente dentro de 45 dias.

Mais que isso, há uma forte segurança durante as operações da empresa. O site da Rebel possui criptografia, garantindo que não haja danos e nem que os dados dos clientes sejam expostos a hackers.

Gostou do artigo? Agora que você já sabe um pouco mais sobre o blockchain nas organizações, compartilhe com os seus amigos sobre o seu uso inovador e deixe nos comentários qualquer dúvida que possa ter.



Leia mais

Carreira
timer 8 min

Segurança de dados: 4 dicas fundamentais para o seu negócio

outubro de 2018
Carreira
timer 4 min

Inovação e empreendedorismo: saiba o que é e sua importância hoje

novembro de 2018
Carreira
timer 6 min

Saiba o que é e como ser um empreendedor individual

outubro de 2018