close

Grana

Pagar IPTU à vista ou parcelado: qual a opção mais vantajosa?

março de 2018


timer
Tempo aproximado
de leitura:
5 min



O início de ano costuma ser bastante conturbado para muitos brasileiros. Tudo por conta dos impostos, como o IPTU, que devem ser pagos logo em janeiro. A falta de planejamento atrapalha muitos consumidores e eles acabam com dúvidas e, muitas vezes, com dívidas, por não saberem o que pagar primeiro e como pagar.

Uma das principais dúvidas é se o IPTU deve ser pago à vista ou parcelado, até porque, junto com essa cobrança, somam-se outros compromissos, como o IPVA, matrícula, material escolar e despesas em geral.

No fim, a maioria dos consumidores se baseia em suas próprias opiniões para fazer os pagamentos, o que nem sempre representa a melhor saída. A boa notícia é que, a partir de agora, você poderá aprender como tomar uma decisão como base na sua real situação financeira. Veja a seguir.

O que levar em conta na hora de definir a forma de pagamento?

O primeiro passo a ser avaliado para saber se você deve pagar o IPTU à vista ou parcelado é se há um bom desconto para o pagamento do valor integral desse imposto.

O primeiro fator a ser considerado é se o pagamento à vista oferece um desconto. Com um desconto mínimo de 3%, por exemplo, o custo total do pagamento do IPVA à vista sairá bem mais barato do que o pagamento parcelado, onde incidem os juros aplicados pelo governo.

Outro ponto a ser destacado é o número de parcelas. Isso mesmo! Veja quantas parcelas devem ser pagas para a quitação do IPTU e confira se há alguma possibilidade de pagar uma parte à vista e parcelar o valor restante. Se sim, nesse caso, os juros diminuem e pesam bem menos no custo total do imposto. Para saber qual é a melhor opção, basta calcular os valores.

O terceiro e último ponto que merece ser avaliado antes da tomada de decisão é analisar o valor das taxas de juros do parcelamento. O valor desse percentual deve ser calculado antes de você escolher a melhor opção. A incidência de juros pelo governo acontece quando você decide parcelar uma conta que pode ser paga à vista. Sempre que isso acontece, juros são cobrados em cada parcela, o que costuma pesar bastante o CET (Custo Efetivo Total) da operação.

Quando pagar o IPTU à vista?

O pagamento do IPTU à vista ou parcelado depende não só de uma decisão, mas do seu comportamento financeiro.

Para tomar a melhor decisão para o seu bolso, é preciso avaliar o seu comportamento financeiro recente. Primeiro, note se você tem se preparado para essa despesa e se juntou dinheiro ao longo do ano anterior para pagá-la com tranquilidade. Se você já tem o valor em mãos, então é melhor pagar o IPTU à vista e aproveitar os descontos que são oferecidos. Os descontos variam de estado para estado e, geralmente, ficam entre 3% e 8% do valor total, o que é vantajoso, principalmente se for um valor alto.

A segunda situação é avaliar quando se tem dinheiro aplicado em algum investimento, como o Tesouro Direto, por exemplo. No mercado brasileiro não existe nenhum investimento de risco baixo que renda mais do que os descontos oferecidos pelos órgãos estaduais e, por isso, nesse caso, resgatar o valor investido e pagar o IPTU à vista é uma boa decisão.

Quem aposta no crédito pessoal para pagar o imposto à vista deve considerar alguns fatores. É preciso conferir se os juros cobrados pelo seu banco serão menores do que os cobrados pelo governo, no caso do pagamento parcelado do IPTU.

A orientação é que você faça os cálculos e tenha uma noção do custo total do empréstimo. Veja o que é mais vantajoso na ocasião, mas, preste atenção, porque só vale a pena pegar empréstimo se as taxas de juros forem pequenas. Caso o custo final seja muito alto, a sugestão é não pegar, já que você acabará por contrair uma dívida maior do que se for pagar o IPTU parcelado.

Quando o pagamento do IPTU deve ser parcelado?

Se você não se programou para essa cobrança, parcelar é a opção, para que você não deixe de cumprir com essa e outras obrigações do começo do ano.

Como já mostrado aqui, primeiro você deve avaliar como anda o seu comportamento financeiro, antes de tomar essa decisão. Caso você não tenha se programado para o pagamento desse imposto no começo do ano, veja se é possível fazer cortes no seu orçamento para realizar o pagamento à vista e ganhar o desconto. Se não for possível, a saída é optar pelo pagamento parcelado, apesar dos juros.

Nesse caso, confira os valores das parcelas e veja se elas cabem no orçamento dos meses seguintes, sem prejudicar seu planejamento. Se ainda assim for difícil pagar as parcelas, você terá que buscar cortar pelo menos algum item do seu orçamento e terá que se programar para ser assim por mais alguns meses.

A orientação é que você, a partir de agora, comece a fazer um planejamento financeiro para o pagamento do IPTU. Para isso, crie a meta de pagar o IPTU de 2019 à vista para usufruir não só do desconto, mas da tranquilidade de não precisar cortar nada em seu orçamento para honrar com esse compromisso.

O ideal é que você tenha um valor médio do IPTU e se proponha a guardar mês a mês um valor X para conseguir ter o dinheiro para o pagamento à vista. Uma boa dica é aplicar os valores poupados em um investimento de baixo risco, o que ajuda a aumentar o montante e a cobrir um possível aumento no valor do imposto.

Agora que você já sabe quando deve pagar o IPTU à prazo ou à vista, que tal dar sua opinião sobre esse artigo? E se ficou alguma dúvida, comente! Sua participação é muito importante para nós.



Leia mais

Grana
timer 4 min

Empréstimo consignado: vantagens e desvantagens

agosto de 2017
Grana
timer 8 min

Rendimento de poupança: breve histórico e como calcular o seu retorno

janeiro de 2018
Grana
timer 4 min

Entenda como funciona, na prática, o limite do cartão de crédito

março de 2018