close

Grana

Qual a melhor forma de financiar um veículo?

fevereiro de 2019


timer
Tempo aproximado
de leitura:
7 min



Adquirir um carro ou moto é o sonho de muitas pessoas, apesar disso nem todos conseguem comprar à vista e, portanto, buscam por alternativas, como o financiamento. A dúvida que fica é qual a melhor forma de financiar um veículo? Será um empréstimo? Ou o próprio financiamento, que é mais conhecido?

Se você está pensando em comprar um automóvel, mas vai precisar de uma ajuda extra para conseguir pagar as parcelas, o ideal é conhecer as formas de financiamento de veículos que existem no mercado.

Existem várias formas de financiar um carro e você pode encontrar aquela que lhe oferece mais benefícios.

Entenda cada uma delas e descubra qual seria a melhor para você:

Financiamento

O financiamento é uma das modalidades mais utilizadas na hora de fazer a compra de um veículo.

O que é financiamento?

Financiamento é quando a instituição financeira paga o valor total da sua compra e você passa a ter a dívida junto a ela e não com a concessionária de veículos. É uma das formas mais caras, mas também mais procuradas pelas pessoas.

Você tem a opção de financiar o valor total ou dar uma entrada e financiar o restante. A quantidade de parcelas e prazos variam e na maioria dos casos os bancos buscam fornecer a opção que fique mais leve para o seu orçamento.

Nessa modalidade você já leva o carro para casa na hora, sem ser necessário pagamento de entrada ou da primeira parcela do financiamento. Exatamente porque o banco já quitou essa dívida junto à concessionária e a partir de agora você pagará esse “empréstimo” que a instituição financeira lhe fez.

É ideal para quem precisa ter o carro em mãos mais rapidamente e tem uma boa organização financeira.

Como funciona?

O banco indiretamente faz o pagamento total do valor do veículo a concessionária. Você assume com a instituição financeira uma dívida que pode ser parcelada em até 60 vezes (5 anos).

Se você mantém um bom relacionamento com alguma instituição financeira, provavelmente já tem esse tipo de financiamento pré-aprovado. Caso contrário, algumas concessionárias oferecem o serviço através do banco com o qual trabalham. É uma opção interessante, com juros mais baixos e a recompra já inclusa no contrato.

Resumidamente é possível dizer que o financiamento funciona da seguinte maneira:

  • Solicitação de financiamento junto ao banco;
  • Liberação do valor;
  • Compra e retirada do veículo na hora;
  • Pagamento da dívida junto ao banco;

Apesar de ser mais cara é a melhor forma de financiar um veículo para quem precisa do carro imediatamente, quer tê-lo em seu nome e tem interesse em continuar com o automóvel por bastante tempo (no caso, não está pensando em trocar por outro tão rapidamente).

Consórcio

No consórcio não há pagamento de juros, mas é preciso esperar para levar o veículo.

O que é consórcio

Consórcio é ótimo para quem deseja economizar. Suas taxas são bastante atrativas e a grande diferença é que você não pode levar o carro na hora, apenas quando for sorteado. Todos os meses você vai pagar as prestações do consórcio e pode ser sorteado.

É uma opção para quem não tem pressa de ter o veículo em mãos. Você vai pagando as parcelas e pode dar lances, caso já tenha juntado todo o valor necessário. No sorteio é questão de sorte enquanto que nos lances, quem der o lance mais alto sai vencedor.

Quem não tem pressa sabe que poderá ser contemplado a qualquer momento, do primeiro ao último mês de pagamento do consórcio. Mas se você já juntou determinada quantia de dinheiro e quer ter logo seu carro, dê um lance mais alto, o que aumenta suas chances de ser sorteado.

Como funciona? 

Você deverá buscar uma administradora de consórcio e será parte de um grupo, junto com outras pessoas que optaram por essa forma de financiar um veículo. O valor estará dentro de uma quantia x, equivalente ao modelo de automóvel que você deseja adquirir.

A partir daí você começa a realizar os pagamentos das parcelas do consórcio e participa dos sorteios, para ganhar a carta de consórcio. Enquanto isso não acontece você pode acelerar o processo ao dar lances com valores mais altos. Quem oferecer o maior valor – dentro do grupo que você participa – será o vencedor.

Os contratos podem ser de até 84 meses e as parcelas são pagas através de boletos. As prestações também sofrem alterações, caso o veículo em que você tinha interesse aumente ou diminua de preço.

Resumidamente o consórcio funciona da seguinte maneira:

  • Contrato com administradora de consórcios;
  • Pagamento das parcelas;
  • Participação nos sorteios mensais (se sorteado leva a carta de consórcio);
  • Lances (para aumentar suas chances de conseguir a carta de consórcio mais rapidamente);
  • Retirada do veículo por término das parcelas, sorteio ou lance.

É a melhor forma de financiar um veículo para quem não tem interesse ou precisa do automóvel imediatamente.

Leasing

O Leasing é visto pelas empresas como a melhor forma de financiar um veículo.

O que é leasing?

O leasing é uma espécie de aluguel do carro. As parcelas pagas são mais baixas, mas assim que terminam é preciso quitar o valor junto ao banco. É uma opção bastante interessante para quem não tem interesse em ficar com o carro por muito tempo, busca por juros e parcelas mais baixas e quer ter o veículo em mãos rapidamente.

Os juros são bem mais baixos quando comparado ao financiamento, mas o veículo não é seu e fica no nome do banco em que foi feito o leasing. Você pode dirigir à vontade o carro, porém se ficar inadimplente em alguma parcela é mais fácil para a instituição financeira tomar o bem de volta.

As parcelas também não são altas e quando terminam você tem a opção de ficar com o veículo e “comprá-lo” do banco ou “vendê-lo” para a instituição financeira.

Vale comentar que o leasing não tem cobrança de IOF, o que pode torná-lo uma alternativa mais atrativa.

Como funciona?

Para usar o leasing como forma de financiamento de um veículo você deve buscar uma instituição financeira com a qual já mantinha um relacionamento e solicitar o serviço. Nesse momento serão acordadas parcelas e o prazo final para que você decida se vai ficar com o veículo ou deixá-lo com o banco.

Terminadas as parcelas você paga um pequeno valor e então o carro é seu. Se não tem interesse em continuar com o automóvel, você o “vende” para a instituição financeira.

Resumidamente, o leasing funciona da seguinte forma:

  • Contrato com a instituição financeira;
  • Retirada do veículo;
  • Pagamento das parcelas (automóvel no nome do banco);
  • Compra do veículo e passagem para seu nome;
  • Ou venda do carro para o banco.

As empresas são quem mais se utilizam do leasing, já que não têm interesse em permanecer com um mesmo veículo por muito tempo. Pode ser vista como a melhor forma de financiar um veículo por quem tem um orçamento mais restrito, precisando de parcelas mais baixas e pretende decidir no futuro se quer ou não continuar com o automóvel.

Empréstimo pessoal

 

O empréstimo pessoal é feito por bancos ou financeiras com menos condições para os clientes.

O que é empréstimo pessoal?

O empréstimo pessoal, conhecido também como crédito pessoal, é uma modalidade de financiamento fornecida por bancos, financeiras e fintechs. Você é submetido a uma análise de crédito, com o intuito de verificar se terá condições de pagar o empréstimo e se aprovado o valor é transferido para sua conta.

O que você irá fazer com esse dinheiro fica a seu critério e por isso pode ser visto como uma boa opção para a compra de um carro. A taxa de juros pode ser mais alta quando comparada a outros tipos de financiamento, mas em muitos casos se torna a melhor opção por ter menos exigências ao cliente. Ou seja, a aprovação do crédito pode ser mais rápida.

Como funciona?

Para conseguir o empréstimo pessoal você deverá procurar por um banco, fintech ou financeira e solicitar esse tipo de crédito. A forma de pagamento irá variar de acordo com a empresa que você escolher.

Em seguida você faz a solicitação e passa por uma análise de crédito, com o intuito de verificar se seu nome não está negativado e como está sua saúde financeira. Essa análise é feita com uma consulta ao seu CPF em órgãos de proteção ao crédito, como Serasa e SPC.

Algumas empresas não fornecem empréstimos para negativados, por isso essa consulta é realizada. Se você estiver dentro das condições impostas pelo banco, fintech ou financeira o dinheiro é repassado para sua conta corrente e você poderá comprar seu carro.

Resumidamente, o empréstimo pessoal funciona da seguinte forma:

  • Busca por banco, financeira ou fintech;
  • Análise de crédito por parte da empresa;
  • Aprovação do empréstimo;
  • Compra do carro com pagamento à vista;
  • Pagamento parcelado do empréstimo junto a instituição financeira.

Pode ser vista como a melhor opção de financiar um veículo para pessoas que estão com dificuldades em conseguir os outros tipos de financiamento. Sem contar que não terão dívidas em relação ao carro, apenas o pagamento do empréstimo.

Descobrir a melhor opção de financiar um veículo varia muito a partir do que você pode ou precisa naquele momento. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a acompanhar as novidades do blog! E aproveita para nos contar a sua experiência. Deixe seu comentário e compartilhe este artigo em suas redes sociais.



Leia mais

Grana
timer 8 min

Empréstimo ou financiamento: qual a diferença? E a melhor escolha?

janeiro de 2018
Grana
timer 4 min

Como funciona o cadastro positivo e por que você deve ter um?

fevereiro de 2018
Grana
timer 3 min

O que são juros e quais os principais tipos praticados no mercado financeiro?

março de 2018