close

Nosso jeito

Qual é a relação entre crédito e confiança?

março de 2021


create
Escrito por: Lai Santiago

timer
Tempo aproximado
de leitura:
2 min



Imagine que você está fazendo uma caminhada nas redondezas de sua casa e, de repente, uma pessoa te interrompe. Ela parece ser alguém comum, poderia ser qualquer amigo seu, mas você não a conhece e tampouco confia.

Com menos de 15 minutos de papo, ela vira para você e diz: “estou precisando muito de um dinheiro para resolver algumas contas atrasadas, você poderia me emprestar R$4.000,00?”

Qual seria a sua reação? Eu posso apostar que a sua resposta seria um grande e redondo NÃO! E com razão, certo? Mesmo que ela encontrasse justificativas, comentasse que no bairro em que ela mora todos a conhecem e confiam nela, para você, ela não passa de uma desconhecida.

Mas você não sabe do histórico dessa pessoa, não faz ideia se ela conseguirá cumprir o combinado e pagar de volta. Com certeza, seria um acordo que envolveria muitos riscos para você.

A situação não é tão diferente quando se pede dinheiro emprestado a uma instituição financeira. Ela não vai simplesmente ir com a sua cara e dizer “sim”, só porque vocês tiveram um papo bacana. Existe uma relação de crédito e confiança por trás de tudo.

Ao pedir empréstimo, é feita uma análise de crédito, que avalia a sua condição de cumprir o acordo.

Os fatores que influenciam na hora da avaliação são:

  • dados cadastrais;
  • restrições cadastrais;
  • renda;
  • contas em atraso;
  • uso e limite do cheque especial;
  • uso e limite do rotativo do cartão de crédito;
  • empréstimos e financiamentos.

Crédito e confiança

Todo o seu comportamento financeiro é levado em consideração. E esse é segundo motivo pelo qual você precisa cuidar da sua relação com o dinheiro (o primeiro, claro, é realizar seus sonhos e ter uma vida tranquila).

E, sim, a gente tende a pensar que a única coisa que realmente impacta nossas finanças é a negativação, enquanto atrasar uma conta, tudo bem. Soa quase inofensivo. Mas saiba que todo o seu histórico fica registrado e um simples atraso pode prejudicar você na hora de recorrer à ajuda financeira.

Também existem momentos em que você pode passar por perrengues com dinheiro e isso faz parte, não precisa se desesperar!

Mas quero que você avalie de maneira crítica o que está fazendo com o seu orçamento nessas situações. Será que os esforços necessários para economizar e enfrentar a crise estão sendo feitos? Empréstimos, financiamentos e até mesmo contas de luz e telefone são contratos SEUS com outras empresas e pessoas.

Acima de tudo, honrar com o combinado reflete um compromisso com seu próprio crescimento financeiro.



Leia mais

Nosso jeito
timer 3 min

Rebel Score: entender suas finanças está bem mais fácil agora!

outubro de 2017
Nosso jeito
timer 5 min

REBEL: uma das “100 Startups to Watch” (de novo!!) e o que você tem a ver com isso

maio de 2019
Nosso jeito
timer 3 min

REBEL, a Rebelde: Por que pedimos sua senha do banco e outras dúvidas

setembro de 2019