close

Macrobytes

Por que a inflação é importante?

setembro de 2020


create
Escrito por: Raphael Zagury

timer
Tempo aproximado
de leitura:
2 min



Recentemente o FED (Federal Reserve), banco central americano, divulgou suas expectativas de inflação. Em resumo, divulgaram que 2% é o número mágico, mas que a inflação pode até ser um pouco maior em alguns momentos.

Já parou para pensar por que qualquer inflação, seja ela de 1%, 2% ou 10%, é definida como um objetivo? Como consumidor, será que não é melhor que preços sejam sempre menores?

Bom, vamos primeiro nos colocar no lugar dos bancos centrais.

Por que os bancos centrais gostam de inflação?

Primeiro porque, na visão deles, preços caindo mês após mês levaria os consumidores a comprarem menos. Por que alguém compraria uma geladeira nova este mês se soubesse que o preço seria menor no próximo mês?

O segundo motivo é que a inflação faz com que o pagamento de dívida seja mais barato ao longo do tempo.

Imagina que você pega um empréstimo de R$ 10.000 para pagar em 10 anos. Nesse período, a inflação acelera e os R$ 10.000 passam a ter um poder de compra bem menor. Ou seja: fica muito mais fácil pagar. Logo, para economias SUPER endividadas, deflação pode criar uma cascata de atrasos em pagamentos.

Um terceiro ponto é que inflação dá mais flexibilidade para empresas, pois salários são menos “elásticos” do que preços de produtos. Na prática, os preços de venda de produtos sobem muito mais facilmente do que ajustes de salários.

O Japão, por exemplo, errou a mão e está há décadas tentando aumentar inflação. Já o Brasil errou a mão pelo outro lado e lutou nos anos 80 e 90 para controlar a inflação.


Nosso CEO Rafael Pereira conta uma história da sua infância em que fica emblemática a questão da inflação:

Vale refletir se esses argumentos são positivos ou negativos para o governo, para os consumidores e para as empresas. Não é nada óbvio e sua opinião varia muito se você é um poupador ou não.



Leia mais