close

Saúde & Sucesso

Os 5 Ingredientes para uma rotina de Saúde & Sucesso

abril de 2020


timer
Tempo aproximado
de leitura:
4 min



Nesta semana do Dia Mundial da Saúde, trazemos uma série de posts pensados para impulsionar sua saúde física e mental. Fique ligado no que a Rebel preparou pra você!

Poucas coisas estressam tanto a nossa rotina quanto nossos problemas financeiros. Então nossa tendência natural é focar as energias em resolver esses problemas, sacrificando todo o resto. Inclusive a nossa saúde.

Mas, ao contrário do que muita gente pensa, uma vida próspera é muito mais do que só ter dinheiro no bolso.

A prosperidade é resultado de uma série de fatores e de como trabalhamos eles na rotina. Através da construção de hábitos saudáveis de vida, somos capazes de realizar nossas aspirações pessoais e profissionais tendo o dinheiro e o tempo como nossos aliados.

No post de hoje vamos apresentar os 5 ingredientes básicos para uma rotina mais saudável.

A receita é simples. Não vamos exigir que você compre produtos mirabolantes ou siga dicas impraticáveis. Não queremos tomar seu tempo com invencionices. O objetivo é justamente o contrário: fazer com que a vida próspera esteja sempre ao seu alcance.

Vamos lá?

Ingrediente 1: Autoconhecimento

Olhar para dentro é um hábito fundamental em qualquer rotina, mas se torna ainda mais imprescindível quando queremos planejar mudanças significativas na nossa vida.

Escrever um diário, gravar pensamentos, rabiscar sonhos e pesadelos são exercícios gratuitos de autoconhecimento, que você pode fazer em casa, sem nenhum conhecimento teórico e sem a necessidade de adquirir nenhum material que você já não tenha na sua casa.

Quando tiramos nossos pensamentos da cabeça e damos a eles alguma forma, seja ela qual for, ganhamos poder sobre eles. E, assim, somos capazes de agir para transformar nossos medos em motivação e nossas fraquezas em virtudes.

Se você estiver tímido ou receoso com o que pode descobrir se começar a olhar pra dentro, criamos um teste bem simples que te permite avaliar qual tipo de vida você leva atualmente.

Com o resultado em mãos, você pode seguir para o nosso post sobre os 3 tipos de vida para ter alguns insights sobre a sua atual situação. Quem sabe você não começa a mudar hoje alguns hábitos que estão travando seu sucesso?

Ingrediente 2: Organização na sua rotina

Muita gente negligencia a organização na rotina por achar que é perda de tempo. Mas quando você olha o caos que é a vida de uma pessoa bagunçada, entende imediatamente porque a organização é tão necessária para nossa saúde mental.

A desordem costuma acompanhar pessoas com carências profundas — financeiras, afetivas e psicológicas. Quando olhamos para um ambiente caótico, não sentimos inveja, mas repulsa. Não é o tipo de vida que nenhum de nós gostaria de ter.

Buscamos a harmonia porque ela nos faz bem. Quando nossa vida está organizada, reduzimos a quantidade de cortisol (o hormônio do estresse) circulando pelo nosso corpo. Ganhamos tempo para criar, para aprender novas habilidades e para realizar tarefas complexas.

Essa é a grande vantagem da organização: ela faz a gente ganhar tempo! E tempo é o ativo mais precioso que temos na vida.

Quando você coloca suas coisas em ordem, todos os objetivos que antes pareciam impossíveis vão aos poucos se tornando realidade. Alguns hábitos que antes você detestava começam até a ficar prazerosos, como a organização das finanças, os estudos, a alimentação…

Organização financeira: se precisar de uma grana pra sair de dívidas caras, chama a Rebel!

Ingrediente 3: Alimentação

Não há nada que impacte mais diretamente a nossa qualidade de vida do que a alimentação. Não tem mistério: as nossas células só funcionam bem quando comemos comida de verdade.

E o que é comida de verdade?

Aquela que é integral, natural, minimamente processada.

Açúcar refinado, farinhas, barrinhas de cereal — todos esses pacotinhos e latinhas são um perigo para sua saúde. Eles possuem substâncias que nosso organismo não tem condições de metabolizar na quantidade que costumam ser vendidas para nós.

Nada do que consumimos deve nos fazer mal. Então se você vive com azia, gases, problemas de pele, dores de cabeça, infecções ou doenças autoimunes, investigue seus hábitos alimentares e elimine tudo o que for ultraprocessado.

Quando consumimos comida de verdade, alimentamos nossa microbiota (as bactérias que vivem no nosso intestino) com a dieta adequada, fazendo o corpo absorver melhor os nutrientes que nossas células precisam. E assim viramos uma máquina supereficiente, dinâmica, à prova de doenças.

Quando você começar a sentir a diferença que uma boa alimentação faz na sua rotina, não vai querer nunca mais voltar atrás.

Ingrediente 4: Movimento

Nosso corpo é feito de centenas de articulações, milhares de músculos, e uma estrutura óssea projetada para aguentar todo tipo de impacto e tensão.

Mas a maior parte da população hoje usa muito pouco toda essa estrutura.

O problema é que se ficamos muito parados, a energia que temos à nossa disposição fica retida ao invés de circular pelo organismo. Com a energia represada, nossas células não têm o combustível que precisam para realizar suas atividades.

Por isso, procure uma atividade que você tenha prazer em realizar, que tenha a ver com sua personalidade e seus objetivos, e concentre seus esforços em dar continuidade à prática, mesmo que no início pareça difícil. Não foque nos resultados, foque em formar o hábito.

Malhar uma vez por mês durante cinco horas seguidas só vai desgastar suas articulações e forçar seus músculos para além dos limites. É muito melhor praticar 30 minutos de atividade 3 ou 4 vezes por semana do que concentrar tudo em uma sessão só.

Ter um pouco de paciência ao adotar uma nova atividade física é fundamental. Mas uma vez rompida a barreira, você não vai querer nunca mais ficar parado.

Ingrediente 5: Sono

Todo mundo sabe que ter uma boa noite de sono faz bem pra saúde. A sensação de acordar descansado de manhã é incomparável. Ninguém pode negar.

O problema é que o sono é a primeira coisa que as pessoas negligenciam quando estão ocupadas, correndo atrás dos seus objetivos.

Mas se quisermos ter uma rotina realmente produtiva, precisamos dar menos atenção ao tempo que passamos acordados e mais ao que passamos dormindo.

O sono tem a função de fazer a manutenção do nosso corpo. Como só podemos fazer a limpeza e consertar eventuais defeitos quando estamos parados, precisamos de algumas horas “desligados” para que os responsáveis pela defesa do nosso corpo e manutenção das nossas células sejam capazes de atuar e consertar os problemas.

Nosso corpo precisa descansar de 6 a 8 horas por noite, então calcule o horário que você precisa acordar e encontre sua hora de dormir ideal. Não negligencie nenhum minuto.

E aí? Vamos mudar essa rotina?

Viu como você não precisa de nenhuma invencionice pra começar a transformar seus hábitos agora mesmo? É só lembrar sempre desses cinco ingredientes: Autoconhecimento, organização, alimentação, movimento e sono.

Mentalize essas palavrinhas, aplique os conceitos na sua rotina e rapidamente você verá sua vida se tornar muito mais produtiva, saudável e próspera!

Gostou do conteúdo? Quer saber mais sobre Saúde & Sucesso? Siga a Rebel nas redes sociais ou baixe nosso aplicativo! Disponível gratuitamente na Google Play para Androids e App Store para iOS.

Instagram: @sejarebel

Facebook: sejarebel



Leia mais

Saúde & Sucesso
timer 4 min

Home office: 5 dicas para trabalhar em casa com saúde

maio de 2020
Saúde & Sucesso
timer 4 min

Ansiedade: como lidar com ela no dia a dia?

junho de 2020
Saúde & Sucesso
timer 4 min

Os 5 passos para não ficar doente e não ter dívidas

julho de 2020