close

Saúde & Sucesso

Os 5 passos para não ficar doente e não ter dívidas

julho de 2020


create
Escrito por: Fabi Sabatini

timer
Tempo aproximado
de leitura:
4 min



Esse título parece exagerado, né? O que ficar doente tem a ver com dívidas?

Nós te respondemos: absolutamente TUDO. Inúmeros estudos apontam que assuntos financeiros são a maior causa de estresse da população. E dá pra imaginar por que, né?

E, apesar de quererem “muito dinheiro no bolso e saúde pra dar e vender”, o que a maioria das pessoas não sabe é que, pra resolver esse combo da pesada – saúde e grana –, as atitudes que tomamos seguem a mesma lógica e estão baseadas em 5 pilares.

Quer ver só? Nossa parceira e especialista em vida saudável Fabi Sabatini explica. Confira!

Ser saudável anda de mãos dadas com não ter dívidas

Todo mundo quer ser saudável física e mentalmente, mas não consegue.

E, para a surpresa de ninguém, na grande maioria das vezes, as pessoas que têm esse objetivo também não conseguem ter estabilidade financeira pelos mesmos motivos que não conseguem ter saúde.

É bem fácil entender o porquê. Normalmente, as principais razões que fazem você sabotar a saúde do seu corpo são muito similares às que fazem você prejudicar o seu próprio bolso.

E qual a solução pra isso? Conhecer os 5 pilares que são a fundação de uma vida com saúde e sucesso. E por sucesso não digo necessariamente ser rico, mas sim não ter dívidas, lidar com os gastos sem muito sufoco e alcançar o que você considera ser bem-sucedido.

Vamos lá?

1. Se conhecer é a principal (p)arte

Cada pessoa é uma pessoa diferente, com suas próprias particularidades, assim, o que funciona para um não funciona para outro (e vice-versa). Da mesma maneira que é importante conhecer seus hábitos alimentares para alcançar uma vida saudável corrigindo aquilo que está errado, você tem que fazer o mesmo com seus gastos e sua vida financeira.

Pare um segundo, respire, coloque no papel tudo em que você vem colocando o seu dinheiro. Após isso, entenda o que é realmente necessário (e não digo apenas para sobrevivência, já que lazer é importante) e o que é supérfluo.

Entenda seu comportamento de consumo, saiba onde você está ($$$) e onde quer chegar ($$$). A partir disso, trace um plano e estabeleça metas, mas se lembre de uma coisa: saúde não é gasto, é investimento! Não se economiza com isso.

Fez esse balanço e percebeu que precisa de uma ajuda financeira URGENTE? Simule um crédito!

2. Rotina organizada = ganho de energia e de $

Depois de se conhecer, estabelecer uma meta e entender quais são os acertos e os erros, você precisa se organizar. Para ter uma vida saudável, é essencial estabelecer uma rotina de preparo, alimentação correta e de exercícios físicos. E para uma vida financeira sem dívidas e estável, surpresa: a rotina também é vital!

Depois de organizar receitas, despesas e entender o que é necessário fazer para chegar à sua meta, é preciso garantir que, dia após dia, você foque seus gastos naquilo que listou como prioritário sem cair nas tentações causadas pela ansiedade e aflição.

Veja as dicas da Fabi para lidar com a ansiedade

Tendemos a perder mais dinheiro que o habitual para tentar suprir aquilo que não temos de satisfação no dia a dia. É aquela história: não adianta economizar/comer bem durante a semana e gastar um monte/enfiar o pé na jaca no fim de semana. Equilíbrio é a chave.

Com uma rotina organizada e equilibrada, você rende mais no seu dia para ter mais renda! Ganha disposição para transformá-la em dinheiro no bolso!

Nosso app pode ajudá-lo com essa etapa! Baixe grátis na Google Play ou Apple Store!

3. Nutra seu corpo e seu bolso

Se na busca da vida saudável, a alimentação é a base de tudo, na organização financeira também.

Quando você seleciona aquilo que vai comer, precisa olhar com cuidado, não escolher as opções mais fáceis e procurar sempre o que vai trazer os macronutrientes para o seu corpo ter energia para gastar. É uma atenção que você dedica todos os dias para isso.

Na sua vida financeira, isso não muda. É preciso construir no dia a dia a receita que trará os frutos que você deseja, fazendo as opções mais alinhadas com o que você já descobriu lá no pilar 1 (entendeu a importância de começar por ele?).

Quando já tiver um dinheirinho, reflita: poupança e título de capitalização podem parecer fáceis, como um hambúrger da sua rede de fast-food preferida, mas eles trarão aquilo que você busca a longo prazo? Obviamente que não.

Por isso, busque o seu alimento financeiro mais trabalhado, não tão prático quanto os outros, mas que com certeza fará que seu futuro seja bem mais próspero.

4. Descanse e reavalie o que você faz

Talvez o maior aliado da sua saúde é uma boa noite de sono. Descansar o corpo e a mente faz com que o metabolismo respire e se prepare para voltar a atuar com força total no dia seguinte.

Isso também tem que acontecer com seus planos financeiros. Descansando os pensamentos, você pode reavaliar tudo aquilo que vem fazendo e ter ideias para melhorar os resultados atuais ou, até mesmo, traçar uma nova rota!

Os objetivos mudam também, por isso é preciso revisá-los de tempos em tempos. Mudanças são a única constante das nossas vidas. Se abra a traçar novas estratégias!

Faça essa revisão constantemente, insira-a na sua rotina. Reavalie seus gastos e onde está investindo sua energia. Não adianta olhar para o extrato no final do mês, depois que o estrago foi feito.

5. Nunca ache que tudo funciona sempre. Se movimente!

Assim como o corpo precisa ser movimentado e uma engrenagem parada, enferruja, você também precisa se mexer!

Depois de estabelecida a nova rota, coloque-se em movimento, busque novas fontes de renda e tenha disciplina e constância!

Estar 100% ciente do que você quer, traçar as metas, organizar a rotina e ficar sentado no sofá não vão adiantar! Coloque seus novos planos em prática, mesmo que tenha que reavaliá-los depois: é o processo natural da evolução!

E você? Que hábitos da sua rotina financeira você planeja colocar na sua busca pela vida saudável? E o contrário? Conta para a gente nos comentários! Conhecimento compartilhado é conhecimento ampliado.



Leia mais

Saúde & Sucesso
timer 4 min

Ansiedade: como lidar com ela no dia a dia?

junho de 2020
Saúde & Sucesso
timer 4 min

Os 5 passos para não ficar doente e não ter dívidas

julho de 2020
Saúde & Sucesso
timer 2 min

Existem 3 tipos de vida. Qual a sua?

dezembro de 2019